Ingressantes 2020.3 (Turma 02)

por Coordenação do PPGAU-IFF publicado 14/06/2019 18h45, última modificação 06/06/2022 10h36

   

ALBERTO LUIZ DOS SANTOS
Orientação:Aline Couto da Costa
 
AS DEPENDÊNCIAS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE ITAOCARA: um diagnóstico para novos parâmetros construtivos
Considerando como bases teóricas o caráter semântico da arquitetura, o nível se satisfação dos usuários na relação pessoa-ambiente, a defasagem do modelo de arquitetura escolar praticada frente às mudanças e às novas exigências da contemporaneidade e a necessidade de abordagem do assunto num solo interdisciplinar, é que este trabalho tem como tema as manifestações da arquitetura escolar na rede municipal de educação do município de Itaocara/RJ. Este trabalho se encaixa como muita relevância, ao selecionar um município do noroeste fluminense como área de seu objeto de estudo.A proposta deste trabalho se justifica por colocar em voga o município de Itaocara e a região noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Uma região carente de investimentos que promovam o desenvolvimento social, cultural e humano de seus habitantes e sejam capazes de dignificar a qualidade de vida no interior do Estado com o investimento no edifício escolar, visto o seu papel simbólico, funcional e afetivo para a sociedade. Considerando a natureza do curso de Mestrado Profissional, o estudo a ser desenvolvido tem como objetivo geral (1) produzir um conteúdo capaz de impactar positivamente a rede municipal de educação de Itaocara/RJ através da proposta da implantação de um novo modelo de edifício escolar na extensão territorial do município. Como objetivos específicos pretende-se (1) discorrer sobre as novas práticas de educação na contemporaneidade, sobre as relações de experiência, qualidade espacial e comportamento e sobre o espaço escolar; (2) avaliar e diagnosticar a realidade das dependências escolares e o nível se satisfação de seus usuários; e, a partir da fundamentação teórica e da pesquisa de campo dos itens anteriores, (3) elaborar um projeto de zoneamento do município e de um novo modelo de unidade escolar capaz de atender as demandas da contemporaneidade. A pesquisa tem natureza aplicada, com objetivos exploratórios e explicativos, com abordagem qualitativa. Como caminho metodológico a ser percorrido para se alcançar os objetivos deste trabalho listamos procedimentos como revisão bibliográfica e documental para discussão no embasamento teórico, pesquisas de campo para levantamento do objeto de estudo e investigação sobre seu desempenho técnico e sobre o nível de satisfação de seus usuários e procedimentos projetuais arquitetônicos na elaboração do projeto que integra o produto final.

   

ANGELO PEDROTE CAON
Orientação:Luciano Falcão da Silva
 
DESIGN GENERATIVO COMO FERRAMENTA PROJETUAL NA CONSTRUÇÃO COLIVING
Se assumirmos que a sociedade atual precisa resolver problemas fundamentais em sua base e tomando como premissas a sustentabilidade, a mobilidade urbana e a justiça social, a construção coliving se apresenta como uma forte aliada na resolução destes problemas. Este conceito de moradia promove melhor mobilidade urbana através da concentração da população e unificação dos serviços básicos, o que diminui a movimentação de grandes distâncias e, por consequência, minimiza superlotações em transportes públicos. Essa vantagem desencadeia a possibilidade de utilização de espaços urbanos dedicados a vias de transporte para se criar parques urbanos, incentivando práticas sustentáveis que condizem com o contexto conceitual, encaminhando a população para uma sociedade pós-carbono. Além disso, o conceito visa a interação social de diferentes classes pela facilitação de acesso à moradia, decorrente do baixo custo, o que induz a um networking diferenciado com consequente aumento do capital social e assim, maior justiça social. Porém, o projeto arquitetônico nesta tipologia carrega em sua proposta uma composição de grande quantidade de variáveis que precisam ser consideradas. Uma técnica que contribui para a solução desse tipo de problema é o uso de algoritmos genéticos, dentro do grupo de ferramentas da inteligência artificial, como auxiliar ao design generativo (método de projeto). Nela, alguns requisitos para níveis de sustentabilidade, por exemplo, podem ser predefinidos pelo usuário para a construção coliving, o algoritmo computacional realiza milhares de combinações possíveis, potencializando a busca e garantindo que o resultado será um projeto sustentável, e, ao final, apresenta um grupo de layouts candidatos. Como metodologia para esta pesquisa, foram separadas 3 etapas principais que são: (1) levantamento de dados documentais (análise qualitativa com pesquisa bibliográfica); (2) Obtenção do algoritmo genético (processo evolutivo com estudo de caso); (3) teste do produto com situação-problema (estratégia experimental com observação sistemática). Para que o projeto efetivamente se consolide e gere o impacto esperado, considera-se que será necessário que um número considerável de projetos seja construído. Para tal, é muito interessante que haja algum incentivo público, que juntamente com a utilização do algoritmo generativo, produto final desta pesquisa, traga uma significativa otimização do tempo de criação, diminuição de custos de projeto e produção, incremento da qualidade e, assim, atraia o interesse de investidores e também de arquitetos/construtoras, aumentando assim a concorrência e velocidade de disseminação do conceito.

