Notícias
Polo de Inovação do IFFluminense no enfrentamento à Covid-19
Ações contra o Coronavírus
O Diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, Henrique da Hora, acompanha os trabalhos.
Desenvolver um Aerador-Filtro para hospitais e Módulo Remoto de aquisição e transmissão de dados de monitoramento de pacientes (ECG e Ventilação Mecânica), num prazo de 10 dias em colaboração com empresa e instituição parceiras. Essa é uma das ações em que o Polo de Inovação do IFFluminense está trabalhando. Nessa mesma linha de atendimento às necessidades hospitalares, foi concluído o projeto do aerador de corpos hídricos para que opere como um filtro de ar contra vírus e bactérias.
O Polo já participa em apoio à Diretoria de Internacionalização e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (ProPei) do IFF na organização, operacionalização e manutenção do parque de impressoras 3D para fabricar protetores faciais para profissionais de saúde de hospitais públicos, em estreita colaboração com a empresa Sprint3D, startup que surgiu no Polo e é incubada pela TEC Campos.
"Estamos sete dias por semana no Parque de Impressões 3D para produzirmos protetores faciais, e junto, estamos enviando uma mensagem de apoio aos profissionais de saúde. Nosso trabalho não é só para produzir esse Equipamento de Proteção Individual, que será distribuído e doado em diversos municípios, mas sobretudo para levar esperança e solidariedade para nossa população", ressaltou Henrique da Hora, diretor de Internacionalização e Inovação da ProPEI e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFF .
Para o diretor do Polo de Inovação do IFFluminense, Rogério Atem, “as palavras do momento são: iniciativa, rapidez e acuracidade técnica. Sem essas três coisas não é possível atender à emergência”.
Detalhe da impressão em 3D de componente do protetor facial para profissionais de saúde da rede pública.
Força-tarefa - Grupos de trabalho foram formados para promover a Disseminação de Informações Técnicas e Legais acerca de projetos de desenvolvimento de produção de materiais e equipamentos hospitalares, em diferentes redes de parceiros, acadêmicos, governamentais e do setor produtivo. Em paralelo, há três projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em execução no Polo de Inovação, com as equipes trabalhando remotamente, e mais um projeto assinado, que deve se iniciar em junho.
Uma das lideranças voluntárias desta ação coordenada, Thiago Pessanha, sócio da empresa Sprint 3D, reforça que “a importância desse trabalho é que juntando a parte pública e privada nós conseguimos criar essa força-tarefa para evitar a disseminação do vírus, visto que cada infectado afeta nas decisões dos governantes sobre como resolver essa questão”.
Outro importante ator neste cenário de gestão de crise, o superintendente de Ciência Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Romeu Silva e Neto, destaca que “as universidades têm sido parceiras da Prefeitura de Campos, ajudando a encontrar soluções para nossos problemas, por meio do Programa Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica Viva Ciência. Agora, o Polo de Inovação, bem como o IFFluminense como um todo, TEC Campos e suas incubadas aproximaram-se mais ainda do governo produzindo máscaras para proteção dos nossos profissionais de saúde. Estamos orgulhosos dessa parceria", afirma.
- Importa destacar que todos os protocolos para a preservação da saúde dos colaboradores estão sendo seguidos e está suspenso o atendimento à comunidade externa. Porém, o Polo de Inovação segue colaborando ativamente com os setores público e econômico para viabilizar e articular estratégias e soluções para o enfrentamento à pandemia. Estamos integrados no esforço nacional de desenvolvimento rápido de produtos que atendam ao cenário de emergência - concluiu Rogério Atem.