Integrantes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/08/2020 12h59, última modificação 11/09/2020 15h00
Conheça os membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas Pólis.

Angellyne Moço Rangel (líder)Angellyne Moço Rangel (líder)

Possui bacharelado em Ciência da Educação e mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Já desenvolveu trabalhos sobre Educação Infantil a partir do projeto de pesquisa "O olhar do professor sobre a escola atual: Educação Infantil no município de Campos dos Goytacazes", no qual atuou como bolsista de Iniciação Científica de 2004 a 2006. No mestrado, empreendeu estudos sobre o Curso de Pedagogia no Brasil que resultaram na dissertação intitulada "As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP n°. 1/2006): entre a opacidade do discurso e a panacéia legislativa". Já no doutorado, na universidade mencionada, elaborou a tese: "O Pedagogo no Caleidoscópio: caminhos de formação em Cursos de Pedagogia no município de Campos dos Goytacazes pós Resolução CNE/CP n°. 1/2006 - permanências ou reconversões?". Atualmente, é docente em Educação no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, nos cursos de licenciatura e de pós-graduação lato sensu; conselheira no Conselho de campus do IFFluminense Campus Campos Centro e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação Docente - Pólis. Entre os anos de 2017 e 2019, atuou como docente no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias do IFFluminense e ocupou, no período entre março de 2017 e setembro de 2018, o cargo de coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas, na mesma instituição.

Currículo Lattes 

Otávio Cordeiro de Paula Pierotte (vice-líder)

 É graduado em Ciência da Educação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Gestão Democrática dos Sistemas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: descentralização, municipalização, participação e autonomia. Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010). Doutor em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (2017). Professor do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Centro.

Currículo Lattes 

Ana Paula Ana Paula da Graça Souza Blengini

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel e Licenciada em Pedagogia também pela UERJ. Atualmente é integrante do quadro permanente de docentes do Instituto Federal Fluminense, onde atua nos cursos de licenciatura. Tem experiência nas áreas de educação superior, formação de professores para a educação básica e em pesquisas relacionadas às políticas publicas de educação no Brasil. 

Currículo Lattes


Bianca Isabela

Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira

Professora Universitária. Escritora (autora de diversos livros publicados). Palestrante. Artista Plástica. Doutora em Ciências da Educação (Universidad Americana/PY). Mestre em Cognição e Linguagem (UENF/RJ). Especialista em Neuroaprendizagem, Psicopedagogia e Arteterapia. Graduada em Pedagogia. Áreas de Pesquisa: Educação; Gestão; Neurociências Cognitivas; Funções Executivas, Metacognição e Autorregulação; Percepção, Atenção e Memória; Dificuldades de Aprendizagem; Inteligências Múltiplas; Desenvolvimento Humano. Desenvolvimento de habilidades e competências; Gerenciamento da aprendizagem e da carreira profissional; Arteterapia; Psicologia Analítica Junguiana. Motivação e Autoestima. 

Currículo Lattes

Camille Auatt da Silva

 Doutoranda em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2018) e Mestre pela mesma instituição e programa (2017). Especialista Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas pela Unopar (2019) e Especialista em Literatura, Memória, Cultura e Sociedade pelo IFFluminense (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2014). Trabalha principalmente com os seguintes temas: Envelhecimento Populacional, Envelhecimento Saudável, Educação e Permanência. Integrante do NUCLEAPE - Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFFluminense/UENF). Professora da UNESA em Campos dos Goytacazes - RJ e atuou como professora substituta no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro (2017-2019). 

Currículo Lattes

Christiane MenezesChristiane Menezes Rodrigues

 Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2002), especialização em Gestão Educacional, mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), exercendo docência nas disciplinas da área pedagógica dos cursos de licenciatura do IFF,. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Fundamentos da Educação Básica, da Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente com os seguintes temas: juventude, escola, mundo do trabalho, sociabilidades juvenis, formação de professores, representações sociais e escola/escolarização, ao longo de sua carreira ocupou diversos cargos de gestão pública na educação. 

Currículo Lattes

Daniel Pinheiro Caetano Damasceno

 Bacharel em Ciência da Educação, Mestre e Doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Atualmente é Secretário Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra/RJ e professor da Universidade Estácio de Sá, atuando principalmente no curso de Pedagogia em disciplinas como Pesquisa e Prática em Educação e Sociologia da Educação. Atuou como professor do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM).

Currículo Lattes

Décio Nascimento Guimarães

 Doutor e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor do Instituto Federal Fluminense. Editor-presidente do Conselho Científico da Editora Brasil Multicultural. Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Pesquisador nas áreas: Mediação de Conflitos, Educação, Direitos Humanos e Práticas Inclusivas. Organizador dos livros: Escola hoje: contexto contemporâneo da educação, Escola na família: diálogos pela educação, Educação e direito: inclusão das pessoas com deficiência visual, Educação, cultura e sociedade: diálogos interdisciplinares, Educação e diversidade: diálogo intercultural, Direitos Humanos e Educação: diálogos interdisciplinares, dentre outros.

Currículo Lattes

Dhienes CharlaDhienes Charla Ferreira Tinoco

Professora do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Centro atuante nos cursos de licenciatura. Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem (UENF), especialista em Gestão Escolar: Administração, Orientação e Supervisão (UCAM) e licenciada em Pedagogia (UENF). Possui experiência nas áreas de Supervisão de ensino, Educação e Linguística, especificamente nos seguintes temas: leitura, oralidade e escrita, ensino do léxico e práticas pedagógicas.