   

BRUNO LEITE DE FREITAS
Orientação:Danielly Cozer Aliprandi
 
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA ENTRE A ESCOLA E A SOCIEDADE
O Campus Campos Guarus e a Reitoria do Instituto Federal Fluminense foram construídos em um terreno doado pelo 56° Batalhão de Infantaria do Exército. Parte desse terreno, entre as duas unidades, ainda não possui construções e é utilizado como espaço de passagem para acesso à Rodovia BR101 e para lazer pela sociedade, principalmente para os moradores e trabalhadores do entorno. Esse espaço, porém, está em estado avançado de degradação, trazendo problemas para o entorno. O local já foi cenário de casos de violência e foi utilizado como espaço de descarte ilegal de lixo, inclusive hospitalar. A instituição não faz a manutenção e limpeza necessária do terreno, o que potencializa os problemas do local. Esse terreno, que é um Espaço Livre está em um setor da cidade de Campos dos Goytacazes que sofre uma notável segregação em relação à outra margem do Rio Paraíba do Sul, possuindo os piores indicadores de demografia, economia, ambiente, saúde e educação. A proposta desse trabalho é discutir como esse terreno público, pertencente a esta instituição de ensino, cuja ligação com a sociedade é um dos pilares de sua existência, pode trazer à sociedade um sentimento pertencimento e auxiliar em uma mudança positiva para o entorno. Será necessário realizar uma pesquisa de campo com entrevistas e observações para entender como a sociedade percebe a presença desse instituto próximo da sua casa, como impacta na sua realidade, se entendem que aquele espaço também é deles e quais as principais demandas da população do entorno. Com o relatório dessa pesquisa, somado a uma pesquisa bibliográfica e ao mapeamento dos principais equipamentos urbanos e paisagísticos que existem na região, baseado no conceito de Territórios Educativos, será possível propor uma intervenção no local, através de um projeto paisagístico, pensado não apenas para as demandas da instituição, mas dos moradores, pessoas que trabalham na região, e até mesmo outras escolas e instituições. A proposta principal é que seja um espaço totalmente aberto ao público, palco de projetos voltados para educação, cultura, arte, esporte e, principalmente, convivência.

   

CLAUDIA LUMA MINA LIMA
Orientação:Aline Couto da Costa
 
MOBILIDADE SOBREMODERNA: o uso das redes sociais digitais como forma de reinventar a interação com a arquitetura
O presente trabalho faz parte da pesquisa que está sendo desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, e discorre a respeito de como o surgimento da internet possibilitou a intensificação da mobilidade e, por meio dos dispositivos móveis, mudou a forma com que interagimos com o outro e com a arquitetura, analisando como as plataformas das mídias sociais nos trazem um novo olhar sobre os espaços. Neste sentido, a elaboração da pesquisa baseia-se na influência das redes sociais digitais na cultura e memória dos espaços e da Arquitetura, utilizando como recorte de estudo a rede social Instagram. A pesquisa tem como objetivo geral realizar uma análise sobre a forma com que o uso das redes sociais digitais pode transformar a relação das pessoas com os espaços, para assim propor a criação de um aplicativo que vá além da fotografia. Como objetivos específicos, pretende-se: compreender a mobilidade sobremoderna; realizar um diagnóstico dos aspectos que influenciam a manutenção da cultura e da memória, entendendo-as como elementos constituintes da continuidade das cidades; interpretar o impacto das redes sociais digitais no meio em que vivemos; e compreender de que forma isso influencia no consumo da arquitetura e na manutenção da cultura e memória da cidade, propondo a criação de um aplicativo. Para a realização da pesquisa, os procedimentos metodológicos têm sido divididos em quatro etapas e possuem caráter investigativo, embasadas em bibliografias que exploram temáticas como a rede social digital, cibercultura, ciberespaço, mobilidade, espaços urbanos, linguagem arquitetônica, cultura e a memória. A análise dos resultados será feita por meio do uso do método indutivo, em que a partir dos dados coletados, nas pesquisas bibliográficas, investigativas e entrevistas onde serão estabelecidas relações baseadas em analogias entre situações que envolvem o homem e as redes sociais digitais e sua interação com a Arquitetura. Também será utilizado o método dedutivo, em que haverá o cruzamento dos dados coletados com o conhecimento científico já existente sobre os temas abordados no presente projeto de pesquisa. A elaboração do projeto de pesquisa fundamenta-se nas questões da mobilidade, da linguagem da arquitetura, da influência das redes sociais digitais e da cultura e memória arquitetônica. Sendo assim, espera-se que o trabalho possa contribuir tanto para o campo acadêmico como o social, atuando como agente transformador do olhar da sociedade sobre a riqueza que constitui a arquitetura além do que a imagem é capaz de captar.

