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Instituto Federal Fluminense aprova plano de oferta do primeiro curso de graduação em São João da Barra
Expansão
O Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense aprovou, por meio da Resolução nº 143/2023, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023.2/2028.1, documento oficial de planejamento exigido pelo Ministério da Educação (MEC) e que caracteriza a identidade institucional, definindo sua missão, planejamento estratégico, diretrizes e políticas para o crescimento e alcance dos objetivos da instituição para um período de cinco anos.
Dentre os capítulos do PDI, se destaca o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) que tem por objetivo planejar a oferta de cursos e vagas que serão oferecidos pelos campi da Instituição nos próximos cinco anos. Este planejamento norteará as decisões do campus sobre admissão de servidores e ampliação de espaço físico.
Para elaboração do planejamento de novos cursos, o Campus São João da Barra adotou como premissa o atendimento às finalidades e características dos Institutos Federais apontados em sua lei de criação, colaborando com o atingimento institucional das metas de percentuais legais de oferta de cursos de nível médio, formação de professores e EJA. Alguns dos princípios e características que basearam o planejamento institucional foram:
"Este planejamento será o norteador de muitas ações institucionais e guiará o desenvolvimento do Campus São João da Barra nos próximos anos”, afirma o diretor-geral do campus, prof. Paulo Vidal.
- Ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;
- Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;
- Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;
A proposta de expansão do Campus São João da Barra foi aprovada pelo Conselho Superior do IFF com a oferta regular dos seguintes cursos nos próximos cinco anos:
Tipo de Curso |
Tipo de Oferta |
Nome do Curso |
---|---|---|
Qualificação Profissional | FIC - Formação Inicial e Continuada | - Inglês (Celiff) |
Técnico | Integrado |
- Transporte Aquaviário |
Concomitante / Subsequente |
- Eletrotécnica por Itinerário Formativo* |
|
Pós-técnico | Especialização técnica | - Energias Renováveis |
Graduação | Superior de Tecnologia |
- Logística |
Pós-graduação | Especialização lato sensu |
(Formação de professores por meio de oferta institucional EAD) |
*Dentro da oferta dos itinerários, planeja-se turmas extras do módulo inicial como EJA, que a partir do segundo módulo integrarão as turmas da oferta regular.
Além das ofertas regulares previstas, os campi do IFF podem realizar ofertas de cursos em seus diversos níveis e modalidades de forma pontual por meio de parceria ou via fomento, conforme demandas do território.
Trabalho da Comissão
No Campus São João da Barra, a construção da proposta do seu POCV foi conduzida por uma comissão designada pelo diretor-geral do campus, Paulo Vidal. Foram meses de trabalho e reuniões que envolveram a comunidade acadêmica, atores do poder público e setor produtivo até que o documento fosse aprovado no Conselho de Campus antes da submissão ao Conselho Superior do Iff.
Para a efetiva expansão do campus e oferta de novos cursos, foi considerada a mudança da tipologia “IF Campus Avançado 20/13” para “IF Campus 40/26”, o que significa que o campus passará a contar com 40 docentes e 26 técnico-administrativos. Esta mudança depende de aprovação do Governo Federal, mas o campus está se preparando já há alguns anos para a expansão.
“Atualmente, o Campus São João da Barra possui indicadores e estrutura que o credenciam a mudar sua tipologia, recebendo assim mais docentes e técnico-administrativos. É grande a expectativa para podermos atender cada vez mais as demandas de formação profissional e tecnológica do território”, finaliza o diretor.
O relatório do trabalho da comissão pode ser acessado AQUI.