Notícias
Vídeo produzido no Campus Macaé é selecionado pelo MMA
Educação Ambiental
Equipe que trabalhou na produção do vídeo foi composta de alunos do curso Técnico em Meio Ambiente.
O Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais (Nupern) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA), em parceria com os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé produziram o curta-metragem “Vaudeville Ambiental: S.O.S. Litoral”, que foi selecionado para participar do Circuito Tela Verde, da Secretaria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O filme trata sobre as construções irregulares em áreas litorâneas e foi pensado a partir de uma demanda do Movimento Dunas do Peró, que se posiciona contrário à construção de um resort na área de conservação permanente, em Cabo Frio-RJ. De acordo com a estudante Andressa de Oliveira Durães, da equipe de produção do vídeo, eles optaram pelo filme por possuir maior alcance e linguagem mais simplificada, tratando de forma lúdica um assunto pesado para mobilizar a população em defesa da área de preservação.
O título Vaudeville vem do francês, que significa teatro do absurdo, para mostrar quão absurda é a corrupção e a encenação no planejamento ambiental do país.
Com a participação no Circuito Tela Verde, o vídeo será distribuído pelas escolas e outras instituições de educação ambiental em todo país. Para a estudante Yasmin Futurine, a seleção representa o reconhecimento de um trabalho que foi bem feito, mesmo com a falta de recursos básicos como uma câmera de vídeo, que foi emprestada pelos colegas. “A ideia de submeter o curta foi do Rafael Costa, ex-mestrando do PPEA, que ministrou uma oficina e nos convidou para participar do Circuito. É a primeira vez que estamos participando e já obtemos esse reconhecimento, estou bem feliz”, disse ela.
A professora Maria Inês Paes Ferreira, diretora do filme, frisou o protagonismo juvenil. “Eles fizeram tudo, arrumaram os equipamentos, cenário, figurinos, produção. Estamos trabalhando nesse vídeo desde 2015 e foram muitas pessoas envolvidas, com trabalho voluntário”, afirmou.
Clique aqui para ver o trailer.
Ficha técnica:
GÊNERO: Documentário-ficção
DURAÇÃO: 00:19:10
ROTEIRO: Carlos Henrique Ludgério
DIREÇÃO: Maria Inês Paes Ferreira
PRODUÇÃO: Andressa Durães, Emanuele Santiago, Gabrielle Nascimento, Giovani Borges, Júlia Costa, Lucas Góes, Yasmin Faturini, Thayná Fernandes
FOTOGRAFIA: Maria Inês Paes Ferreira, Giovani Borges, Gabrielle Nascimento, Coordenação de Multimídia e Eventos do IFF Campus Macaé
EDIÇÃO: Gabrielle Martins do Nascimento, Lucca Reid Sabbatini, Maria Inês Paes Ferreira,
ATORES/ATRIZES: Alana Franco, Ana Paula Siqueira, Glayce Quintanilha, Júlia Costa, Laís Hirrany, Marcelo Vizeu, Nathaly Schwartz, Neto Severino, Vitória Fernanda Queiroz, Yasmin Faturini, Keven Prado, Rhuan Cleto
ENTREVISTADOS: Dalila Mello, Roberta Ramalho, Rogério Rocco
MÚSICAS: Pedras que Cantam – Fagner, Piana Sonata 14 – Beethoven, Isso Aqui Tá Bom Demais – Dominguinhos, Brasil – Cazuza e Gal Costa.