Notícias
Aprovada criação do Curso Técnico em Transporte Aquaviário no Campus São João da Barra
Novo curso técnico
O Conselho Superior (Consup) do IFF aprovou, em sessão ordinária de quinta-feira, 04 de agosto, o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Transporte Aquaviário do Campus São João da Barra do Instituto Federal Fluminense. O curso será ofertado na modalidade integrada ao ensino médio, o que significa que o estudante cursa o ensino médio em conjunto com o curso técnico, substituindo a oferta de vagas para o Curso Técnico em Construção Naval a partir de 2023.
O projeto de curso e o seu estudo de viabilidade já haviam sido aprovados pelo Conselho de Campus e demais instâncias do IFF até serem enviados ao Conselho Superior. No estudo de viabilidade para a oferta do novo curso foi identificada alta demanda dos arranjos produtivos locais pelo perfil profissional. Atualmente, o Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, abriga a maior base de apoio offshore do mundo, tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo e já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas.
Em análise das atividades exercidas pelas empresas do complexo portuário localizado no município de São João da Barra, foi identificada a necessidade de formação do profissional capaz de operar movimentação em terminal, em logística e em navegação, além de coordenar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário. Segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), o Campus São João da Barra será a segunda unidade da Rede Federal a ofertar o Curso Técnico em Transporte Aquaviário.
Acompanhe a página do Curso Técnico em Transporte Aquaviário para mais informações sobre o novo curso.