Perfil do Profissional: Após a conclusão do curso Técnico em Segurança do Trabalho, integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o discente imbuído de filosofia prevencionista, deverá ter uma postura autônoma e crítica que permite intervir na realidade, promovendo mudança em relação às aplicações tecnológicas que determinam a melhoria contínua das condições de trabalho, da produtividade e da qualidade de vida dos trabalhadores.
Competências relativas ao desempenho de atividades direcionadas ao eixo profissional:
1. conhecer os fundamentos de prevenção à saúde;
2. avaliar os riscos profissionais a que estão expostos os trabalhadores e as formas de prevenção de acidentes de trabalho;
3. reconhecer fatores de riscos ambientais;
4. aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho;
5. analisar e estabelecer critérios para escolha de equipamentos de proteção individual e coletiva;
6. conhecer e interpretar a legislação e normas técnicas de segurança do trabalho;
Área de Atuação: O Profissional Técnico em Segurança do Trabalho atua na disseminação dos conceitos prevencionistas entre o empregador e empregados, destacando-se como elemento capaz de permitir a promoção do bem-estar físico, social e mental do homem, condição para o desenvolvimento socioeconômico do país.
As competências e habilidades que se propõe construir no decorrer do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos visam também à formação da capacidade de análise crítica e de iniciativa para tomada de decisões cotidianas. Assim, considerando-se as atividades a serem desenvolvidas pelo profissional, o aluno tornar-se-á apto a aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador; e a determinara utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual – EPI.