CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Neabi do IFF Maricá faz visita com alunos à exposição 'Um defeito de cor', no Museu de Artes do Rio

Estudantes também fizeram um passeio guiado pela exposição temporária 'Nhande Marandu - Uma História de Etnomídia Indigena', no Museu do Amanhã, que traz produções contemporâneas dos povos indígenas.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 14/04/2023 07h20, última modificação 14/04/2023 11h21
Os alunos percorreram exposições no Museu de Artes do Rio e no Museu do Amanhã

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá promoveu nesta quinta-feira, 13 de abril, um visita com estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente à exposição "Um defeito de cor", que faz uma revisão historiográfica da escravidão abordando lutas, contextos sociais e culturais do século XIX.

Acompanhados de guias do museu e de professores do IFF Maricá, os alunos percorreram as galerias, visitando cerca de 400 obras de artes entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de cem artistas brasileiros e do continente africano.

Atualmente, o Museu de Arte do Rio tem em cartaz também as exposições “A construção do MAR e a Pequena África”, "O Bastardo: O Retrato do Brasil é Preto", "Luz no Caminho" — sobre o cotidiano de mulheres negras em meio a paisagens do dia a dia do subúrbio carioca — e  “Todos Iguais, Todos Diferentes?” — que busca provocar reflexões sobre a diversidade cultural através da pluralidade dos povos. Mais informações em https://museudeartedorio.org.br

Visita à exposição 'Nhande Marandu - Uma História de Etnomídia Indigena'

A viagem ao Rio incluiu ainda o Museu do Amanhã, onde os estudantes fizeram um passeio guiado pela exposição temporária "Nhande Marandu - Uma História de Etnomídia Indigena", que traz produções contemporâneas dos povos indígenas, mostrando como eles já fizeram e fazem comunicação, analógica e digital.

Os alunos também puderam percorrer a exposição permanente do Museu do Amanhã, em que o público é convidado a percorrer uma narrativa multimídia estruturada em cinco grandes momentos – Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.

O álbum completo de fotos está disponível em https://flic.kr/s/aHBqjAzDtL.