Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Dissertações > A “GINÁSTICA PARA TODOS” COMO PRÁTICA INOVADORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO DE CASO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

A “GINÁSTICA PARA TODOS” COMO PRÁTICA INOVADORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO DE CASO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

por GISLANE NUNES LEITÃO publicado 22/11/2021 10h46, última modificação 20/01/2022 11h30

Dr. José Augusto Ferreira da Silva

  • Autor

    GISLANE NUNES LEITÃO

A “Ginástica para Todos” é uma modalidade ginástica, que pode ser implementada no ambiente escolar, pelo trabalho coreográfico baseado nas diversas ginásticas e outras expressões corporais, por não ser competitiva e por privilegiar pontos importantes no desenvolvimento do ser omnilateral. Buscou-se com esta pesquisa avaliar o papel da “Ginástica para Todos” como recurso educacional nos processos de inclusão de estudantes dos cursos técnicos, visando benefícios físicos, motores, cognitivos, sociais e psicológicos para a formação integral. Avalia-se que esta é importante para a Educação Profissional e Tecnológica, pois aborda um conteúdo inexplorado nas aulas de Educação Física, como prática educativa inovadora e interdisciplinar nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Fluminense. A proposta foi estabelecer uma sequência didática de “Ginástica para Todos” com alunos do terceiro ano dos cursos de Edificações e Mecânica do campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense. A pesquisa está baseada em métodos exploratórios-descritivos com uso de questionários inicial e final, entrevista e observação participante, com anotação no diário de campo, fotografias, gravação de vídeos e áudios, para uma análise da sequência didática. Os resultados, mostrados por meio textual, além de quadro, fotografias e gráficos, retrataram, detalhadamente, o alcance dos objetivos geral e específicos da pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica, a partir de uma sequência didática, utilizando o conteúdo de “Ginástica para Todos”. Espera-se que o produto educacional, construído no formato de guia pedagógico, contribua para o desenvolvimento de aulas mais inclusivas, inovadoras e interdisciplinares na Educação Física e que novas pesquisas sobre o assunto sejam realizadas, considerando a escassez de estudos até o momento, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-chave: Ginástica para Todos; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Física.

Gymnastics for All” is a gymnastic modality, which can be implemented in the school environment, through choreographic work based on various gymnastics and other bodily expressions, as it is not competitive and because it privileges important points in the development of the omnilateral being. This research aimed to evaluate the role of “Gymnastics for All” as an educational resource in the processes of inclusion of students in technical courses, aiming at physical, motor, cognitive, social and psychological benefits for integral training. It is estimated that this is important for Professional and Technological Education, as it addresses an unexplored content in Physical Education classes, as an innovative and interdisciplinary educational practice in the integrated technical courses of the Fluminense Federal Institute. The proposal was to establish a didactic sequence of “Gymnastics for All” with third-year students from the Buildings and Mechanics courses at the Campos Centro campus of the Fluminense Federal Institute. The research is based on exploratory-descriptive methods with the use of initial and final questionnaires, interviews and participant observation, with annotation in the field diary, photographs, video and audio recording, for an analysis of the didactic sequence. The results, shown in text, in addition to a table, photographs and graphics, portrayed, in detail, the achievement of the general and specific objectives of research in Professional and Technological Education, from a didactic sequence, using the content of “Gymnastics for All”. It is expected that the educational product, built in the format of a pedagogical guide, will contribute to the development of more inclusive, innovative and interdisciplinary classes in Physical Education and that further research on the subject will be carried out, considering the scarcity of studies so far, especially in Professional and Technological Education.
Keywords: Gymnastics for All; Professional and Technological Education; Physical Education.

PDF documentDissertação - Gislane Nunes Leitão.pdf — PDF document, 2.74 MB

There are currently no items in this folder.