MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física > Dissertação > Dissertações Defendidas > Proposta Didática Diferenciada para o Estudo dos Princípios da Dinâmica, em Nível Fundamental, com Ênfase na Experimentação e na História da Ciência | Autor: Gedmar Santos Carvalho

Proposta Didática Diferenciada para o Estudo dos Princípios da Dinâmica, em Nível Fundamental, com Ênfase na Experimentação e na História da Ciência | Autor: Gedmar Santos Carvalho

por Simone Vasconcelos publicado 16/04/2019 00h00, última modificação 23/08/2019 10h03

Prof. Dr. Pierre Schwartz Augé

O objetivo da presente pesquisa é investigar a potencialidade de uma proposta didática, baseada no uso de experimentos e na História da Ciência/Biografia, para a aprendizagem dos princípios fundamentais da dinâmica, na série final do ensino fundamental. Buscou-se no planejamento da sequência didática proposta uma variedade de atividades de modo a propiciar um repertório de oportunidades para que o aluno desenvolva uma aprendizagem significativa. A visão construtivista/humanista de Ausubel e Novak fundamenta teoricamente a pesquisa, além de aportes teórico-metodológicos sobre o uso didático de experimentos e História da Ciência/Biografia. O produto foi aplicado em uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Macaé-RJ, segundo uma abordagem metodológica qualitativa, em específico, um estudo de caso. Os dados coletados permitem inferir um engajamento cognitivo satisfatório, com bons resultados nas avaliações finais de conteúdo conceitual. Colocam-se em relevo as seguintes categorias de análise: aprendizagem significativa, uso de experimentos, História da Ciência/Biografia e atitude. Há de se ressaltar o expressivo engajamento atitudinal durante as atividades.
Palavras-chave: Ensino de Física, Experimentos, História da Ciência/Biografia.

The objective of the present research is to investigate the potentiality of a didactic proposal, based on the use of experiments and in the History of Science / Biography, to learn the fundamental principles of dynamics in the final series of elementary education. A variety of activities were sought in the planning of the proposed didactic sequence in order to provide a repertoire of opportunities for the student to develop meaningful learning. The constructivist / humanist vision of Ausubel and Novak theoretically bases the research, as well as theoretical-methodological contributions on the didactic use of experiments and History of Science / Biography. The product was applied in a class of the 9th year of elementary education in a public school in Macaé-RJ, according to a qualitative methodological approach, in particular, a case study. The data collected allow us to infer a satisfactory cognitive engagement, with good results in the final evaluations of conceptual content. The following categories of analysis are highlighted: meaningful learning, use of experiments, history of science / biography, and attitude. Emphasis is placed on expressive attitudinal engagement during activities.
Keywords: Physics Education, Experiments, History of Science/Biography.

PDF documentGedmar_Dissertação.pdf — PDF document, 4.40 MB

There are currently no items in this folder.