   

JEAN TAVARES PINTO
Orientação:Sérgio Rafael Cortes de Oliveira
 
AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DE CONCRETO PERMEÁVEL COM AGREGADO RECICLADO: um estudo em prol da mitigação das inundações urbanas
Em decorrência do crescimento desordenado da urbanização, que ocasiona a diminuição das áreas permeáveis, diversas cidades têm enfrentado problemas relativos a inundações urbanas e falta de infraestrutura dos sistemas de drenagem. A busca pela preservação ambiental e pela conservação dos recursos naturais faz com que surjam novos conceitos e soluções técnicas viáveis em prol do desenvolvimento sustentável. Com o intuito de garantir o correto escoamento das águas pluviais, tem-se avançado no estudo de novas tecnologias, como o concreto permeável, que é um material altamente poroso e que possibilita uma alta taxa de permeabilidade no solo quando utilizado na pavimentação. Buscando uma maneira de mitigar tanto o problema das inundações urbanas quanto o da geração de resíduos, propõe-se a elaboração de um concreto permeável produzido com resíduos da construção e demolição. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho é avaliar a potencialidade de aplicação do resíduo de concreto resultante de construção e demolição em substituições, parciais e total, do agregado graúdo convencional na confecção de concreto permeável destinado à pavimentação urbana. A presente proposta de pesquisa se justifica pela necessidade de se produzir um material novo, sustentável e eficiente em suas propriedades mecânicas e hidráulicas, que proporcione menor impacto ambiental e contribua para os problemas de inundações urbanas. Como estratégias de pesquisa serão utilizados os métodos bibliográficos e experimental. Dessa forma, esse trabalho se dividirá em duas partes: a primeira consiste em realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema da pesquisa para se conhecer o estado da arte do desenvolvimento dos concretos permeáveis; e a segunda envolve a produção e avaliação das propriedades de concretos permeáveis com e sem resíduos de construção e demolição. Serão elaborados traços específicos e serão realizados ensaios para se conhecer algumas propriedades físico-mecânicas desses concretos, tais como: resistência à compressão e à tração indireta, absorção de água, índice de vazios, massa específica e permeabilidade. Espera-se que o concreto permeável, produto dessa pesquisa, apresente comportamento satisfatório quanto às propriedades avaliadas, sendo potencializado como um material alternativo que contribua para a mitigação das inundações nos ambientes urbanos corroborando com práticas mais sustentáveis esperadas para construção civil.

   

JESSICA PESSANHA MARIA DE AZEREDO SORIANO
Orientação:Luiz de Pinedo Quinto Júnior
 
MOBILIDADE URBANA, FUNÇÃO SOCIAL DA CIDADE
A cidade de Campos dos Goytacazes apresentou um desenvolvimento populacional, socioeconômico em função da instalação do Porto do Açu e aumento da produção petrolífera na Bacia de Campos. Essas alterações na economia influenciaram novos arranjos territoriais e consequentes mudanças nos usos do solo, verticalização de condomínios, obras do Programa Minha Casa Minha Vida, Morar Feliz, impactando na mobilidade urbana da cidade, pois favoreceu a migração de trabalhadores; aumentou a ocupação do perímetro urbano; assim intensificando os problemas de deslocamentos da população, sobretudo no sistema de transporte publico. O objetivo da pesquisa é diagnosticar principais fatores que influenciam nos problemas da mobilidade na cidade de Campos, utilizando a pesquisa Origem x Destino como instrumento estratégico para compreensão e construção das linhas de desejo no planejamento urbano. A partir do que é observado sobre o tema, podem surgir alguns impasses ao longo da pesquisa: a setorização funcional do território pode contribuir para otimização das relações de mobilidade urbana na espacialidade de Campos/RJ? Quais as medidas a serem adotadas? Política municipal de uso e ocupação do solo é suficiente para sanar os problemas da mobilidade no município? A metodologia é por meio da pesquisa Origem x Destino, revisão bibliográfica e documental para entender o processo e fundamentos históricos da política de mobilidade, planejamento e gerenciamento. No entanto, resultados recentes da pesquisa Origem x Destino em Campos, mostra que há uma consolidação de desejos de deslocamentos entre o Centro da cidade e Guarus, os principais motivos dos deslocamentos são para trabalho e estudo, exemplo disso, foi o retorno da linha férrea em 2007, como alternativa de deslocamento para reduzir os impactos decorrentes à queda da Ponte General Dutra. A renda é um dos fatores determinantes na mobilidade, influencia no tipo de transporte utilizado, quanto maior a renda, maior locomoção. Com isso, as famílias de baixa renda tendem a recorrer a deslocamento com menor custo, como andar de bicicleta ou a pé, o transporte motorizado, apesar de essencial, se mostra custoso quando utilizado diariamente. Concluímos ser necessária a formulação de políticas públicas de circulação, que favoreça as Linhas de Desejo de Deslocamento para melhoria e eficácia da mobilidade, estimulando modos alternativos e coletivos de transporte na cidade. Por fim, é um estudo promissor a ser explorado.

