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Paródia como forma de difusão de ideias

Alunos de Quissamã apresentaram uma atividade criativa no último bimestre da disciplina de Geografia utilizando paródias como forma de propagar o conhecimento.
por admin publicado 18/03/2015 18h30, última modificação 18/12/2017 14h20

 Os alunos do 1º ano dos Cursos Técnicos em Eletromecânica e Informática Integrados ao Ensino Médio do campus Quissamã apresentaram paródias de reggae, rock, axé, pop, samba e MPB no 4º bimestre da disciplina de Geografia, no dia 9 de março. As paródias foram formas de aproximar o conteúdo aprendido em sala de aula do contexto social e cultural dos alunos, que aprovaram a ideia.

 “A paródia é a recriação de uma música geralmente conhecida, uma reescrita de caráter contestador, satírico, crítico, humorístico. A paródia constrói, assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica. Para se trabalhar com a paródia foi sugerido que a mesma fosse elaborada pelos alunos levando em consideração uma música que já conhecem e que gostam, relacionando-a com o conteúdo geográfico estudado", explicou o professor da disciplina, Wedson Felipe Cabral Pacheco.

 Segundo Wedson, foram passadas as temáticas discutidas em sala de aula durante todo o ano letivo: Cartografia, Geologia, Geomorfologia, Hidrografia, Climatologia e Biomas.

 "As paródias desenvolveram ainda mais nos alunos a habilidade de produzir algo, a partir do que foi visto, ouvido e analisado, levando à elaboração de novas músicas que expressam conceitos, ideologias e atitudes aos ouvintes, iniciando, desta forma, um ciclo de comunicação que leve à produção do ser pensante e atuante na sociedade", complementa o professor.

 Para a aluna Isadora de Oliveira, do curso de Informática, o processo foi muito criativo. "Tivemos a oportunidade de mostrar os nossos talentos e foi um jeito divertido de aprender a matéria”, contou.


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(Publicada em: 18/03/15)