Ensino Tecnológico nos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo de Campos dos Goytacazes/RJ | Autora: Núbia Santanna Vieira
Prof. Dr. Sergio Rafael Cortes de Oliveira.
Apesar de as questões tecnológicas estarem presentes no processo de curricularização do ensino de Arquitetura, mas com o tempo, passaram a figurar de forma desintegrada da prática projetual arquitetônica e dos canteiros de obra. Contudo, a compreensão das dimensões construtivas torna-se fundamental para a formação em Arquitetura e Urbanismo, possibilitando maior compreensão teórica e prática para a solução de problemas reais relacionados às edificações e à produção do espaço urbano. Assim, esta pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa, tem o objetivo de conhecer como se dá o ensino tecnológico em Arquitetura e Urbanismo, incluindo a articulação da abordagem tecnológica com as disciplinas de projetos arquitetônicos e urbanísticos, com os trabalhos finais e com os estágios supervisionados, nos cursos ofertados em três Instituições de Ensino Superior em Campos dos Goytacazes/RJ: Centro Universitário Fluminense (UNIFLU); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF); e Institutos Superiores de Ensino do Censa (ISECENSA). A fim de compreender s maneira como ocorre a interlocução entre a formação técnica e a projetual nos cursos de Arquitetura e Urbanismo analisados e, sob a hipótese de uma tendência de formação alicerçada na teoria e em conceitos plástico-formais e funcionais dos arquitetos e urbanistas, foram adotados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, que possibilitou a formação do repertório teórico acerca da temática estudada; pesquisa documental, que permitiu o conhecimento da interação da temática com as legislações e as informações das instituições e; levantamento de campo, em que docentes e discentes foram consultados por meio de questionários on-line a respeito de suas percepções sobre a temática e sobre sua ocorrência nas dinâmicas escolares. De modo a propor estratégias que contribuam para uma formação interdisciplinar que convirja para a temática do estudo, em consonância com as demandas práticas da profissão, foram elaborados produtos, que inter-relacionam a literatura, as análises documentais das instituições e os resultados do levantamento de campo, condensando em apontamentos de sugestões curriculares para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e em um esboço de curso de extensão de formação complementar ou continuada, visando a uma comunicação mais direta das disciplinas tecnológicas com projetos desde sua fase conceptiva. Em geral, os resultados confirmaram a hipótese da pesquisa, apontando para uma interlocução deficitária entre o âmbito tecnológico e o projetual, além do reconhecimento da importância e influência do eixo tecnológico no processo formativo dos arquitetos e urbanistas. Algumas indicações para o ensino de Arquitetura e Urbanismo foram pautadas na inserção de novas metodologias pedagógicas, no incremento obrigatório de atividades práticas, na integralização horizontal e vertical entre as disciplinas tecnológicas e projetuais nas matrizes curriculares, no incentivo prático dos estágios supervisionados e em uma comunicação assídua das disciplinas tecnológicas nos trabalhos finais dos cursos. Essas sugestões corroboram com um ensino capaz de permitir uma formação que atenda as exigências do mercado, mas também, consolide a criticidade, a criatividade e a cidadania dos sujeitos.
Palavras-chave: Arquitetura e Urbanismo. Ensino. Prática profissional. Tecnologia. Projeto.
Although technological issues are present in the curricularization process of teaching architecture, but over time, they came to figure in a disintegrated form of architectural design practice and construction sites. However, understanding the constructive dimensions is fundamental for training in Architecture and Urbanism, enabling greater theoretical and practical understanding to solve real problems related to buildings and the production of urban space. Thus, this applied research, exploratory and descriptive, with a quali-quantitative approach, aims to know how technological education in Architecture and Urbanism works, including the articulation of the technological approach with the disciplines of architectural and urban projects, with final works and supervised internships, in courses offered at three Higher Education Institutions Institutions in Campos dos Goytacazes/RJ: Centro Universitário Fluminense (UNIFLU); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF); and Institutos Superiores de Ensino do Censa (ISECENSA). In order to understand how the interlocution between technical and design training occurs in the Architecture and Urban Planning courses analyzed and, under the hypothesis of a training trend based on theory and on plastic-formal and functional concepts of architects and urban planners, the following methodological procedures were adopted: bibliographical research, which enabled the formation of the theoretical repertoire on the subject studied; documentary research, which allowed knowledge of the interaction of the theme with legislation and information from institutions and; field survey, in which teachers and students were consulted through online questionnaires about their perceptions about the theme and about its occurrence in school dynamics. In order to propose strategies that contribute to an interdisciplinary training that converges to the theme of the study, in line with the practical demands of the profession, products were developed, which interrelate the literature, the documental analyzes of the institutions and the results of the survey of field, condensing into notes of curricular suggestions for courses in Architecture and Urbanism and an outline of an extension course for complementary or continuing education, aiming at a more direct communication of technological disciplines with projects from their conceptual stage. In general, the results confirmed the research hypothesis, pointing to a deficient dialogue between the technological and the design scope, in addition to the recognition of the importance and influence of the technological axis in the training process of architects and urban planners. Some indications for the teaching of Architecture and Urbanism were based on the insertion of new pedagogical methodologies, on the mandatory increase of practical activities, on the horizontal and vertical integration between the technological and design subjects in the curricular matrices, on the practical encouragement of supervised internships and on a communication assiduous of the technological disciplines in the final works of the courses. These suggestions corroborate with a teaching capable of allowing training that meets the demands of the market, but also consolidates the subjects' criticality, creativity and citizenship.
Keywords: Architecture and Urbanism. Teaching. Professional practice. Technology. Project.