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Polo de Inovação do IFF é selecionado pela Cepal/ONU como Grande Impulso para a Sustentabilidade no Brasil

Caso de Sucesso

Estudo de caso sobre o modelo de ação do Polo de Inovação foi selecionado para compor publicação que destaca ações e políticas que promovam a sustentabilidade social, econômica e ambiental.
por Comunicação Social da Reitoria/ Polo de Inovação publicado 29/05/2020 00h00, última modificação 02/06/2020 11h33
Caso de Sucesso

Caso de Sucesso

 O modelo de ação do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG), do Instituto Federal Fluminense, foi selecionado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) - uma das cinco comissões regionais da Organização das Nações Unidas (ONU) - para compor o repositório de estudos de casos de Grande Impulso (Big Push) para a Sustentabilidade no Brasil, que se destina a analisar e evidenciar ações e políticas que promovam a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Acesse o repositório online AQUI

 Foram selecionados 66 trabalhos entre os 130 apresentados, sendo 15 deles elencados como os casos de maior impacto, dentre eles o do Polo de Inovação. Além de figurarem no repositório, estes casos destacados compõem a publicação “Investimentos transformadores para um estilo de desenvolvimento sustentável: Estudos de casos de grande impulso (Big Push) para a sustentabilidade no Brasil”. Os trabalhos se dividem entre os setores de Infraestrutura (energia, logística, saneamento); Sociobiodiversidade; Educação, capacitação e pesquisa; Indústria; Agropecuária e uso do solo; Reciclagem e resíduos; e Outros.

 Para o diretor da Cepal no Brasil, Carlos Mussi, os casos reunidos no repositório são exemplos claros de investimentos que são capazes de entregar resultados sociais, econômicos e ambientais, em linha com uma estratégia de recuperação sustentável para o país.

 “O estudo do PICG foi um dos escolhidos entre os 15 mais impactantes. A chamada para submissão de casos chegou à Embrapii em 2019 e esta nos encaminhou imediatamente, por achar que o PICG poderia representar os Institutos e os Polos no quesito ações multidimensionais para a sustentabilidade”. Diretor do PICG, Rogério Atem.

 O diretor do PICG, Rogério Atem, explica que a submissão para essa chamada acabou se tornando um interessante exercício de levantar o histórico de atuação da antiga Unidade de Pesquisa Agroambiental (Upea) e de mostrar sua evolução em direção ao Polo, e como este foi modelando sua gestão de maneira a ter a sustentabilidade como meio, fim e um objetivo permanente a ser alcançado e mantido. "Na época, relatamos então um pouco dessa história e resumimos nossas ações no campo da pesquisa, inovação, extensão e ensino, bem como nossa relação com a sociedade. Somamos a esse relato uma avaliação qualitativa e quantitativa de desempenho nos três anos e meio iniciais de operação do Polo. Nossa proposta foi bem recebida e selecionada como mais transformadora na categoria Educação, capacitação e pesquisa”, destaca Rogério.

 O evento que marcou o lançamento do Repositório Online do Big Push para Sustentabilidade foi realizado por meio de uma Webinar com a participação de representantes da Cepal e de gestores das instituições com os estudos de caso de maior destaque, que fizeram uma breve apresentação de seus trabalhos. A apresentação do diretor Rogério Atem pode ser assistida no vídeo abaixo, a partir de 1h43min. 

                       

  O poder de disseminação das práticas de Big Push

 O objetivo da Cepal é que estes casos sirvam de exemplos de caminhos possíveis a serem trilhados para o desenvolvimento sustentável e inspirem outras instituições para que novas iniciativas se multipliquem e se tornem cada vez mais fortes e frequentes.

 A oficial de assuntos econômicos da Cepal no Brasil, Camila Gramkow, elogiou o modelo de ação do PICG e sua capacidade de articulação: “O estudo de caso ‘O modelo de ação do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes’, no estado do Rio de Janeiro, ilustra um modelo capaz de coordenar e articular diversos atores (pesquisadores de diferentes áreas de especialidade, setor produtivo, governos em vários níveis, comunidade, etc.) e tipos de financiamento (público e privado) para realização de investimentos em uma variedade de ações (como projetos de PD&I, parcerias, educação e capacitação, ações para gestão e operação do campus), que têm contribuído para um estilo de desenvolvimento sustentável”. 

"É um reconhecimento não só da Cepal, como também da Unesco, da potência educativa e de desenvolvimento tecnológico que o Polo desempenha na Rede Federal e em nossa região", Jefferson Manhães. 

 Para o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, “este é mais um reconhecimento desse modelo que nós construímos aqui no nosso Instituto, sobre como articular o desenvolvimento tecnológico com todo o seu entorno, na perspectiva da sustentabilidade, unindo a relação público-privada de uma maneira de empoderamento do setor produtivo da nossa região, como um modelo de uma unidade que também usa sua tecnologia para poder irradiar um bom exemplo de como você pode ter um campus que otimiza o uso dos recursos naturais e de energia e como isso pode ajudar a fazer com que infraestruturas de outros campi possam ter essas tecnologias desenvolvidas por nós”.

 Jefferson acrescenta que esse resultado demonstra que o IFF está no caminho certo da inovação tecnológica como ambiente adequado para a formação de seus estudantes. "É um reconhecimento não só da Cepal, como também da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da potência educativa e de desenvolvimento tecnológico que o nosso Polo desempenha na Rede Federal e em nossa região, fazendo com que a formação do nosso estudante seja uma formação mais densa, uma vez que tem a possibilidade de participar dos projetos de desenvolvimento tecnológico, mas também muda e aprimora a formação dos servidores que estão envolvidos nesses projetos", conclui o reitor.

 O modelo de ação do PICG é composto por quatro linhas principais: Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); Projetos com comunidades e governos; Projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica; Concepção e operação do campus e, também, de suas ações integrativas que não se restringem a apenas uma linha devido a sua abrangência.


*Com informações da Cepal