MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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Sequência de Ensino Investigativa Interdisciplinar sobre Fotossíntese | Autora: Ana Laura Loureiro Martins Nascimento

por Secretaria do Mestrado publicado 16/08/2021 12h57, última modificação 26/08/2021 10h19

Prof. Dr. Pierre Schwartz Aug

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602356


Diferentes abordagens educacionais têm sido utilizadas para superar as dificuldades enfrentadas pelos docentes durante o planejamento e execução de aulas a fim de facilitar o aprendizado dos alunos no decorrer do processo educativo. Neste trabalho utiliza-se a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) como um método que favorece as ações dos docentes, pois auxilia os alunos na compreensão dos temas, promovendo potencialmente a alfabetização científica, explorando a criatividade e a curiosidade. Assim sendo, esta pesquisa possui caráter qualitativo e tem como objetivo principal analisar as contribuições, quanto ao ensino, de uma SEI interdisciplinar sobre fotossíntese, cujo público-alvo são estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A SEI estrutura-se em sete fases, abrangendo conteúdos teórico/histórico/experimental/interdisciplinares necessários para melhor entendimento do tema. A fim de verificar suas potencialidades, a SEI elaborada foi exposta à avaliação de docentes de química, física e biologia por meio de entrevista semiestruturada. Após análise das entrevistas foram destacadas as seguintes categorias: método de ensino (SEI), interdisciplinaridade, contextualização, diversidade de recursos didáticos, potencial atitudinal e aprendizagem conceitual. Tais categorias são consideradas pertinentes ao ensino tanto pelos docentes entrevistados, quanto pela literatura, salientando, portanto, o potencial do material para o ensino da fotossíntese.
Palavras-chave: Ensino de Física. Sequência de Ensino Investigativa. Fotossíntese.

Different educational approaches have been used to overcome the difficulties faced by teachers during the planning and execution of classes in order to facilitate students' learning during the educational process. In this work, the Investigative Teaching Sequence (SEI) is used as a method that favors the actions of teachers, as it helps students in understanding the themes, potentially promoting scientific literacy, exploring creativity and curiosity. Therefore, this research has a qualitative character, and its intentions are analyze the contributions, for teaching, for one SEI interdisciplinary on photosynthesis, whose target audience are students of the third grade of high school. SEI is structured in seven phases, covering theoretical / historical / experimental / interdisciplinary content necessary for a better understanding of the theme. To verify its potentialities, the elaborated SEI was exposed to the evaluation of professors of chemistry, physics, and biology through semi-structured interviews. The post analysis of the interviews highlighted the following categories of analysis: teaching method (SEI), interdisciplinarity, contextualization, diversity of didactic resources, attitudinal potential, and conceptual learning. Such categories are considered pertinent to teaching both by the teachers interviewed and by the literature, highlighting, therefore, the potential of the material for the teaching of photosynthesis.
Keywords: Physics education
. Investigative Teaching Sequence. Photosynthesis.

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