CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Premiações, confraternização e solidariedade marcam encerramento do Festival de Cultura Corporal

Esporte

Evento realizado no IFF Maricá ao longo do mês de setembro, chegou ao fim nesta quarta-feira, dia 27, com realização de uma cerimônia de encerramento no auditório do campus.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 27/09/2023 19h22, última modificação 27/09/2023 19h38
Os amarelos da 1B de Meio Ambiente venceram a disputa geral e o título de melhor torcida

Após três semanas de disputas acirradas e torcidas apaixonadas, o Festival de Cultura Corporal terminou nesta quarta-feira, 27 de setembro, numa grande confraternização entre as turmas dos cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. A cerimônia de encerramento e premiação dos vencedores foi realizada no auditório, com a consagração de duas turmas de Meio Ambiente como as campeãs desta edição: o título inteclasse de 1º ano foi para os amarelos da 1B, enquanto na disputa entre 2º e 3º anos, os vermelhos da 2A levaram a melhor.

"Terminamos hoje essa primeira edição do Festival, e fica o meu agradecimento especial aos estudantes e também a minha alegria, o meu carinho e a minha satisfação em ver o empenho de cada turma, sobretudo na integração apresentada durante todo o evento, em especial na promoção das ações sociais. Tudo isso nos faz, mais uma vez, refletir sobre o fato de que nunca é só esporte, nunca é só uma competição ou só um interclasses. Há muitos princípios por trás de tudo isso e um deles é que, da mesma maneira em que conseguimos nos organizar para jogar e para fazer uma apresentação de abertura, também podemos unir nossas forças e interesses em ações em prol de nossa sociedade", destacou a professora de Educação Física do IFF Maricá e organizadora do Festival, Regiane Costa.

A pontuação do evento foi contabilizada com base nos resultados obtidos pelos times nas provas de corrida (1º ano) e nos jogos de cabeçabol, handebol e queimado (2º e 3º ano), realizados ao longo do mês de setembro, além da realização de campanhas de solidariedade pelas turmas e da organização das torcidas na cerimônia de abertura do evento, em 6 de setembro. A 1B de Meio Ambiente alcançou o primeiro lugar com 90 pontos, seguida pela 1A, também de Meio Ambiente, e a 1A de Edificações. Na disputa de 2º e 3º anos, a 2A de Meio Ambiente conquistou 51 pontos, vencendo o 2º ano de Edificações e a equipe mista de 3º ano, que vieram na sequência do pódio.

"Para nós o mais importante foi a organização das torcidas, que não foi fácil: a turma toda tendo que concordar na escolha da cor que nos representaria, escolher mascote, o que faria na apresentação da abertura... E o que vimos foi todo mundo se unindo. Essa foi certamente uma das melhores coisas que o interclasses nos trouxe", contou Eli Silva, da vitoriosa equipe amarela do 1º ano.

Além de conquistar o título geral do evento, a 1B de Meio Ambiente também foi campeã no quesito torcida organizada, empatando com pontuação máxima de 20 pontos com os verdes da turma de 2º ano de Edificações. Nessa disputa, foram analisados, por seis jurados externos, critérios como criatividade, adereços, envolvimento, mascote, musicalidade, atividade corporal artística e organização geral.

Houve ainda a premiação para os destaques dos jogos, com a premiação para os artilheiros do handebol, Francesco di Lucca, com sete gols marcados no masculino, e Clara Peixoto, com seis gols no feminino. Francesco di Lucca acumulou mais uma premiação, dessa vez como destaque em fair play durante o Festival.

Itens arrecadados pelas turmas serão doados a instituições

Na cerimônia, foi feita também a apresentação de parte dos itens arrecadados em campanhas de ação social realizadas por cada uma das turmas ao longo das quatro semanas de evento. Os estudantes escolheram instituições voltadas a cuidados com idosos, crianças e animais de rua, onde farão a entrega, nos próximos dias, de itens como roupas, brinquedos, alimentos não-perecíveis e itens de higiene pessoal, entre diversos outros.

"Mesmo perdendo nos jogos, nossa alegria em participar de um evento tão significativo como esse foi gigantesca. Nossa turma se empenhou bastante na arrecadação e, inclusive, conseguimos uma grande parte dos recursos com a venda de bolinhos no campus, os cupcakes do Shrek. Assim, conseguimos comprar alimentos não-perecíveis, biscoitos, material escolar, massinha de modelar, entre outros, para entregarmos ao Lar dos Pequeninos, aqui de Maricá", explicou a estudante Maria Eduarda, do time verde do 2º ano de Edificações.

A 1ª edição do Festival de Cultura Corporal terminou com uma apresentação da banda Projeto 7, que tem entre seus integrantes o estudante do 1º ano de Edificações Heitor Nogueira. Mas, segundo a professora Regiane Costa, vem mais Festival por aí. A previsão é que a 2ª edição do evento aconteça em dezembro, novamente com disputas de modalidades tradicionais e de outras que serão recriadas, entre elas o volençol, uma espécie de voleibol cooperativo, em que cada uma das equipes segura um lençol esticado para rebater a bola para o adversário, em vez de usar diretamente as mãos.

A previsão inicial é que as turmas de 1º ano tenham futsal masculino e feminino, além de jogos recriados em formato misto. As  turmas de 2º ano, além das de 3º ano como convidados, terão voleibol feminino e masculino, volençol e peteca mistos. As inscrições serão abertas entre novembro e dezembro.