Notícias
GNA reúne alunos e parceiros em cerimônia do II Programa de Qualificação Profissional em SJB
Programa de Qualificação Profissional
Prefeitura de SJB, Firjan/Senai e IFF são parceiros no Programa da GNA (Foto: Divulgação/GNA)
Em clima de emoção e muita alegria, a GNA realizou na última terça-feira, 29 de novembro, em São João da Barra, a cerimônia para celebrar o início da segunda edição de seu Programa de Qualificação Profissional. O evento reuniu cerca de 150 alunos do programa, o diretor de Operação e Implantação, Carlos Baldi, além da prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, do diretor-geral do Campus São João da Barra do IFFluminense, Paulo Vidal, e o gerente geral de Negócios, da Firjan, Carlos Magno, parceiros da GNA na iniciativa.
Lançada em outubro, a segunda edição do programa abriu 448 vagas gratuitas em cinco cursos profissionalizantes para capacitar a população sanjoanense para as oportunidades de trabalho nos empreendimentos da GNA e na região. Nesta primeira fase, 150 alunos iniciaram as aulas nos cursos de Eletricista Industrial, Eletricista de Obras, Montador de Andaimes, Movimentação de Cargas, Solda e Eletricista de Força e Controle. Desse total, 68% dos participantes são mulheres, o que permitiu a criação de duas turmas femininas: Soldadoras e de Eletricista de Força e Controle, comprovando o grande interesse das mulheres no programa e o incentivo da GNA à equidade de gênero no setor.
Carlos Baldi, diretor de Operação e Implantação da GNA, abriu a cerimônia agradecendo o apoio dos parceiros e parabenizando os alunos: “Gostaria de parabenizar todos os alunos que estão aqui, pois sei que é desafiador. Muitos de vocês têm aula à noite e, às vezes, a rotina é cansativa, mas não desistam. Com conhecimento e qualificação temos condição de evoluir. Tudo é possível quando temos dedicação e perseverança!”.
A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, destacou que qualificação é o primeiro passo para crescer profissionalmente e agradeceu a parceria da GNA, que está investindo no desenvolvimento da população. “Costumo dizer que conhecimento é algo que ninguém tira da gente. É a maior herança que podemos deixar àqueles que amamos. É o ponto de partida transformar vidas. Nosso município não consegue abarcar toda a mão de obra que gostaria, mas, felizmente, temos ao nosso lado empresas como a GNA que investem na qualificação da nossa população. Parabéns a todos por aceitarem esse desafio e ir em busca de seus sonhos!”.
"A participação do Campus São João da Barra no II Programa de Qualificação Profissional da GNA, em parceria com o Senai, está diretamente relacionada à missão que entendemos ter em São João da Barra: proporcionar desenvolvimento econômico-social por meio da educação profissional e tecnológica”. Paulo Vidal
Para Paulo Vidal, Diretor-Geral do IFF SJB, a qualificação de pessoas está no propósito da instituição “Está na raiz dos Institutos Federais a formação e qualificação de cidadãos para atuação no mundo do trabalho, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Nesse sentido, a participação do Campus São João da Barra do Instituto Federal Fluminense no II Programa de Qualificação Profissional da GNA, em parceria com o Senai, está diretamente relacionada à missão que entendemos ter em São João da Barra: proporcionar desenvolvimento econômico-social por meio da educação profissional e tecnológica”.
O Gerente Geral de Negócios da Firjan, Carlos Magno, reforçou a importância de os alunos valorizarem esta oportunidade: “Estar aqui hoje deve ser motivo de orgulho para todos vocês. Valorizem este momento e a chance proporcionada pela GNA e parceiros. O que nos move é trabalhar pela transformação do ambiente econômico e fazer a diferença na vida de vocês. Anualmente, mais de 65 mil alunos passam pelas salas de aula do Senai no estado do Rio e vocês fazem parte dessa transformação. Não percam esta oportunidade e não parem nunca de estudar! Parabéns!”
Na primeira edição do programa, realizada entre 2018 e 2019, 330 alunos se formaram, dos quais cerca de 70%, incluindo 100% da turma feminina de soldas, foram contratados para trabalhar na construção da UTE GNA I, primeira usina da empresa que entrou em operação em setembro de 2021. Muitos deles seguem trabalhando nos empreendimentos da GNA e em outras empresas instaladas no Porto do Açu.
Fonte: Jornal Parahybano