MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física > Dissertação > Dissertações Defendidas > Uso consciente de adaptadores “T”: Metodologia da Problematização para Aprendizagem Significativa sobre Eletricidade | Autor: Murilo de Almeida Santos

Uso consciente de adaptadores “T”: Metodologia da Problematização para Aprendizagem Significativa sobre Eletricidade | Autor: Murilo de Almeida Santos

por Secretaria do MNPEF/IFF publicado 10/02/2023 16h30, última modificação 10/02/2023 16h30

Profa. Dra. Renata Lacerda Caldas

Sob a orientação de documentos oficiais nacionais o ensino deve sempre se relacionar com o contexto de vida do aluno. É nessa visão que se desenvolveu a presente pesquisa de natureza qualitativa. Com ênfase no estudo da física, mais especificamente da eletricidade, o objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições de uma sequência didática pautada na metodologia da problematização pelo Arco de Maguerez sobre o uso consciente de adaptadores T (benjamim), para a aprendizagem significativa de  eletricidade em nível fundamental. Durante dez encontros, alunos do 8º ano de escola municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, refletiram sobre a problemática relacionada ao acúmulo de ligações nos adaptadores, condição propícia a curto circuito, apresentando na culminância, possível solução na forma de um produto final. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários discursivos, mapas conceituais, roteiros experimentais, texto dissertativo-argumentativo, jogos, tabela de planejamento CANVA de Projeto. A pesquisa se fundamentou na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, seguindo a linha metodológica da problematização desenhada pelo Arco de Maguerez. A análise dos resultados mostrou que a sequência aplicada é exequível e capaz de despertar no alunos motivação, interesse, torná-los proativos em todo o processo e contribuir para uma aprendizagem mais significativa sobre eletricidade.
Palavras-chave: Problematização. Aprendizagem Significativa. CANVAS de Projeto. Eletricidade.

Under the guidance of official national documents, teaching must always relate to the student's life context. It is in this view that the present qualitative research was developed. With an emphasis on the study of physics, more specifically electricity, the objective of the research was to analyze the contributions of a didactic sequence based on the methodology of problematization by Arco de Maguerez on the conscious use of T adapters (benjamim), for the significant learning of electricity. at a fundamental level. During ten meetings, 8th year students from a municipal school in Campos do Goytacazes/RJ, reflected on the problem related to the accumulation of connections in the adapters, a condition conducive to short circuit, presenting at the culmination, a possible solution in the form of a final product. The data collection instruments were: discursive questionnaires, conceptual maps, experimental scripts, argumentative-essay text, games, CANVA Project planning table. The research was based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, following the methodological line of problematization designed by Arco de Maguerez. The analysis of the results showed that the applied sequence is feasible and capable of arousing students' motivation, interest, making them proactive throughout the process and contributing to a more meaningful learning about electricity.
Keywords: Problematization Methodology. Meaningful Learning. Project CANVAS. Electricity.

There are currently no items in this folder.