MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física > Dissertação > Dissertações Defendidas > Horta Automatizada: Uma Proposta Interdisciplinar Online para o Estudo de Energia | Autora: Suzana Maria Santos de Oliveira Alencar

Horta Automatizada: Uma Proposta Interdisciplinar Online para o Estudo de Energia | Autora: Suzana Maria Santos de Oliveira Alencar

por Simone Vasconcelos publicado 04/03/2021 18h45, última modificação 05/03/2021 10h42

Prof.ª Dr.ª Renata Lacerda Caldas
Prof. Dr. Vantelfo Nunes Garcia

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586897


O presente trabalho é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, e tem por objetivo investigar as contribuições para aprendizagem significativa crítica, de uma Sequência Didática com foco CTSA, para o estudo da temática Energia em nível Fundamental II e no contexto da construção colaborativa de uma horta escolar automatizada. A temática foi escolhida por estar inserida no dia a dia do educando e devido às dificuldades apresentadas na compreensão de conceitos relacionados à disciplina de Ciências. A proposta ressalta a dinâmica de apresentação do conteúdo em onze momentos de ensino remoto, todos focados na abordagem CTSA e na TASC. Foram utilizados recursos diversos para coleta de dados, como o uso de aplicativos para montagem de vídeos e histórias em quadrinhos, simuladores, experimentos, jogos online e offline, bem como aulas em ambiente não-formal (horta escolar). O fundamento teórico para a elaboração da proposta e análise dos dados está baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC). O público investigado foram educandos do 9º ano do ensino fundamental II de escola estadual em Campos dos Goytacazes/RJ. Os educandos apresentaram o desejo de solucionar os problemas, trazendo contribuições criativas, resultantes de suas pesquisas e estudos assíncronos. De forma geral, os resultados da análise dos dados apontaram as contribuições do estudo baseado na construção da horta automatizada, com indícios de uma aprendizagem mais crítica, significativa sobre Energia e uma visão sustentável referente ao ambiente e a sociedade.
Palavras-chave: CTSA. Sequência Didática. Ensino de Ciências. Energia. TASC.

Master's Dissertation Project presented to the Graduate Program of the Fluminense Federal Institute of Education, Science and Technology, in the Professional Master's Degree in Physics Teaching (MNPEF), as a partial requirement necessary to obtain the title of Master in Physics Teaching . This paper is a qualitative case study, and its purpose is to investigate the contributions to critical meaningful learning, from a CTSA-focused teaching proposal, to the study of Energy at the Elementary level and in the context of collaborative construction. from an automated school garden. The theme was chosen because it is inserted in the student's daily life and due to the difficulties presented in the understanding of concepts related to the science discipline. The proposal under development highlights the dynamics of content presentation in eleven teaching moments, all focused on the CTSA approach and the TASC. Various data collection resources were used, such as the use of video and comic book editing applications, simulators, experiments, online and offline games, as well as classes in a non-formal environment (school garden). The theoretical basis for the proposal elaboration and data analysis is based on the Critical Meaningful Learning Theory (TASC). The audience was students of the 9th grade of elementary school II of state school in Campos dos Goytacazes / RJ. The students presented the desire to solve problems, bringing creative contributions, resulting from their research and asynchronous studies. In general, the results of the data analysis pointed to the contributions of the study based on the construction of the automated garden, with evidence of a more critical, meaningful learning about Energy and a sustainable vision regarding the environment and society. At the end of the research it is expected to have contributed to a more meaningful and critical learning, through the contributions of the CTSA approach, so that students use acquired knowledge for interferences and behavioral changes in society as a whole.
Keywords: CTSA. Didactic Proposal. Science teaching. Energy. TASC

PDF documentSuzana Alencar_Dissertação.pdf — PDF document, 14.36 MB

There are currently no items in this folder.