MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Campo e Campo Magnético no Ensino Médio | Autora: Adriana Azeredo de Souza Ribeiro

por Simone Vasconcelos publicado 04/06/2020 17h08, última modificação 08/06/2020 17h24

Prof.ª Dr.ª Renata Lacerda Caldas
Prof.ª Dr.ª Suzana da Hora Macedo

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564992

A presente pesquisa com foco qualitativo teve como objetivo investigar as potencialidades de uma sequência didática para a aprendizagem dos conceitos sobre campo e campo magnético por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o Ensino Médio. A sequência foi aplicada em turma do 30 ano com atividades diferenciadas progressivamente e com o suporte tecnológico da realidade aumentada, experimentos, vídeos e mapas conceituais. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a Teoria dos Modelos Mentais na visão de Johnson-Laird foram os referenciais teóricos utilizados para o planejamento e análise dos dados da pesquisa. Foram implementados oito momentos na forma da UEPS elaborada. Como resultado da pesquisa foi desenvolvido um produto educacional para auxiliar os professores na preparação de suas aulas no ensino do Eletromagnetismo em nível médio. A análise dos resultados mostrou que a UEPS contribuiu para a aprendizagem dos alunos, uma vez que partindo de um conceito mais geral, campo e especificando para o conceito de campo magnético, funcionou de acordo com o processo cognitivo do sujeito, definido por Ausubel. Os modelos mentais de J-L, explicitados pelos alunos durante a resolução das atividades propostas, foram sofrendo modificações e apontando para indícios de uma aprendizagem mais significativa. A UEPS resultante mostrou-se eficaz no que se refere à apresentação da temática de forma progressiva e recursiva, mediante as respostas e comentários positivos dos alunos.
Palavras-chave: UEPS. Campo Magnético. Aprendizagem Significativa. Modelos Mentais.

 

The present research with a qualitative focus aimed to investigate the potential of a didactic sequence for learning the concepts about field and magnetic field through a Potentially Meaningful Teaching Unit (UEPS) for High School. The sequence was applied in a class of 30 years with differentiated activities progressively and with the technological support of augmented reality, experiments, videos and concept maps. David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the Theory of Mental Models in Johnson-Laird's view were the theoretical frameworks used for planning and analyzing research data. Eight moments were implemented in the form of the elaborated UEPS. As a result of the research, an educational product was developed to assist teachers in the preparation of their classes in teaching Electromagnetism at a high level. The analysis of the results showed that the UEPS contributed to the students' learning, since starting from a more general concept, field and specifying for the concept of magnetic field, it worked according to the subject's cognitive process, defined by Ausubel. The mental models of J-L, explained by the students during the resolution of the proposed activities, have undergone changes and pointing to signs of more meaningful learning. The resulting UEPS proved to be effective with regard to the presentation of the theme in a progressive and recursive way, through the positive responses and comments of the students.
Keywords: PSTU. Magnetic Field. Meaningful learning. Mental Models.

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