CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Reitor faz visita ao IFF Maricá para acompanhar andamento de obras e instalação de salas provisórias

Notícias

Reitor faz visita ao IFF Maricá para acompanhar andamento de obras e instalação de salas provisórias

Infraestrutura

Módulos que serão usados como salas de aula durante as obras no Bloco Pedagógico estão sendo montados na área externa do ginásio do campus, com previsão de ficarem prontos nos próximos dias.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 16/08/2022 16h03, última modificação 16/08/2022 16h04
Show image carousel O reitor Jefferson Manhães de Azevedo visitou o campus para acompanhar o andamento das obras

O reitor Jefferson Manhães de Azevedo visitou o campus para acompanhar o andamento das obras

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, esteve nesta terça-feira, dia 16 de agosto, no Campus Avançado Maricá para acompanhar o andamento das obras de reparo estrutural no Bloco Pedagógico e da instalação dos módulos que serão usados como salas de aula e de apoio acadêmico durante o período de intervenções no prédio. Foi realizada também uma reunião com a presença do diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt; do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel César Aleluia; e do diretor de Extensão do IFF, Bruno Jardim.

Estão sendo montados, na área externa do ginásio do campus, dois blocos provisórios com módulos, que terão dois andares, cada. A empresa contratada pela Secretaria Municipal de Educação de Maricá iniciou a montagem das estruturas no sábado, dia 13, e a previsão é que o serviço seja concluído nos próximos dias.

As aulas no campus estão suspensas até a próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, conforme comunicado da Direção Geral divulgado no dia 12.

O uso do Bloco Pedagógico está suspenso desde 4 de julho, após a identificação de rachaduras na estrutura do prédio e um ofício emitido pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (SOMAR), informando sobre a necessidade de isolamento dessas áreas, considerando o trabalho das equipes e os incômodos gerados pela obra, como barulho e poeira. A volta às aulas após o período de férias escolares de julho seria em 1º de agosto, mas foi inicialmente adiada em duas semanas em decorrência do atraso da Prefeitura de Maricá na instalação dos novos ambientes de ensino no campus. A construção do IFF Maricá foi feita pelo Município, que é também responsável pelas obras de reparo. 

Nas duas primeiras semanas de julho, com a decisão de suspender o uso do Bloco Pedagógico, as coordenações de curso organizaram um cronograma especial, com as atividades acadêmicas provisoriamente em espaços adaptados, como o auditório, alguns laboratórios, o ginásio e o prédio da biblioteca, pois havia a previsão de instalação dos módulos pela Prefeitura até o fim de julho. Com o atraso na disponibilidade desses espaços que são fundamentais para o retorno das atividades de forma plena no campus, houve a necessidade de adiamento das aulas.

A conclusão das obras no Bloco Pedagógico está prevista para ocorrer em até cinco meses. Até lá, será possível desenvolver todas as atividades acadêmicas previstas no calendário letivo nos dez módulos que estão sendo instalados no campus e também com a realocação dos espaços de ensino prático no bloco de laboratórios, que está recebendo novos equipamentos adquiridos pelo Instituto, além da continuidade do uso do prédio da biblioteca para abrigar os laboratórios de desenho técnico.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá pelo e-mail pedagogico.marica@iff.edu.br.