MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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Aplicação do Método Sala de Aula Invertida ao Ensino de Eletrodinâmica em Nível Médio | Autora: Viviane Peixoto Pepe

por Simone Vasconcelos publicado 13/07/2020 16h59, última modificação 10/02/2021 15h56

Prof. Dr. Pierre Schwartz Augé

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572447

O presente trabalho tem como objetivo, fazer apreensões, quanto à aprendizagem, diante da aplicação de um material didático diferenciado sobre eletrodinâmica, utilizando como principal estratégia didática a ‘sala de aula invertida’. Diante disso, o conteúdo sobre eletrodinâmica foi escolhido por tratar-se de um assunto com considerável nível de abstração e formalismo matemático, o qual foi abordado por meio de uma sequência didática que se dividiu em doze momentos. Nesta sequência, foram adotados como instrumentos didáticos: vídeos, jogos, simuladores, questionários investigativos, aulas experimentais, questões de vestibulares, mapas conceituais e dinâmicas, a fim de promover uma aprendizagem significativa, segundo a Teoria da Aprendizagem de Ausubel. Em seu aspecto metodológico, a presente pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso, tendo como público-alvo, alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola privada do município de Campos dos Goytacazes/RJ. Para realização da fundamentação teórica, elaboração da sequência didática e análise dos dados empíricos, aplicados por meio de questionários semiestruturados, considerou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) com suporte das tecnologias digitais para aplicação do método Sala de Aula Invertida (SAI). A partir da análise dos resultados, pode-se concluir que o material instrucional foi eficaz, no sentido de despertar nos alunos maior interesse e motivação, além de torna-los protagonistas no processo de aprendizagem. Alunos outrora desmotivados para aprendizagem da física, pela participação passiva no processo de construção do conhecimento, se mostraram dispostos e instigados a contribuir de forma ativa no processo, apresentando indícios de uma maior facilidade na interpretação das leis físicas presentes nos processos tecnológicos, no contexto da eletrodinâmica.
Palavras-chave: TDIC.Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Significativa. Eletrodinâmica.

The present work has as objective, to make apprehensions, regarding the learning, before the application of this different didactic material on electrodynamics, using as ‘inverted classroom’ as the main didactic strategy. In view of this, the content on electrodynamics was chosen because it is a subject with a considerable level of abstraction and mathematical formalism, which was approached by means of a didactic sequence that was divided into twelve moments. In this sequence, videos, games, simulators, investigative questionnaires, experimental classes, vestibular questions, conceptual and dynamic maps were adopted as didactic tools in order to promote significant learning, according to Ausubel's Learning Theory. In its methodological aspect, this research was developed from a case study, having as target audience, students of the 3rd year of high school in a private school in Campos dos Goytacazes/RJ. In order to carry out the theoretical foundation, elaboration of the didactic sequence and analysis of the empirical data - applied by means of semi-structured questionnaires - the Theory of Meaningful Learning (TAS) was considered with the support of the digital tecnology for the application of the Reverse Classroom Method (SAI). From the analysis of the results, it can be concluded that the instructional material was effective, in the sense of arousing greater interest and motivation in the students, besides making them protagonists in the learning process. Students who were once unmotivated to learn physics, through passive participation in the process of knowledge construction, were willing and instigated to contribute actively in the process, showing signs of greater ease in the interpretation of physical laws present in technological processes, in the context of electrodynamics.
Keywords: TDIC. Reverse Classroom. Significant Learning. Electrodynamics.

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