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Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica por itinerário formativo terá início nesta quarta

Campus Avançado São João da Barra

O itinerário formativo possibilita a qualificação continuada de trabalhadores, de modo a conciliar estudo e trabalho.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/08/2019 11h00, última modificação 13/08/2019 12h02
Campus Avançado São João da Barra oferta aulas do projeto piloto do IFF.

Campus Avançado São João da Barra oferta aulas do projeto piloto do IFF.

 O Campus Avançado São João da Barra do Instituto Federal Fluminense (IFF) dará início nesta semana ao Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica por itinerário formativo. A aula inaugural, ministrada pelo Pró-Reitor de Ensino Carlos Artur de Carvalho Areas, será nesta quarta-feira, 14 de agosto de 2019, às 18h. Para os docentes, será na sala dos professores. E para os alunos a aula inicial está agendada para a sala 16.

 “A necessidade de criar alternativas de formação para trabalhadores foi um dos desafios e das motivações para a elaboração do curso, que vem sendo pensado há dois anos. Com esse foco, a equipe da Pró-Reitoria de Ensino trabalha empenhada para construir uma política institucional que priorize a inclusão e a flexibilização curricular no atendimento à diversidade de públicos-alvo da Educação Profissional. E um dos resultados dessa constante inquietação na busca por inclusão é esse projeto piloto do Instituto Federal Fluminense”, destaca a Direitora de Ensino do Campus Avançado São João da Barra, Maria Lúcia Ravela.

 Entenda como são os cursos por itinerário formativo

 Trata-se de uma modalidade de formação que busca conciliar estudo e trabalho, de modo a tornar a escola um ambiente preparado e adequado a diferentes realidades, inclusive a de trabalhadores, em atendimento ao preceito de que a educação é um direito universal.

 Por isso, há um esforço institucional para disponibilizar cursos compatíveis com a jornada de trabalhadores, cursos voltados para a inclusão e permanência escolar, com ensino flexibilizado e contextualizado e uma trajetória de formação que estimula a continuidade dos estudos e que prepara para uma atuação qualificada no mundo do trabalho, contribuindo para a elevação de sua escolaridade. A proposta é oportunizar meios de o trabalhador ter acesso à qualificação, mas também que ele tenha condições de continuidadade e de êxito no curso.

 É a chamada oferta de Cursos Técnicos por itinerários formativos que passa a fazer parte da grade do Instituto Federal Fluminense, a partir de 2019. O objetivo é ampliar as oportunidades de acesso, trazendo o trabalhador para dentro da instituição de forma que ele possa estudar, trabalhar e se qualificar ao mesmo tempo, de modo a aumentar as possibilidades educacionais desses jovens e trabalhadores que por diversas questões demandam cursos adaptados às suas necessidades e rotinas. A ideia é estimular e propiciar a formação técnica e a conclusão da educação básica para todos.

 Nos cursos técnicos organizados por itinerários formativos, os currículos permitem cargas horárias semanais e diárias menores, compatíveis com as jornadas dos trabalhadores, e o acesso ao primeiro curso pode ser feito por estudantes ou concluintes do Ensino Fundamental.

 O itinerário formativo é construído a partir de uma trajetória de cursos que possibilita organizar os estudos por etapas de formação, além de ter cargas horárias semanais específicas: o estudante ingressa por meio de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), cuja exigência é estar estudando ou ter concluído o Ensino Fundamental, podendo chegar à conclusão de um curso técnico em um processo de qualificação e requalificação com organização de tempo e espaço diferenciados, para aqueles que não podem estudar todos os dias.

 Na prática, o itinerário formativo pode ser entendido como um conjunto de cursos que se somam, ainda que sejam independentes. Ele é dividido em cursos de qualificação profissional, com certificação em cada um, e não há obrigatoriedade de serem cursados de forma contínua, podendo o estudante parar e retornar após um período, por exemplo, de acordo com sua necessidade e possibilidade, num caminho possível de ser adequado à rotina de um trabalhador. O último ingresso se dá na etapa do curso técnico, havendo o aproveitamento dos estudos anteriores, e com a certificação do técnico.

 Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica por itinerário formativo

 O primeiro curso técnico do IFF a ser ofertado desta forma, aprovado em fevereiro deste ano pelo Conselho Superior, órgão máximo do Instituto, será para a unidade de São João da Barra. Diversos outros campi do IFF já iniciaram ações para cursos que se articulam aos itinerários formativos propostos em diretriz, como é o caso de Campos Guarus, Cabo Frio, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna e Quissamã.

 O Técnico Subsequente em Eletrotécnica por itinerário formativo será da seguinte maneira: um módulo básico, que funciona como pré-requisito para os demais, que é o Curso de Formação Inicial de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; em seguida, os cursos de Formação Continuada de Eletricista Industrial e de Montador de Painéis Elétricos. A última etapa corresponde à qualificação técnica, em que o aluno, após ter concluído todos os Cursos de Formação Inicial e Continuada, estará apto a seguir para o Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica para concluir sua formação com o aproveitamento dos estudos anteriores. Cada etapa conta com 300h.

 Em São João da Barra, os cursos que compõem o itinerário formativo vêm sendo ofertados desde 2017 e, com a aprovação, a partir do segundo semestre de 2019, este ciclo será fechado com a oferta da última etapa, o Técnico em Eletrotécnica, com duração de seis meses. Foram ofertadas 30 vagas e as aulas ocorrerão três vezes na semana, no turno da noite. O público-alvo são alunos concluintes do Ensino Médio, maiores de 18 anos e que tenham concluído os FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Eletricista Industrial e Montador de Painéis Elétricos.

 Confira a programação da aula inaugural em São João da Barra

 Abertura: 14 de agosto de 2019, das 18h às 18h30

 Palestra: 18h30
 Pró-Reitor de Ensino Carlos Artur Areas

 Avaliação da trajetória do curso: 19h30
 Para docentes: sala dos professores
 Mediador: Carlos Artur Areas

 Para alunos: sala 16
 Mediadores: Alessandra da Rocha, Edson Ribeiro Ferreira e Paola Barros de Faria Fonseca

 Coffee Break: 20h30