   

JOSIANE ALVES ROCHA
Orientação:Danielly Cozer Aliprandi
 
PROJETO PAISAGÍSTICO PARA UM TRECHO DO CANAL CAMPOS-MACAÉ FUNDAMENTADO EM ATRIBUTOS DO DESIGN BIOFÍLICO
A forte conexão existente entre o homem e a natureza dar-se desde o início da humanidade, contudo, o processo de urbanização das cidades sem planejamento adequado tem implicado em uma ruptura desse convívio. Os atributos do design biofílico buscam uma estratégia de se apropriar dos elementos naturais existentes em um lugar e complementá-los, a fim de proporcionar saúde e contentamento das pessoas e a reconexão com a natureza. Quando aplicado nos centros urbanos, eles podem contribuir para a preservação do meio ambiente e regeneração da natureza degradada, dos ativos ecológicos e verdes, como parques, rios e lagoas. Em Campos dos Goytacazes um dos ativos ecológicos é o canal Campos-Macaé, a maior obra de engenharia do Brasil no século XIX, considerado o segundo canal artificial mais longo do mundo, que passa pelos municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus e Macaé. Ele começou a operar em 1872 visando o escoamento da produção açucareira, dois anos depois de concluída a obra, o canal entrou em desuso, a partir da inauguração da estrada de ferro Campos-Macaé. Apesar do descaso, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural reconheceu o valor geológico e histórico-cultural do canal Campos-Macaé, em 2002, considerando-o um patrimônio. No trecho objeto de estudo, margem do canal Campos-Macaé, entre a Avenida 28 de Março e a comunidade da Chatuba, a área livre é extensa, bem ventilada, arborizada e com um lindo pôr do sol, porém há carência de espaços públicos projetados e tratados, destinados ao lazer. Apesar disso, são encontrados equipamentos como bancos, mesas, formando pequenas praças construídas pela própria população que as utiliza, demonstrando a demanda por espaços como esse pelos habitantes do entorno. Diante deste contexto, o objetivo é desenvolver um projeto paisagístico aproveitando os elementos naturais existentes no local e adicionar outros a fim de gerar bem-estar, apropriação do espaço e incentivar a preservação ambiental e valorização do patrimônio histórico representado pelo canal. A proposta do projeto fundamenta-se no conceito do design biofílico aplicado às cidades. Para o desenvolvimento da mesma será realizado um estudo dos conceitos ligados ao design biofílico, a fim de compreendê-los e empregá-los da melhor forma; entender a importância histórica do canal Campos-Macaé, a partir de pesquisa bibliográfica e documental; estudar meios de introduzir a população no desenvolvimento do projeto, seja por meio de entrevistas ou outros métodos mais participativos e envolver as autoridades públicas competentes.

   

JÚLIA VIANA RITER
Orientação:Antonio Leandro Crespo de Godoy
 
A FORMAÇÃO DA VILA OPERÁRIA E O PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL: diretrizes urbanísticas para o bairro Santa Cruz em Campos dos Goytacazes, RJ
Em diversas cidades do Brasil é possível observar a presença de bairros segregados da malha urbana, muitas vezes identificados com a desigualdade e a exclusão social. A formação destes bairros pode ser explicada pela análise de processos históricos do desenvolvimento do tecido urbano e de sua formação ligada a industrialização das cidades, como é o caso das vilas operárias e de suas especificidades locais. Esta realidade é observada no bairro de Santa Cruz, na cidade de Campos dos Goytacazes, na região Norte Fluminense, por conta de sua relação com a usina Santa Cruz e dos espaços livres de urbanização e edificação remanescentes das terras de produção sucroalcooleira em seu entorno, que ampliam a distância até a malha urbana do distrito sede. Diversos problemas urbanos afetam esta área, como os de transporte público, infraestrutura e equipamentos públicos precários. Seus moradores, principalmente após o encerramento da produção sucroalcooleira, deslocam-se diariamente para o núcleo urbano do distrito sede em busca de oportunidades de trabalho e do atendimento à serviços de saúde, educação e demais funções urbanas. A partir desse cenário, faz-se necessário o estudo do bairro em questão, objetivando valorizar o seu potencial histórico e identitário a partir de propostas de melhorias urbanas. Por conta disso, este trabalho possui como objetivo analisar, discutir e elaborar diretrizes urbanísticas para o bairro Santa Cruz, buscando contribuir para a integração deste à malha urbana, tomando por base o ponto de vista de seus moradores. Serão abordados conceitos de segregação socioespacial, diretrizes de planejamento e projeto urbano, com ênfase na formação histórica da área e no processo participativo da comunidade na concepção das propostas de intervenções e diretrizes que auxiliem na redução dos problemas urbanos identificados. Os materiais e métodos desenvolvidos abarcam pesquisas bibliográficas, documentais e de legislação, para embasamento teórico, levantamento de dados, formulação e aplicação de entrevistas e questionários. Acredita-se que o trabalho em questão contribuirá para o debate público e poderá auxiliar o município no planejamento de futuras intervenções urbanas, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

