CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > São João da Barra > Notícias > Gestores do IFF São João da Barra dialogam com comunidade

Gestores do IFF São João da Barra dialogam com comunidade

Audiência Pública do IFF campus avançado São João da Barra foi realizada na noite de terça-feira, 26 de agosto de 2014. Comunidade terá dez dias para contribuir com sugestões pelo e-mail disponibilizado.
por admin publicado 27/08/2014 16h55, última modificação 18/12/2017 17h20

Para refletir, em conjunto, sobre as diversas possibilidades de atuação do campus avançado São João da Barra, uma audiência pública foi realizada com a participação da comunidade, gestores municipais e representantes de instituições, na noite de terça-feira, 26 de agosto de 2014, na sede do campus, que está em construção.

O diretor da unidade, Valter Sales, destacou o momento como um importante processo de escuta das sugestões e manifestações que irão contribuir para a construção coletiva e o desenvolvimento das ações do campus. Valter apresentou, ainda, a planta da unidade que está sendo construída em uma área de 96 mil metros quadrados e que irá contar com oito laboratórios, 14 salas de aulas, biblioteca, auditório para 240 pessoas, galpão de oficinas, quadro poliesportiva e restaurante estudantil.

“Os novos candidatos que ingressarem no Processo Seletivo 2015 já estudarão neste novo espaço”, explicou Valter, acrescentando que “iremos oferecer 120 vagas nas áreas de Petróleo e Naval”, disse. Sugestões sobre novos cursos e contribuições para a atuação do Instituto em São João da Barra poderão ser encaminhadas pelo e-mail audiencia.sjb@iff.edu.br até o dia 06 de setembro de 2014.

A preparação dos jovens para o ingresso ao IFF foi um dos pontos discutidos na audiência, tendo como proposta ações compartilhadas entre o Instituto e o Município, bem como um trabalho de interação entre as escolas e a qualificação de professores pelo Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor), de forma que a comunidade local tenha sucesso nas provas de seleção.

Presente no evento, o reitor do Instituto, Luiz Augusto Caldas, definiu a audiência como uma ocasião especial. “Trata-se de um momento de acolhida, de diálogo com a comunidade e suas representações. É um momento, também, para renovar o compromisso dessa instituição que tem uma opção clara pelo desenvolvimento que inclua as pessoas. Esse é o grande objetivo da expansão da Rede Federal e seu processo de interiorização”, afirmou o reitor referindo-se ao crescimento do número de unidades dos Institutos Federais no Brasil, que chegará a cerca de 560 até o final de 2014.

“Gostaria de reforçar, também, que junto com a instalação de um campus, temos o desafio de manter a excelência do ensino, renovar o compromisso com a formação técnica, como também ampliar a formação de professores. Aqui se estabelece um compromisso: trabalhar para que o IFF se faça existir em nome das pessoas”, ressaltou Luiz.

As obras do IFF São João da Barra já estão em fase de conclusão e, em breve, a unidade deverá entrar em funcionamento na sede definitiva. Atualmente, as aulas acontecem em uma unidade provisória. A presença do IFF em São João da Barra começou em 2002. Conheça a trajetória AQUI.

Mais fotos do evento no Flickr do IFF.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 27/08/14)