MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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Estudo de Caso sobre as Leis de Newton: Contribuições para o Ensino no Sistema Prisional | Autor: Carlos Gilmar de Oliveira Brum

por Simone Vasconcelos publicado 07/12/2022 10h54, última modificação 07/12/2022 10h54

Prof. Dr. Vantelfo Nunes Garcia
Prof.ª. Drª. Renata Lacerda Caldas

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do método de ensino Estudo de Caso (EC) para aprendizagem sobre as Leis de Newton no contexto do Ensino Médio (EM) do Sistema Prisional (SP). O método consiste na utilização de uma história sobre algum tema, a qual apresenta problemas específicos que devem ser solucionados pelo aluno (reeducando). Foi elaborada e aplicada uma sequência didática (SD) composta por doze encontros para a resolução de quatro Casos (Aprendizagem Baseada em Casos). O primeiro Caso trabalhou conceitos relacionados à Cinemática. Os três Casos restantes abordaram as Leis de Newton. A aplicação se deu no contexto do Sistema Prisional (SP) de Cachoeiro de Itapemirim-ES, em duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como a maioria dos alunos desse nível educacional no SP não frequenta uma sala de aula a muito tempo, são enquadrados na modalidade EJA. O primeiro momento foi a apresentação da SD junto a aplicação do Caso sobre Cinemática. No segundo, terceiro e quarto momentos os grupos fizeram a análise e a reanálise do Caso sobre a Primeira Lei, juntamente com um experimento. No quinto, sexto e sétimo momento foi abordado o Caso sobre a Segunda Lei e no oitavo, nono e décimo momentos, o Caso sobre a Terceira Lei. No décimo primeiro e décimo segundo foram realizadas avaliações por meio do Jogo Labirinto Humano da Física. A base teórica da pesquisa foi fundamentada pela teoria de Vygotsky, quando sugere uma aproximação entre ensino, aprendizagem e valorização do conhecimento em seu contexto social. Ainda preocupou-se com as evoluções mentais superiores dos alunos e valoriza a capacidade de aprender e reaprender. A pesquisa é de natureza qualitativa e foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados, soluções dos Casos, as histórias elaboradas, questionários e observações em sala de aula. A análise dos resultados motivou a inferência de categorias com indícios de que o método EC auxiliou no aprendizado dos discentes, bem como melhoria na aceitação do conteúdo de Física de forma geral. Também foram considerados de grande importância os recursos didáticos utilizados, sendo o material resultante da pesquisa (Produto Educacional), com potencial significativo para uso em outras unidades prisionais e ou escolas em geral.

Palavras-Chave: Mecânica Newtoniana; Estudo de Caso; Ensino de Física; Reeducandos.

This research aimed to analyze the contributions of the Case Study (CE) teaching method for learning about Newton's Laws in the context of High School (EM) in the Prison System (SP). The method consists in the use of a story about some theme, which presents specific problems that must be solved by the student (re-educating). A didactic sequence (DS) composed of twelve meetings was developed and applied to solve four Cases (Case-Based Learning). The first Case worked with concepts related to Kinematics. The remaining three Cases dealt with Newton's Laws. The application took place in the context of the Prison System (SP) of Cachoeiro de Itapemirim-ES, in two groups of Youth and Adult Education (EJA). As most students of this educational level in SP do not attend a classroom for a long time, they are classified in the EJA modality. The first moment was the presentation of the SD together with the application of the Case on Kinematics. In the second, third and fourth moments, the groups analyzed and reanalyzed the Case on the First Law, together with an experiment. In the fifth, sixth and seventh  oments, the Case on the Second Law was approached and in the eighth, ninth and tenth moments, the Case on the Third Law. In the eleventh and twelfth, evaluations were carried out through the Human Maze of Physics Game. The theoretical basis of the research was based on Vygotsky's theory, when it suggests an approximation between teaching, learning andappreciation of knowledge in its social context. Still concerned with the higher mental evolutions of students and values the ability to learn and relearn. The research is of a qualitative nature and as instruments for data collection, case solutions, elaborated stories, questionnaires and classroom observations were used. The analysis of the results motivated the inference of categories with indications that the EC method helped in the students' learning, as well as animprovemen  in the acceptance of the Physics content in general. The teaching resources used were also considered of great importance, and the material resulting from the research (Educational Product), with significant potential for use in other prisons and/or schools in general.

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