MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado em Engenharia Ambiental > Notícias e Eventos > IFFluminense tem assento no Conselho da Rebio

Notícias

IFFluminense tem assento no Conselho da Rebio

Reserva Biológica da União

Professores do PPEA agora fazem parte do Concruni
por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 22/09/2017 13h28, última modificação 22/09/2017 13h28
Primeira reunião da Rebio União com a participação do IFFluminense. (Foto: Wilmar Wan-De-Rei de Barros Jr.)

Primeira reunião da Rebio União com a participação do IFFluminense. (Foto: Wilmar Wan-De-Rei de Barros Jr.)

Os professores do Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense, José Augusto Ferreira da Silva e Marcos Antonio Cruz Moreira são os representantes da instituição junto ao Conselho Consultivo da Reserva Biológica da União (Concruni), no biênio que se inicia.

Segundo a coordenadora do Mestrado, Maria Inês Paes, a importância de participar do Concruni é poder colaborar com estudos e pesquisas necessárias à gestão da Reserva Biológica União, importante Unidade de Conservação que protege fragmento expressivo do bioma da Mata Atlântica (hotspot da biodiversidade) e também corpos hídricos de diversas bacias hidrográficas, entre elas a do córrego Purgatório, tributário do rio Macaé.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental já possui um projeto em curso, denominado “Contaminação do solo por creosoto em uma unidade de conservação de proteção integral: o caso da Reserva Biológica União - RJ/Brasil”. O trabalho resultou na pesquisa de dissertação defendida por Jullie Siqueira Vianna no último dia 14 de setembro, quando foi entregue o documento de indicação dos representantes no Conselho ao gestor da Rebio União, Whitson Costa.

A primeira reunião com as novas representações aconteceu nesta sexta-feira, 22 de setembro de 2017. Na ocasião, a mestra pelo PPEA e servidora do IFF, Jullie Siqueira Vianna, apresentou seu trabalho ao Concruni.


Sobre a Rebio

Criada em 1998, a Reserva Biológica da União tem o objetivo de assegurar a proteção e recuperação de remanescentes da Floresta Atlântica e formações associadas, da fauna típica, que delas depende, em especial o mico-leão-dourado. A área da Reserva Biológica União se estende pelas terras dos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé.

Para saber mais, visite a página da Rebio União.