   

KHRISTIANO BOQUIMPANI CUCO CALVELLI
Orientação:Júlio Cezar Pinheiro de Oliveira
 
PLANO DIRETOR E A SUA APLICABILIDADE: uma análise para o desenvolvimento do planejamento urbano e da gestão democrática em Macaé/RJ
O Plano Diretor, conforme estabelecido através da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), exerce papel estratégico e fundamental no desenvolvimento qualitativo das cidades. Este instrumento norteador de Políticas Públicas Urbanas consolidou a autonomia dos governos locais na gestão de seus territórios, permitindo assim a adoção de medidas e ordenamentos que melhor dialogam com a realidade local. Nessa perspectiva, Macaé/RJ – considerada Capital Nacional do Petróleo - sofreu rápidas e profundas transformações que impactaram diretamente em seu processo de desenvolvimento urbano. Estas mudanças se deram, sobretudo, em decorrência da nova dinâmica econômica ocorrida a partir da década de 1970 com a chegada da indústria petrolífera, e intensificada a partir de ciclos populacionais migratórios com a Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/97) no final da década de 1990. Diante destas profundas mudanças ocorridas na cidade, objetiva-se com este estudo identificar e analisar os instrumentos legais que geraram o Plano Diretor de Macaé, e ainda, avaliar a missão e o processo de descontinuidade da CPG (Câmara Permanente de Gestão - órgão criado para garantir a eficácia da realização dos programas e projetos de governo) e os seus impactos na adoção de políticas públicas como forma de converter as variáveis que formam o espaço urbano em favor da sociedade que a molda. A análise destes instrumentos legais partirá de uma abordagem qualitativa exploratória, sendo que a pesquisa utilizará estratégias metodológicas combinadas. A primeira parte se ocupa do levantamento bibliográfico, por meio de um apanhado histórico do Plano Diretor no Brasil e do processo da constituição urbana de Macaé. Em uma fase posterior, é feita a analise dos instrumentos legais e outros documentos que auxiliam na compreensão da formulação dos Planos Diretores, além do entendimento dos processos de criação, funcionamento e descontinuidade da CPG. Por fim, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com agentes políticos e especialistas para melhor compreensão do contexto pesquisado. Como produto, apresenta-se uma série de recomendações técnicas para serem observadas com a aplicabilidade do Plano Diretor, com olhar voltado para capacitação de agentes políticos e técnicos e a democratização através de uma maior participação popular em casos de cidades que apresentam uma dinâmica econômica excepcional e pouco diversificada, como é o caso de Macaé com relação ao petróleo. Com isso, busca-se apontar vias de melhorias no planejamento urbano municipal e a ampliação da qualidade de vida da população através da aplicação dos dispositivos legais.

   

LUCAS RIBEIRO DA SILVA
Orientação:Daniela Bogado Bastos de Oliveira
 
ESPORTE NA CIDADE: estudo da paisagem esportiva durante a pandemia de COVID-19
O esporte configura um movimento cultural moderno de grande relevância, abrangência e diversidade. Se apresenta numa escala mundial, sendo a garantia de acesso ao esporte um direito de todos. Considerando a paisagem urbana como local deste movimento, a prática esportiva se difundiu e se modificou bastante no decorrer dos anos, não sendo isso uma exceção durante a pandemia de COVID-19. Dada a imposição de distanciamento social, o fechamento de academias, clubes, espaços públicos e o cancelamento de competições esportivas, a população teve que se adaptar a (novos) hábitos esportivos. O encorajamento à prática de atividade física ao ar livre acarreta no aumento de manifestações esportivas nas ruas, calçadas, entorno de espaços públicos, de forma geral, no sistema de espaços livres urbanos. Analisa-se, neste estudo, a transformação da paisagem esportiva de Campos dos Goytacazes/RJ no decorrer da pandemia. O objetivo principal deste trabalho é investigar a inserção de manifestações esportivas no sistema de espaços livres e seus respectivos contextos socioespaciais; observar e analisar as diferentes formas de presença esportiva ao ar livre, em busca de potencialidades e problemáticas urbanas, assim como também verificar a inclusão socioeconômica do acesso ao esporte público e livre no município. A metodologia consiste em revisão bibliográfica; pesquisa sobre a inserção do esporte na cidade; levantamento da legislação municipal e de políticas públicas recentes pertinentes, em conjunto com práticas de campo voltadas para identificação, fotografia, mapeamento e análise socioespacial do esporte ao ar livre campista. A partir deste levantamento de dados, buscaremos demonstrar o funcionamento do esporte livre na paisagem urbana, especialmente no contexto pandêmico, almejando, inclusive, auxiliar o poder público no processo de democratização e inclusão que perpassa a acessibilidade ao esporte, e consequentemente à saúde na planície campista.

