MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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Material Didático Elaborado em Problematização e Aprendizado para o Ensino de Eletricidade, com Foco no Currículo Mínimo da SEEDUC-RJ | Autor: Argeu Luiz Augusto Russo

por Aline Oliveira publicado 28/11/2017 11h04, última modificação 19/03/2020 16h57

Prof. Dr. Wander Gomes Ney

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565263

Neste trabalho é proposto o desenvolvimento de um material didático utilizando o recurso da
problematização, baseado no Arco de Maguerez, para a aprendizagem de eletricidade.
Usualmente o ensino de física se apresenta por meio de abordagens de conceitos específicos
de forma fragmentada, dificultando ao aluno associar os temas estudados com a realidade
vivenciada em seu cotidiano. Tanto os PCNs para o Ensino Médio, o currículo mínimo
estadual (RJ), quanto artigos da literatura científica têm trazido a necessidade da
modernização do ensino de física com foco maior na realidade do aluno. É a partir desse fato
que o presente trabalho é direcionado, bem como atender ao currículo escolar do estado do
Rio de Janeiro, para assim desenvolver um material didático voltado para o primeiro bimestre
letivo do 3º ano do ensino médio. O material didático desenvolvido se baseia nos referenciais
teóricos seguintes: resolução de problemas, aprendizagem por meio de práticas com material
de baixo custo, software de modelagens educacional, vídeos voltados à divulgação científica,
textos problematizados e mapas conceituais. A análise da aplicação do material contou com a
interpretação das atividades realizadas pelos alunos e em relatórios ocorrendo em duas turmas
diferentes. Com a observação do professor direcionado pela metodologia qualitativa de
pesquisa em estudo de caso, o material didático mostrou integrar as sequências do currículo
mínimo da SEEDUC-RJ no tema de eletricidade com a prática em sala de aula. Os
mecanismos pedagógicos utilizados atenderam as características de mediação descritas por
Vygotsky em que os conteúdos abordados em sala de aula devem ser direcionados às funções
psicológicas em desenvolver o que ainda não foi formado pelo aluno mediante a sua
realidade. Os alunos descreveram em relatórios pontos relevantes sobre o conteúdo de
eletricidade, onde alguns grupos explicitaram formas e propostas de mudanças de
aprendizagem ao utilizarem equipamentos elétricos no seu cotidiano. A pesquisa oferece
indícios de que a proposta foi relevante para a aprendizagem dos temas pertinentes.

In this work it is proposed the development of an educational product using the resource of
problematization, based in Maguerez Arc approach, to the learning of electricity. Usually the
physics teaching is presented through specific concepts approaches in fragmentary form,
leaving difficulties to the student to associate the themes studied with reality experienced in
your daily life. Both the PCNs to high school, the curriculum minimum (RJ), as scientific
literature articles have brought the need for modernization of Physics Teaching with increased
focus on the reality of the student. It is from this idea that the present work is based on the
minimum curriculum for the State of Rio de Janeiro to develop didactic material back to the
first quarter of the third academic year of high school.The product developed based on
theoretical references: problem solving, learning through practice with inexpensive material,
educational videos, modeling software for scientific dissemination, problematizados texts and
conceptual maps. The analysis of the application of the product with the interpretation of the
books of the students and their reports in two different classes. With the observation of the
teacher directed by qualitative methodology of case study research, the educational product
showed the minimum curriculum sequences SEEDUC-RJ in the subject of electricity with the
practice in the classroom. The pedagogical mechanisms used have attended mediation
characteristics described by Vygotsky in the content covered in the classroom should be
directed to the psychological functions in developing what has not yet been formed by the
student through to your reality. The students described in reports or on relevant points handout
about the contents of electricity, where some groups spelled out forms and proposals for
changes in learning by using electrical equipment in your daily life. The research provides
evidence that the proposal was relevant to the learning of relevant themes.

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