Currículo Lattes


Edalma FerreiraEdalma Ferreira Paes

Possui Graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Fluminense (1982), Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (1991), Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Campos (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é professora do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estágio Supervisionado, atuando em Cursos de Licenciaturas. 

Currículo Lattes


Fernanda Serafim

Fernanda Serafim Agum

Possui graduação em Ciência da Educação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006) e mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2012). Atualmente é docente do Instituto Federal Fluminense.

Currículo Lattes




Giulia Carvalho

Giulia Carvalho Candido 

Possui especialização em Gestão Educacional (2020), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atuou como professora de Sociologia na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Atualmente é técnica-administrativa em educação do Instituto Federal Fluminense e coordenadora adjunta da Coordenação Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras.

Currículo Lattes



Ingrid Ribeiro da Gama Rangel

 Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem (UENF), Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade (CEFET-Campos), Graduada em Normal Superior (ISEPAM), Comunicação Social / Jornalismo (UNIFLU-FAFIC) e Licenciada em Pedagogia (UNIFLU-FAFIC). Professora do Instituto Federal Fluminense (Campus Campos Centro) atuante nos cursos de licenciatura, no curso de Especialização em Ensino de Geografia e no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET). Áreas de interesse: Educação / Ensino e Comunicação Social. 

Currículo Lattes

Jonis ManhãesJonis Manhães Sales Felippe

 Doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro na linha de Educação, Cultura, Política e Cidadania. Mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área de concentração de Trabalho e Política Social, Especialista em Política e Sociedade na área de Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor da área de Educação e Coordenador Adjunto do curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas no Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Centro. Pesquisador do NESAE - Núcleo de Estudos Avançados em Educação do IFF. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: permanência na educação, política educacional, desigualdades e acesso à educação, formação de professores e didática.

Currículo Lattes

Luiz Claudio Gomes de Abreu

 Doutorando em Educação na Universidade Estácio de Sá. Mestre em Cognição e Linguagem realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001). Especialista em Psicologia Junguiana realizado na Universidade Estácio de Sá (2018). Possui graduação em: a) Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2006); b) Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (1995) e, c) História pela Faculdade de Filosofia de Campos (1985). Atualmente, é professor das disciplinas: a) Psicologia da Educação; b) Teorias de Aprendizagem, nos cursos de licenciatura e c) Psicologia do Trabalho no curso Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, em Campos dos Goytacazes.

Currículo Lattes

Rafael Pinheiro

Rafael Pinheiro Caetano Damasceno

Doutor em Sociologia Política pela UENF, atualmente desenvolvendo trabalho na área de sociologia política da educação, políticas públicas e educação. 

Currículo Lattes





Roselene AffonsoRoselene Affonso do Nascimento 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduação em Gestão Pública Municipal pela mesma instituição. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Atualmente trabalha como Orientadora Educacional pela Prefeitura Municipal de Macaé e como Docente na área de Educação para Licenciaturas do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro. Coordenadora Adjunta da Licenciatura em Geografia (IFF).

Currículo Lattes


Sabrina Mendonça

Sabrina Mendonça Ferreira

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Cognição e Linguagem (2013) e Licenciada em Pedagogia (2011) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora de disciplinas pedagógicas nos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, a saber: Licenciatura em Letras (Português-Literaturas), Geografia, Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), Teatro, Educação Física e Matemática. Desde 2018, coordenadora de Estágio Supervisionado em contextos não escolares na Fundação Cecierj/Consórcio Cederj na UENF. Estuda e tem buscado pesquisar Escritas na Formação Docente, refletindo-as em suas relações mais potentes para percebê-las enquanto produção curricular na mobilização de possibilidades emancipatórias nosdoscom os cotidianos escolares. Participante do Grupo de Pesquisa Diálogos Escolas-Universidade: Processos Formativos, Currículos e Cotidianos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação Docente do IFF Campus Campos Centro. 

Currículo Lattes

Alunos: 

Luiza Rodrigues Luiza Rodrigues da Cruz

 Graduanda em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFF Campos Centro. Bolsista de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (CEMSTIAC) 2018-2019. Voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Instituto Federal Fluminense (IFF) 2018-2019.

Currículo Lattes


Marcos Gabriel Marcos Gabriel de Araujo Nazareth

 Graduando em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFF Campos Centro.

Currículo Lattes





Michelle Siqueira Michelle Siqueira Azevedo

Possui ensino médio pelo Liceu de Humanidade de Campos (2014). Tem experiência na área de Geografia.

Currículo Lattes





Mikaela CristinaMikaela Cristina França da Silva

Possui ensino médio pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (2017).

Currículo Lattes





Nayara de Pinho Nayara de Pinho Fernandes

Graduanda em Licenciatura em Letras: Português e Literaturas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro - IFF (2018-2022); bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa intitulado "Quem é o sujeito-jovem que quer ser professor? Perfil, perspectivas acerca da formação docente e projetos de futuro dos ingressantes dos cursos de licenciatura" (2020-2021); Atuou como tutora de Língua Portuguesa no núcleo de Linguagens e Códigos do Curso Preparatório Popular Goitacá do IFF Campus Campos Centro (2019).

Currículo Lattes


Yuri Martins

Yuri Martins Robaina

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense.

Currículo Lattes