Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Dissertações > APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COM TDIC NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO PRIMEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COM TDIC NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO PRIMEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

por SABRINA BASTOS SOARES VIANA publicado 20/01/2021 16h28, última modificação 20/01/2021 16h28

Breno Fabrício Terra Azevedo

No século XXI o desenvolvimento tecnológico está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. No entanto, as escolas em sua maioria permanecem com metodologias e ferramentas do século passado. Sabe-se da importância das metodologias tradicionais de ensino e aprendizagem, mas diante da crise vivenciada pela educação, torna-se urgente a apresentação de propostas que possibilitem uma prática educativa mais contextualizada ao cotidiano dos alunos. Deste modo, o presente artigo visa apresentar uma Sequência Didática (SD), baseada na metodologia ativa dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com conteúdos de Geografia, para os alunos do 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Eletromecânica no campus Quissamã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Bem como analisar a aplicação da SD, e discutir os resultados obtidos, verificando se a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos aliada às TDIC auxiliou no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa possui um caráter qualitativo, sendo elaborados e aplicados questionários com os alunos e o professor de Geografia. Além disso, a revisão bibliográfica foi baseada na leitura de livros e artigos. A aplicação da SD, aliada à utilização de novas ferramentas e metodologias mostrou-se eficaz. Conforme gráficos demonstrados, 78% da turma considerou relevante a utilização de tecnologias no processo de ensino aprendizagem, bem como, 55% dos discentes acertaram todas as perguntas propostas no pós-teste sobre a temática Biomas. Vale ressaltar, que os alunos ao exprimir seu ponto de vista, consideram importante a utilização de novas metodologias, inclusive para todas as disciplinas do currículo.

Palavras-chave: Sequência Didática. Três Momentos Pedagógicos. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Ensino Médio Integrado

In the 21st century, technological development is increasingly present in the daily life of society. However, most schools remain with methodologies and tools from the last century. The importance of traditional teaching and learning methodologies is known, but in the face of the crisis experienced by education, it is urgent to present proposals that enable an educational practice that is more contextualized to students' daily lives. Thus, this article aims to present a Didactic Sequence (SD), based on the active methodology of the Three Pedagogical Moments (3MP), using the Digital Technologies of Information and Communication (TDIC), with contents of Geography, for the students of the 1st year of the Integrated Technical Course for Electromechanical High School at the Quissamã campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro. As well as analyzing the application of SD, and discussing the results obtained, checking if the methodology of the Three Pedagogical Moments combined with TDIC helped in the teaching and learning process. The research has a qualitative character, being developed and applied questionnaires with the students and the professor of Geography. In addition, the literature review was based on reading books and articles. The application of SD, combined with the use of new tools and methodologies, proved to be effective. As shown in the graphs, 78% of the class considered the use of technologies to be relevant in the teaching-learning process, as well as 55% of the students answered all the questions proposed in the post-test on the theme Biomes. It is worth mentioning that when expressing their point of view, students consider it important to use new methodologies, including for all subjects in the curriculum. Keywords: Following teaching. Three Pedagogical Moments. Digital Information and Communication Technologies. Integrated High School

PDF documentDissertaçãosabrina.pdf — PDF document, 3.09 MB

There are currently no items in this folder.