MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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Proposta Didática Diferenciada Baseada no Método “Peer Instruction” para a Aprendizagem de “Trabalho e Energia” no Ensino Médio | Autor: Marlon Vinícius Rios de Faria Queiroz

por Simone Vasconcelos publicado 14/11/2019 10h16, última modificação 19/03/2020 16h53

 Prof. Dr. Wander Gomes Ney

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565205

Observa-se que o ensino tradicional de Física tem sido estruturado principalmente em aulas expositivas, centrado no professor, enquanto os estudantes têm uma participação mais passiva nesse processo. Outra questão é o predomínio de apresentação e aplicação de fórmulas enquanto é dada menor importância à conceitualização. Ensina-se uma Física que é muito importante, mas com poucas conexões com o cotidiano do estudante. Dessa forma, faz-se necessário uma abordagem que retire o aluno da passividade na aula e o coloque no centro do processo de aprendizagem, em que suas experiências, já existentes, sejam levadas em consideração. A proposta desta dissertação é apresentar e analisar aplicação de um produto educacional baseado em aprendizagem ativa que utiliza o método Peer Instruction, com objetivo de contribuir na aprendizagem de “Trabalho e Energia” no Ensino Médio. O principal diferencial desse método é a priorização da abordagem conceitual e de partir da ideia que a melhor forma de o aluno aprender é com as explicações de seus colegas com a mediação do professor. No Peer Instruction, o professor deixa de ser o centro do processo de aprendizagem, e o aluno passa a ter uma função mais ativa antes, durante e depois da aula, com discussões e abordagens que relacionam o seu cotidiano com a Física apresentada nos materiais educacionais. O referencial teórico utilizado para esse produto foi a teoria sócio interacionista de Vygotsky, por considerar que a interação social, a partir de discussões e atividades em grupos, são importantes na aprendizagem do aluno em sala de aula. O produto educacional se baseia em uma apostila que apresenta uma proposta de intervenção didática utilizando o método Peer Instruction com o aplicativo Socrative em aulas sobre “trabalho e energia”. Este material pode ser reproduzido e/ou adaptado pelo docente para uso em suas salas de aula. O produto educacional foi aplicado em três turmas de 1º ano do Ensino Médio do CENSA (Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora) e os resultados da aplicação se apresentaram muito relevantes, com alunos apresentando grande satisfação ao modelo de aula utilizado.
Palavras-chave: Ensino de Física, Peer Instruction, ENEM.

It is observed that the traditional teaching of Physics, in which the lectures of content have a prominent place and the teacher assumes the role of main holder of knowledge, has been unable to arouse real learning in the students. On several occasions, physics is observed by the students as a "mathematics very difficult to solve in the exercises". Physics is taught that is very important but does not establish ties with the student's daily life. It takes a new approach that takes the student out of the passivity of the classroom and puts him at the center of the learning process where his existing experiences can be considered and his "common sense" can be heard and debated. The proposal in this dissertation is to evaluate the extent to which a didactic intervention using the "Peer Instruction" method, created in 1991 by the professor of Physics of the University of Harvard, Dr. Eric Mazur, can contribute to the learning of the content "Work and Energy" in the High School. The method prioritizes the conceptual approach and is based on active learning. Having reference in Vygotsky's socio-interactionist theory, some aspects related mainly to social interaction among students are presented, presenting results of how the discussions and activities in pairs or small groups can produce significant changes in the student's learning in the classroom. In Peer Instruction, the teacher ceases to be the center of the learning process, and the student starts to play an extremely active role before, during and after the class, with discussions and approaches that relate his daily life to the Physics presented in the materials education. From this work, a didactic product about the use of the method and other resources (like the Socrative application) with teacher application material was elaborated. This material can be reproduced and / or adapted by the teacher for use in their classrooms. The educational product was applied in three high school classes of CENSA (Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora) and the results of the application were extremely relevant with students presenting great satisfaction to the classroom model used.
Keywords: Physics education, Peer Instruction, ENEM.

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