   

MANOEL VICTOR DA COSTA CARVALHO
Orientação:Aline Couto da Costa
 
APLICATIVO PARA ANÁLISE E AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DE BIBLIOTECAS E ARQUIVOS UNIVERSITÁRIOS
O cumprimento das normas e legislações vigentes é item fundamental para a pleno funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no país. De acordo com o IBGE (2010) 23,60% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, aproximadamente 46 milhos de pessoas. Nessa perspectiva o papel das auditorias internas nas IFES e de essencial importância para assegurar que os projetos e obras de engenharia sigam de forma adequada as normativas. Baseado nesse contexto, a presente pesquisa objetiva desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets) contendo checklists e orientações que auxiliaram os servidores técnicos administrativos em educação nos processos de auditória interna da Acessibilidade Arquitetônica de bibliotecas e arquivos universitários. Também podemos destacar que, a pesquisa tem o objetivo de facilitar a identificação de barreiras arquitetônicas, além de promover a autonomia de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nos ambientes universitários. A metodologia utilizada será revisão bibliográfica e documental com a finalidade de examinar informações e dados relativos às bibliotecas e os arquivos universitários e suas funções, em espacial, a análise de dispositivos legais e normatizações. Posteriormente a fase de análise bibliográfica e documental, serão realizadas entrevista semiestruturada com alguns servidores de IFES que trabalham em setores de infraestrutura física e auditória, buscando entender, dessa forma, quais as principais dificuldades encontradas pelos profissionais nos processos de análise e avaliação de Acessibilidade Arquitetônica. A presente pesquisa busca auxiliar na operacionalização das atividades de auditória e elaboração de projetos arquitetônicos nas IFES, pois pretende desenvolver um aplicativo que compila diversas normas e legislações, permitindo a aplicação simples e fácil dos parâmetros em obras existentes e novos projetos. Além disso é um instrumento extremamente útil para auxiliar na tomada de decisão da administração superior, com relação às prioridades a serem levadas em consideração na elaboração de novos projetos, garantindo de maneira efetiva a autonomia e a acessibilidade plena para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

   

MAYARA CRISTINA PEREIRA LEITE DOS REIS
Orientação:Luciano Falcão da Silva
 
BIM PARA ATHIS: projeto para habitação de interesse social incorporando requisitos de desempenho e eficiência energética
A condição da habitação impacta diretamente no bem-estar físico, mental e social de seus moradores. O acesso à moradia digna associado à infraestrutura urbana, saneamento e abastecimento de água potável são determinantes para a garantia da saúde pública. A garantia universal a este direito básico tornou-se ainda mais importante em meio à crise socioeconômica agravada pela pandemia causada pelo COVID-19, pois se manter isolado e devidamente protegido em casa virou questão de privilégio. Dados apresentados pela Fundação João Pinheiro, de 2019, revelam que o déficit habitacional brasileiro é de 5,8 milhões de moradias e que as residências que apresentam algum tipo de inadequação somam quase 25 milhões. Como resposta, as políticas habitacionais brasileiras têm apresentado resultados incipientes, em termos quantitativos e qualitativos. As soluções para as unidades habitacionais, provenientes de programas do governo, insistem na padronização excessiva das unidades, mesmo já havendo relevante aprendizado sobre os malefícios dessa prática, dentre os quais a discordância com a realidade socioeconômica e as condicionantes físico-ambientais, além da impessoalidade da habitação, uma vez que lida com as necessidades de diversos usuários que muitas vezes são desconhecidas. Diante de tal cenário, a população tem sido conduzida para a autoconstrução e ocupações irregulares, principalmente as famílias de baixa renda. A Lei Federal 11.888/2018 de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social oferece instrumentos para que a população de baixa renda receba assistência técnica pública e gratuita, prestada por profissionais habilitados para a elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras, reforma, ampliação ou regularização fundiária de suas moradias. A presente pesquisa se trata de um estudo qualitativo, com caráter exploratório que tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta implementada na metodologia BIM (Building Information Modeling), para que no processo projetual sejam introduzidas melhorias na habitação de interesse social (HIS) que envolvam a incorporação de requisitos de eficiência energética e desempenho da edificação, e de redução do desperdício, além da possibilidade de se gerenciar as informações durante o ciclo de vida da edificação. A ferramenta poderia ser utilizada pelos profissionais que atuam (e que possam atuar) em projetos de HIS. A pesquisa é estruturada nas seguintes etapas: revisão sistemática da literatura; parametrização dos requisitos relevantes para qualidade das HIS; implementação dos parâmetros em software BIM; simulação das ferramentas desenvolvidas; e as considerações finais.

