Notícias
Polo de Inovação Campos dos Goytacazes assina 3º contrato em menos de três meses
Meta Alcançada
Com três contratos assinados em menos de um ano de atuação, o PICG, que busca atingir a meta de sete projetos assinados, em até três anos, para se estabelecer de forma plena como Polo de Inovação Embrapii, já alcançou a meta proposta pela equipe gestora para 2016.
“É uma conquista muito importante. Neste momento de crise no país, estamos conseguindo avançar. Assinamos três contratos em menos de três meses, e estamos em fase de negociação com outras duas empresas. Acredito que até o final de 2016, atingiremos a meta estabelecida para os próximos três anos em apenas um ano”, comemora o diretor do PICG, Vicente de Oliveira.
O terceiro contrato do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes prevê o desenvolvimento do projeto "Protótipo de dispositivo do tipo centrífuga com instrumentação e monitoramento para o processamento de resíduos de efluentes, provenientes de processo industrial de beneficiamento de rochas ornamentais, visando o seu enquadramento legal para devolução ao meio ambiente", coordenado pelo professor do IFFluminense, Romeu e Silva Neto. O projeto será iniciado no dia 1º de abril de 2016 e terá 12 meses de duração.
De acordo com o diretor de Gestão de Projetos do PICG, Rodrigo Martins, o objetivo deste projeto é contribuir para a solução do problema de contaminação dos cursos d´água da região Noroeste Fluminense, em função das atividades de produção (corte) de rochas ornamentais.
"O principal benefício do projeto é o desenvolvimento de uma tecnologia de filtragem de efluente, que é o resíduo resultante de processos industriais, visando à redução da poluição ambiental devido à geração de resíduos no processo de beneficiamento das rochas, enquadrando as empresas nos termos das legislações ambientais pertinentes. Além disso, a água filtrada poderá ser reutilizada no processo de produção e o resíduo separado utilizado como matéria-prima de outras indústrias, como por exemplo a de argamassa", explica Rodrigo.
O contrato foi assinado pelo diretor geral do PICG, Vicente de Oliveira, e pelos sócios-proprietários da Eximea Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA – EPP, Vanderleia Bergamin Fardin e Paulo Roberto Della Barba. A assinatura foi acompanhada pelo gestor do PICG, Rodrigo Martins, pelos professores Rogério Atem e Romeu e Silva Neto, e pelo superintendente geral da Fundação Pró-IFF, Neilton Ribeiro da Silva.
Comunicação Social do PICG com Reitoria