MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

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Avaliação de Revestimento Cerâmico Ornamental Produzido com a Adição de Resíduos de Pneu

por Mariana Araujo publicado 21/12/2018 08h26, última modificação 17/12/2019 14h52

D.Sc Angélica da Cunha dos Santos

questão ambiental e sustentabilidade do planeta têm sido bastante discutidas em fóruns nacionais e
internacionais e assumido um papel importante nas comunidades. São temas de responsabilidade
coletiva, necessitando da adoção de práticas de produção e consumo sustentáveis. Reduzir e/ou
transformar os desperdícios contínuos em insumo para a mesma unidade de produção ou para
diferentes instalações industriais é essencial para diminuir o consumo de recursos naturais e para
evitar ou minimizar a disposição final desses resíduos no meio ambiente. A incorporação de resíduos
de atividades industriais, tais como o pneu em final de vida útil, considerado um resíduo
combustível, em produtos cerâmicos pode trazer alguns benefícios para a própria indústria de
cerâmica vermelha, como a redução do custo e da quantidade de matéria prima utilizada e a redução
do consumo de combustível durante a queima. Primeiramente, neste trabalho, buscou-se, por meio de
revisão da literatura, identificar as principais alternativas para aproveitamento de resíduos de pneus
inservíveis, a legislação em vigor para este tipo de resíduo e os aspectos ambientais da sua
valorização como matéria-prima alternativa na indústria cerâmica. Posteriormente, esta pesquisa
visou a avaliar o efeito da incorporação de diferentes teores de resíduo de pneus nas propriedades
tecnológicas de revestimentos cerâmicos para usos não estruturais, do tipo plaquetas de tijolos
aparentes, sinterizados em diferentes temperaturas. Para isso, foram confeccionados corpos de prova
com incorporações do resíduo de 0; 0,5; 1; 1,5 e 2% em massa argilosa proveniente da empresa X.
Os corpos de prova foram prensados com pressão uniaxial de 20 MPa e queimadas a 1050 e 1150ºC.
Posteriormente, as propriedades tecnológicas dos produtos, como retração linear, absorção de água,
porosidade aparente e tensão de ruptura à flexão, foram analisadas. Os resultados obtidos foram
comparados aos produtos comercializados pela mesma empresa X, indicando que, de forma geral, a
incorporação dos resíduos de pneu influenciou favoravelmente as propriedades dos tijolos
fabricados.
Palavras-chave: Tijolos aparentes. Resíduos industriais. Reaproveitamento.

The environmental issue and sustainability of the planet have been widely discussed in national and
international forums and assumed an important role in the communities. They are issues of collective
responsibility, requiring the adoption of sustainable production and consumption practices.
Reducing and/or transforming continuous waste into input into the same production unit or to
different industrial facilities is essential to reduce the consumption of natural resources and to avoid
or minimise the final disposition of these residues in the environment. The incorporation of waste
from industrial activities, such as the end-of-life tyre, considered a fuel residue, in ceramic products
may bring some benefits to the red ceramic industry itself, such as reducing the cost and the amount
of raw material used and the reduction of fuel consumption during burning. Firstly, in this work, it
was verified, through a literature review, the main alternatives for the use of waste tires, the
legislation in force for this type of residue and the environmental aspects for its valorization as an
alternative raw material in the ceramics industry. Subsequently, this research aimed to evaluate the
effect of the incorporation of different concentrations of tyre residue on the technological properties
of ceramic coatings for non-structural uses, such as facing bricks, burned in different temperatures.
The specimens were prepared with incorporations of 0; 0.5; 1 1.5 and 2% of the residue in the clay
from company X. Then, they were pressed with uniaxial pressure of 20 MPa and burned at 1050 and
1150 ºC. Subsequently, the technological properties of the products, such as linear shrinkage, water
absorption, apparent porosity and flexural stresss at rupture, were analyzed. The results obtained
were compared to the products marketed by the same company X, indicating that, in general, the
incorporation of the tyre residues influenced favorably the properties of the manufactured bricks.
Keywords: Facing bricks. Industrial waste. Resuse.

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