   

PAULO GEDEAO BARROSO GOMES JUNIOR
Orientação:Sérgio Rafael Cortes de Oliveira
 
PREVISÃO DA VIDA ÚTIL DE ROCHAS ORNAMENTAIS APLICADAS EM SISTEMAS URBANOS
Estratégias e protocolos para estimar o desempenho na etapa de projeto e avaliação do ambiente construído são dois elementos importantes na seleção de materiais, componentes e sistemas construtivos de alto desempenho ambiental. Selecionar materiais é uma tarefa com grau de complexidade para a atividade projetual, englobando fases que envolvem a definição das exigências a serem satisfeitas, quantificação do desempenho da solução proposta por meio de ensaios, avaliações e simulação, e a compatibilização das exigências estabelecidas. Este trabalho experimental tem como objetivo avaliar a durabilidade de materiais rochosos aplicados em sistemas urbanos, coletados a partir de procedimentos de exumação, que consistem na coleta de amostras submetidas a condições correntes de campo para estudos, considerando as variações da energia de desgaste provocada pelos diferentes ambientes exógenos. Justifica-se a necessidade de se discutir o ciclo de vida no processo de concepção, construção e ocupação do ambiente construído e no que é válido considerar quando se especifica um determinado material no processo de projeto sustentável. A princípio, a metodologia deste trabalho está dividida em quatro fases: obtenção do material de estudo através da exumação de rochas ornamentais empregadas em sistemas urbanos e residenciais, seja em formato de lajotas, pisos e revestimento de fachadas no município de Santo Antônio de Pádua-RJ; realização de ensaios de laboratório para a determinação das propriedades do material exumado (parâmetros físicos e de desempenho); análise dos resultados e ajustes na equação de estimativa de perda de massa e desempenho; e esboço, com os parâmetros obtidos nas etapas anteriores e tendo como base o material de estudo, de uma interface colaborativa na qual os usuários poderão obter informações necessárias quanto à previsão da vida útil do material selecionado para um determinado ambiente. Dentre os resultados a serem alcançados, espera-se com a avaliação das propriedades físicas das amostras exumadas e comparação dos resultados com uma base de informações já estabelecida para a rocha ornamental investigada, contribuir para a determinação de parâmetros de durabilidade, desempenho e vida útil de materiais de construção. Sendo assim, através de dados como espessura do material, condições climáticas, parâmetros de perda de massa e resistência, por exemplo, os usuários poderão obter informações para estabelecer a previsão da vida útil para um determinado ambiente, facilitando a compreensão desses conceitos no processo de projeto e na utilização do ambiente construído, em consonância com a sustentabilidade.

   

RAYSA COELHO BASTOS
Orientação:Sérgio Rafael Cortes de Oliveira
 
ABORDAGEM DA SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
A preocupação com a qualidade de vida e do ambiente construído são demandas da construção civil e, por conseguinte, da atuação profissional dos arquitetos e urbanistas. Essas questões devem estar contempladas nos processos formativos em Arquitetura e Urbanismo, de modo que sejam compartilhados conceitos e práticas que reverberem na atuação profissional dos egressos. Assim, esta pesquisa de mestrado, caracterizada como aplicada, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa, está em desenvolvimento, com a finalidade de conhecer como a sustentabilidade em sua relação com a arquitetura e com o ambiente urbano é tratada na formação de arquitetos e urbanistas em Campos dos Goytacazes/RJ. Como recorte amostral, delimitou-se a análise ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, que abriga o programa de mestrado no qual esta pesquisa se insere. Como questão problema, tem-se: de que modo os conceitos e as práticas comprometidas com o alcance de soluções sustentáveis, preocupadas com a sociedade e o meio ambiente, estão sendo tratados no processo formativo do curso de Arquitetura e Urbanismo da referida instituição? Partindo-se da hipótese de uma abordagem razoavelmente explorada da sustentabilidade nos currículos manifesto e oculto, que pode ir além do aspecto discursivo, naturalmente incorporada às práticas, definiram-se como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, que propicie a formação de repertório teórico acerca da temática; pesquisa documental, que permita o conhecimento das informações curriculares; e levantamento de campo, que possibilite conhecer as percepções de professores e alunos das séries finais quanto à temática e suas efetivações nas dinâmicas curriculares, a partir da aplicação de instrumentos de coleta do tipo questionários on-line. Como produto da dissertação, a pesquisadora criará uma disciplina optativa, que também funcione como curso de extensão de formação complementar, que versará sobre a concepção projetual alicerçada em parâmetros explícitos de arquitetura e urbanismo sustentáveis. O produto será aplicado a um grupo de alunos, que terá suas percepções quanto ao tema e quanto à experimentação pedagógica avaliadas. Para a análise dos resultados, será utilizada a triangulação das teorias com as informações coletadas. A pesquisa contribuirá para o reconhecimento da importância da preocupação e incorporação dos conceitos e práticas sustentáveis no processo formativo de arquitetos e urbanistas, concernentes à formação de profissionais críticos e conscientes, sobretudo em relação às suas responsabilidades técnicas e sociais.

