CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > São João da Barra > Notícias > IFF e UERJ participam de missão de trabalho na Universidade de Nicosia – Chipre

IFF e UERJ participam de missão de trabalho na Universidade de Nicosia – Chipre

Missão internacional

A missão foi realizada com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa do IFF e do Erasmus+, programa europeu de fomento à educação, formação, apoio a juventude e esportes.
por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação da Reitoria publicado 08/07/2022 13h09, última modificação 08/07/2022 18h20
Show image carousel Professor David Costa ministra curso durante a missão de trabalho

Professor David Costa ministra curso durante a missão de trabalho

Representando o Curso de Doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro) do IFFluminense, o professor David de Andrade Costa cumpriu uma agenda de trabalho junto a Universidade de Nicosia (UNIC), no Chipre, entre os dias 22 e 29 de junho de 2022. Dentre as atividades previstas, David  ministrou o workshopIntroduction to Qgis software and watershed delineation using digital elevation model from SRTM/NASA”, em parceria com o professor Antônio Silva Neto, do Instituto Politécnico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Foram realizadas reuniões com pesquisadores e docentes da UNIC com o objetivo de desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Além disso, foi realizada uma reunião na Embaixada Brasileira no Chipre com o intuito de discutir possibilidades de editais de fomento em projetos bilaterais. A missão de trabalho foi realizada com o apoio do Programa Europeu Erasmus+ e com suporte da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Federal Fluminense.

Para o professor David Costa, atual diretor de Ensino do Campus Avançado São João da Barra, “foi possível conhecer diversos aspectos do sistema educacional da UNIC, que atende aos mais elevados padrões internacionais, tendo em vista que o Chipre é membro da União Europeia. Foi uma experiência enriquecedora, inclusive para observar o modelo de parceria entre universidades e empresas, uma prática incentivada pelo IFF, e cada vez mais trilhada no Campus Avançado São João da Barra”.

Esta foi a segunda missão de trabalho na UNIC. Em 2019, o professor Jader Lugon, atual coordenador do AmbHidro, foi o responsável pela formalização da cooperação entre a UNIC e o IFF, assinada em 2021. A internacionalização dos programas de pós-graduação é um importante requisito para avaliação do programa pela Capes. Atualmente, o AmbHidro possui acordos de cooperação com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em Portugal; com a Vancouver Island University, no Canada; com a Universidade Tecnológica de Havana José Antonio Echeverria, em Cuba; além da Universidade de Nicosia.