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ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA PROPOSTA HÍBRIDA PARA TURMAS MULTINÍVEIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

por Karine Soares de Souza Silva publicado 18/11/2021 08h50, última modificação 20/01/2022 11h29

Dr. Thiago Soares de Oliveira

  • Autor:

    Karine Soares de Souza Silva

As aulas de Língua Inglesa no Ensino Médio da maioria das escolas públicas brasileiras, incluindo as da EPT, têm enfatizado o ensino monótono de regras gramaticais e as técnicas de leitura devido às turmas multiníveis de conhecimento da língua, excesso de alunos e poucas horas-aulas dedicadas a essa disciplina. Tal contexto incentivou a busca por uma proposta metodológica que contemplasse as premissas da aprendizagem híbrida e colaborativa no intuito de oportunizar aos alunos o desenvolvimento das múltiplas habilidades (produção oral e escrita e compreensão auditiva e leitora) por meio de uma pesquisa-ação aplicada a uma turma do 2º ano do curso Técnico em Eletrônica Integrado do IFFluminense campus Campos Guarus. Ademais, objetivou-se desmistificar o imaginário coletivo brasileiro de que não se ensina a Língua Inglesa de forma adequada nas escolas públicas através do desenvolvimento de um produto educacional que ofereça aos professores de Língua Inglesa que atuam na EPT caminhos para o uso desse idioma em práticas sociais contextualizadas para uma formação humana integral. Ao final da pesquisa, percebeu-se que as dificuldades existentes não podem ser justificativa para um ensino de LI ineficiente e que é possível se aprender inglês de forma qualitativa no ensino regular com propostas atrativas e coerentes com a realidade vivenciada em muitas escolas públicas brasileiras.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Ensino de Língua Inglesa. Aprendizagem colaborativa. Ensino híbrido

The English language classes in high school in most Brazilian public schools, including those at EPT, have emphasized the monotonous teaching of grammar rules and reading techniques due to multilevel classes of language knowledge, excess of students and few class hours dedicated to that discipline. This context encouraged the search for a methodological proposal that contemplated the premises of hybrid and collaborative learning in order to provide opportunities for students to develop multiple skills (oral and written production, listening and reading comprehension) through an action-research applied to a 2nd year class of the Integrated Electronics Technician course at IFFluminense Campos Guarus campus. Furthermore, the objective was to demystify the Brazilian collective imagination that the English language is not taught properly in public schools by developing an educational product that offers English Language teachers working at EPT ways for the use of this language in contextualized social practices for an integral human formation. At the end of the research, it was realized that the existing difficulties cannot be a justification for inefficient EL teaching and that it is possible to learn English qualitatively in regular education with attractive proposals that are coherent with the reality experienced in many Brazilian public schools.
Keywords: Professional and Technological Education. English Language Teaching. Collaborative learning. Hybrid teaching

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