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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E LINGUÍSTICA TEXTUAL: uma proposta de sequência didática para curso do Ensino Médio Integrado

por Ana Paula Fernandes Klem publicado 18/11/2022 17h23, última modificação 18/11/2022 17h23

Dr. Thiago Soares de Oliveira

 

  • Autor: Ana Paula Fernandes Klem

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil é marcada por uma relação de dualidade entre
as disciplinas da área técnica e as propedêuticas. Assim como se observa a preocupação em oferecer
uma formação técnica de qualidade de modo a preparar o estudante para a inserção no mercado de
trabalho, verifica-se também a importância de se pensar em um projeto de ensino que supere a lógica
dicotômica de formação manual x formação intelectual. Espera-se, então, que a EPT seja capaz de
preparar o indivíduo para atuar criticamente na sociedade em que vive. Dessa forma, buscou-se, neste
trabalho, como objetivo principal, investigar como a leitura e a interpretação de um conto que aborda
a temática do mundo do trabalho pode funcionar como um recurso didático-pedagógico no processo
de ensino-aprendizagem que estimule a análise crítica da realidade e permita o estudo da coesão e da
coerência textuais para a disciplina de Língua Portuguesa no Curso Técnico Integrado ao Ensino
Médio em Meio Ambiente, no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus. Para isso, foram
adotadas, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a
pesquisa-ação. Além disso, objetivou-se a aplicação de uma sequência didática (SD), que foi aplicada
em quatro aulas expositivas e dialogadas, com duração de 1 hora, por meio da plataforma Google Meet,
com o intuito de trabalhar as conjunções coordenativas, subordinativas, a leitura com a análise de um
conto, o debate sobre o mundo do trabalho e a redação dissertativo-argumentativa. Com a análise dos
textos produzidos, pôde-se verificar que os estudantes apresentaram aprendizagem satisfatória do
conteúdo, visto que se constatou o uso de conjunções em todas as redações analisadas. Em alguns
casos, todavia, foi possível constatar que houve pouca diversidade na escolha das conjunções de alguns
grupos semânticos, sugerindo uma dificuldade em utilizar elementos coesivos que pertencessem ao
mesmo grupo semântico de forma diversificada. De um modo geral, foi possível observar que a SD
aplicada pode despertar o interesse dos estudantes para os conteúdos trabalhados e contribuir para a
análise crítica da realidade a fim de estimular a participação dos estudantes nos âmbitos do trabalho e
da cidadania.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica.
Linguística Textual. Currículo Integrado.
Sequênc
ia Didática. Coesão Sequencial.

Professional and Technological Education (PTE) in Brazil is marked by a relationship of duality among
the subjects of the technical area and the propaedeutics. As well as the concern to offer a quality

technical education in order to prepare the student fo
r insertion in the labor market, it is also verified
the importance of thinking on a teaching project that overcomes the dichotomous logic of manual

education x intellectual education. It is expected, then, that the PTE will be able to prepare the

individu
al to act critically in the society in which s/he lives. Thus, this paper aimed to investigate how
the reading and interpretation of a short story that addresses the theme of the world of work can work

as a didactic
-pedagogical resource in the teaching-learning process that stimulates the critical analysis
of reality and allows the study of textual cohesion and coherence for the subject of Portuguese

Language in the Technical Course Integrated to High School in Environment, at the Fluminense

Campus
Campos Guarus Federal Institute. For this, bibliographic research, documentary research and
action
research were adopted as methodological procedures. In addition, the objective was to apply a
didactic sequence (DS), which was applied in four exhibition and dialog
ued classes, lasting 1 hour,
through the Google Meet platform, in order to work on the coordination and subordinative

conjunctions, reading with the analysis of a short story, the debate on the world of work and the

dissertation
-argumentative writing. With the analysis of the texts produced, it was possible to verify
that the students presented satisfactory learning of the content, since the use of conjunctions was

verified in all the essays analyzed. In some cases, however, it was possible to observe that
there was
little diversity in the choice of conjunctions of some semantic groups, suggesting a difficulty in using

cohesive elements that belonged to the same semantic group in a diversified way. In general, it was

possible to observe that the applied DS c
an arouse the interest of students in the contents worked and
contribute to the critical analysis of reality in order to stimulate the participation of students in the

areas of work and citizenship.

Keywords: Professional and Technological Education.
Textual Linguistics. Integrated Curriculum.
Didactic Sequence.
Sequencial Cohesion

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