MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física > Dissertação > Dissertações Defendidas > Uma Proposta Didática Utilizando os Três Momentos Pedagógicos: Resíduos Eletroeletrônicos e o Ensino de Circuitos Elétricos | Autora: Juliana Gonçalves Leite

Uma Proposta Didática Utilizando os Três Momentos Pedagógicos: Resíduos Eletroeletrônicos e o Ensino de Circuitos Elétricos | Autora: Juliana Gonçalves Leite

por Simone Vasconcelos publicado 04/03/2021 18h55, última modificação 05/03/2021 10h44

Profª. Drª. Cassiana Barreto Hygino Machado
Prof. Dr. Vantelfo Nunes Garcia

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586892

Tendo em vista o nível de dificuldade dos discentes do Ensino Médio, a literatura cientifica da área mostra que, faz-se necessário o desenvolvimento de ferramentas e teorias que ajudem na aquisição de conhecimentos. Esta pesquisa, de viés qualitativa, tem como objetivo avaliar sob a ótica de futuros professores de Física, as potencialidades de uma proposta didática embasada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP’s) para o ensino de circuitos elétricos no ensino médio que se utiliza do tema resíduos eletroeletrônicos. A aplicação ocorreu por meio de um curso a distância de 20 horas, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom organizado em quatro módulos. Durante o curso foi apresentada a metodologia dos 3MP’s, a proposta didática e foi realizada a avaliação da proposta. O primeiro módulo apresenta-se a proposta didática, o ambiente virtual de aprendizagem, vídeo sobre resíduos eletroeletrônicos e questionário. No segundo módulo trabalhou-se um experimento, seguido do seu questionário, apresentou-se os conteúdos da Física e vídeo do simulador Every circuit. O terceiro módulo discutiu-se sobre os experimentos avião elétrico e ventilador USB. No quarto módulo avaliou-se a proposta didática. Os dados colhidos correspondem as respostas aos questionários sobre experimentos, a produção de vídeos no Animaker, respostas no Padlet a respeito do filme e respostas ao questionário final para avaliação da proposta didática. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo e dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A partir da análise da avaliação da proposta didática, foi possível perceber que cada momento pedagógico apresentou atividades com levantamento de problemas que tem o potencial para desenvolver o aprendizado dos estudantes, o tema gerador abordou uma temática importante e se relacionou com os conteúdos, permeando toda a proposta didática. Em relação aos recursos didáticos utilizados, foram considerados importantes contribuições para o desenvolvimento dos conteúdos. Além disso, foi possível perceber, mediante as análises que o curso contribuiu para a formação profissional dos licenciandos. Espera-se que Produto Educacional aqui avaliado pelos futuros docentes possa ser utilizado por outros professores em seus contextos escolares.
Palavras-chave: Três Momentos Pedagógicos. Circuitos elétricos. Resíduos eletroeletrônico

In view of the level of difficulty of high school students, the scientific literature in the area shows that it is necessary to develop tools and theories that help in the acquisition of knowledge. This qualitative research aims to evaluate, from the perspective of future physics teachers, the potential of a didactic proposal based on the Three Pedagogical Moments (3MP's) for the teaching of electrical circuits in high school that uses the theme electronic waste . The application took place through a 20-hour distance course, using the Google Classroom virtual learning environment organized in four modules. During the course, the 3MP’s methodology, the didactic proposal was presented and the proposal was evaluated. The first module presents the didactic proposal, the virtual learning environment, video on electronic waste and questionnaire. In the second module, an experiment was carried out, followed by its questionnaire, the Physics content and video of the Every circuit simulator were presented. The third module was discussed about the electric airplane and USB fan experiments. In the fourth module, the didactic proposal was evaluated. The data collected corresponds to the answers to the questionnaires about experiments, the production of videos in Animaker, answers in the Padlet about the film and answers to the final questionnaire to evaluate the didactic proposal. The data were analyzed through content analysis and the principles of the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM). From the analysis of the evaluation of the didactic proposal, it was possible to notice that each pedagogical moment presented activities with survey of problems that have the potential to develop students' learning, the generator theme addressed an important theme and was related to the contents, permeating the entire the didactic proposal. Regarding the didactic resources used, important contributions to the development of the contents were considered. In addition, it was possible to perceive, through the analysis that the course contributed to the professional training of undergraduates. It is expected that the Educational Product evaluated here by future teachers can be used by other teachers in their school contexts.
Keywords: Three Pedagogical Moments. Electric circuits. Electro-electronic waste

PDF documentJuliana Gonçalves_DISSERTAÇÃO.pdf — PDF document, 4.25 MB

There are currently no items in this folder.