   

THAIS CONCEICAO FEITOSA ALMEIDA
Orientação:Júlio Cezar Pinheiro de Oliveira
 
PROTEÇÃO PATRIMONIAL E A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA: proposição da criação de um circuito educacional para a valorização do Patrimônio Histórico da Região Central de Campos dos Goytacazes
A necessidade de preservação do Patrimônio Arquitetônico Histórico vem se destacando como um desafio para a grande maioria das cidades brasileiras. A partir da ideia de revitalização e modernização das áreas centrais com uma série de políticas públicas, aliadas aos interesses dos setores imobiliários, vêm promovendo uma sequência de ações que acabam colocando em risco a preservação e manutenção do Patrimônio Arquitetônico em diversas cidades brasileiras. A região central da Cidade de Campos dos Goytacazes nas últimas décadas passou por uma série de intervenções públicas que justamente buscavam modernizar esta região, abrindo assim espaço para valorização e especulação imobiliária. Com estas modificações o Patrimônio Arquitetônico vem sofrendo com uma série de demolições e a transformação dos espaços antes ocupados por prédios com valor histórico em estacionamentos improvisados. Neste sentido, verifica-se que a proteção do Patrimônio Arquitetônico de Campos dos Goytacazes passa pelo seu reconhecimento e valorização, assim o objetivo deste estudo é propor a criação de um circuito educacional na região central de Campos dos Goytacazes, com foco na criação de um produto pedagógico, voltado para os alunos do Ensino Médio, com a intenção de promover a construção e ampliação do conhecimento da ação dos interesses dos setores especulativos imobiliários em oposição a preservação do Patrimônio Arquitetônico. Assim, ao estabelecer como foco do estudo a Educação Patrimonial, este trabalho buscará identificar e catalogar, a partir tanto do levantamento in loco, quanto por registros públicos e privados os prédios históricos e sua localização na região central de Campos. Além disto, será produzido um minucioso trabalho de levantamento de informações jornalísticas, a partir dos jornais de circulação local, sobre a demolição dos prédios históricos e assim reconstituir os discursos para a proteção (ou não) do Patrimônio Histórico de Campos. Além destas informações, também serão realizadas entrevistas junto à agentes públicos diretamente vinculados a proteção do Patrimônio Histórico, representantes da sociedade civil e do meio acadêmico, buscando sobretudo compreender a região central como espaço dinâmico e cercado de múltiplos interesses. Deste modo, este estudo pretende contribuir, a partir de uma perspectiva crítica, para o aprofundamento do já existente debate sobre a proteção patrimonial da Região Central de Campos dos Goytacazes e o risco da perda deste patrimônio para os interesses dos setores imobiliários.

   

THAISSA DA SILVA FERREIRA
Orientação:Luciano Falcão da Silva
 
HBIM COMO TECNOLOGIA PARA GESTÃO E DOCUMENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL: um plano para Lira de Apolo
A tecnologia BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção está cada vez mais integrada aos projetos arquitetônicos. Esta pesquisa amplia esse conhecimento, incluindo a sua aplicação na área patrimonial como ferramenta para gestão e documentação dessas edificações históricas, onde pode-se observar as deficiências que ainda persistem no âmbito de levantamento e cadastramento digital. Assim, o objetivo geral do trabalho é contribuir por meio da tecnologia BIM, na criação de um repositório conectado à uma base de dados, com informações documentais e arquitetônicas do bem material, que seja acessível, contribuindo para a organização e disseminação da informação documental deste bem. Como objeto de estudo, está sendo utilizado o edifício Lira de Apolo, sede da Sociedade Musical Lyra de Apollo, localizado no centro histórico da cidade de Campos dos Goytacazes e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), propondo um projeto de recuperação, intervenção e gestão de seu ciclo de vida. A necessidade de documentar e preservar a história e seus elementos arquitetônicos são essenciais para que o prédio de estilo eclético inaugurado em 1912 como sede da Lyra, a banda centenária mais antiga a cidade, volte a ser usado plenamente como local de ensaio e encontro da banda, atividade interrompida nas suas dependências originais após um incêndio em 1990, o qual destruiu todo seu interior e cobertura da edificação. O tema é tratado inicialmente com breve contextualização da necessidade de preservação do bem e uma revisão sistemática da literatura. O delineamento da pesquisa é realizado por meio de quatro etapas: (1) levantamento de dados (espaciais e documentais); (2) processamento de dados; (3) modelagem virtual em software BIM; (4) disponibilização de documentação e processos de gestão do ciclo de vida da edificação. A definição de quais informações deverão ser incorporadas ao modelo BIM, para que o mesmo possa ser útil ao longo do ciclo de vida da edificação para embasar a análise do objeto que representa, será um dos principais desafios desse trabalho. Espera-se que os produtos alcançados demonstrem o potencial da tecnologia no processo de registro e integração das informações do objeto desta pesquisa, contribuindo para avanços metodológicos de cadastramentos de edificações já construídas, visando contribuir para a manutenção e gerenciamento do patrimônio.