CAMPUS QUISSAMÃ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Quissamã > Notícias > Geografia de um jeito diferente

Notícias

Geografia de um jeito diferente

Alunos de Quissamã participaram de uma atividade inusitada no encerramento da disciplina de Geografia. O professor propôs paródias como instrumento de difusão de ideias.
por admin publicado 06/12/2013 15h10, última modificação 18/12/2017 14h21

 Os alunos dos Cursos Técnicos Integrados em Eletromecânica e Informática do campus Quissamã apresentaram paródias de rock, MPB, Música Internacional e Rap no encerramento do 3º bimestre da disciplina de Geografia, no dia 18 de novembro. Uma forma de aproximar o conteúdo aprendido em sala de aula do contexto social e cultural dos estudantes, que aprovaram a ideia.

 "A proposta da criação de uma paródia relacionando os temas estudados nas aulas incentiva o estudo de todos nós, como alunos, a aprender a matéria de modo descontraído", contou Milena Soares, aluna de Eletromecânica.

Segundo o professor da disciplina, Wedson Felipe Cabral Pacheco, foram passadas as temáticas discutidas em sala de aula: Cartografia, Geologia, Geomorfologia, Hidrografia, Vegetação/Biomas e Climatologia.

 “Eles se reuniram dias antes e apresentaram suas paródias no auditório do campus. O trabalho desenvolvido será fruto de um artigo futuro”, explicou.

 Segundo Wedson, os trabalhos mostraram características que se aproximaram das metas propostas, entre elas, o senso crítico na identificação e análise de temas geográficos presentes nas músicas ouvidas no dia-a-dia; contextualização dos conteúdos geográficos com as mensagens, fenômenos e relações expostas na música; desenvolvimento da habilidade de produzir algo, a partir do que foi visto, ouvido e analisado.

 “Esteve presente a consciência e a capacidade crítica em relação aos problemas vividos pela sociedade, o que nos leva a concluir que os objetivos do trabalho com a música foram alcançados, promovendo a formação de ouvintes críticos, a contextualização com o conteúdo geográfico e a conscientização com relação à função da música, e de todos os veículos de comunicação, de despertar a mudança de atitude, disse o professor.

 Para a aluna Lílian Gonçalves, a atividade foi uma chance de, através da matéria de Geografia, mostrar os talentos e a criatividade do grupo. “Enquanto alunos provamos que aprendemos e repassamos o aprendizado”, finalizou.

 

(Publicada em 06/12/2013)