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Construção das representações oriundas das relações institucionais: transição entre ensino fundamental II e ensino médio como estratégia de permanência

por Cláudio Adão Moraes Andrade publicado 15/12/2020 17h16, última modificação 15/12/2020 17h16

Marcos Antônio Cruz Moreira

Esta pesquisa aplicada é um estudo de caso que mobilizou análise bibliográfica, observação participante e a pesquisa ação com a finalidade de compreender os sentidos e representações atribuídos individual e colet ivamente à Escola/Educação. E por meio desta compreensão, apresentar um Produto Educacional para preencher a lacuna na passagem do 9° ano para o Ensino Médio, criando um processo de transição entre as duas etapas. Para alcançar o objetivo proposto o trabalho foi realizado com os alunos e com servidores da educação do Instituto Feder al Fluminense Campus Avançado São João da B arra, com alunos do 9° ano, pais/responsáveis da Escola Municipal João
Flávio Batista, Cajueiro/SJ B , além de estudantes egressos da Escola Municipal João Flávio Batista que evadiram do Instituo Federal. Mesmo considerando a evasão, o olhar investigativo se orientou epistemologicamente pelo paradigma da permanência, pois como os autores demonstram, cada foco gera subjetividades diferentes A pesquisa comprovou que a maioria dos estudantes escolhe um curso de Ensino Médio sem saber exatamente quais seriam as opções disponíveis e as diferenças entre elas. Fenômeno que afeta diretamente a díade evasão/permanência. O estudante que escolhe um curso de Ensino Médio sem as informações mínimas, corre o risco de não se identificar com a sua escolha. F ato que pode estimular e vasão, mudança de curso demandando mais tempo/recursos,
bem como produzir a experiência de uma permanência destituída de sentido , levando o discente ao
não desenvolvimento do máximo possível de suas potencialidades.
Palavras chave : Lacuna. Identificação. Transição . Ensino Médio

This applied research is a case study that mobilized bibliographic analysis, participant observation
and action research in order to understand the senses and representations individually and
collective ly to School / Education. And through understanding, present an Educational Product to
fill a gap in the transition from 9th grade to high school, creating a transition process between the
two stages. In order to achieve the proposed objective, the work wa s carried out with the students
and with the civil servants of the Federal Fluminense Institute Advanced Campus of São João da
Barra, with 9th grade students, parents / guardians of the João Flávio Batista Municipal School,
Cajueiro / SJB, in addition to s tudents from the João Flávio Batista Municipal School who escaped
from the Federal Institution. Even considering evasion, the investigative look is guided
epistemologically by the permanence paradigm, because as the authors demonstrate, each focus
generate s different subjectivities. Research has shown that most students choose a high school
course without knowing exactly what options are available and how they differ. Phenomenon that
directly affects the evasion / permanence dyad. The student who chooses a high school course
without the minimum information, runs the risk of not identifying himself with his choice. Fact that
can stimulate dropout, change of course, demanding more time / resources, as well as producing the
experience of a meaningless permanenc e, leading the student to the development not to the
maximum of their potential.
Keywords Gap. Identification. Transition. High school

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