CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Miniempresa do Campus Avançado Maricá participa de Feira Internacional

Notícias

Miniempresa do Campus Avançado Maricá participa de Feira Internacional

Empreendedorismo

Grupo apresentou um protótipo inovador de um cadarço do futuro, durante o evento.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/08/2017 18h36, última modificação 28/08/2017 12h59

 A Miniempresa Max Enterprise S.A./E., do Campus Avançado Maricá, participou da 34ª Feira das Miniempresas, organizada pela Junior Achievement (ONG Internacional que atua no Brasil e em mais de 180 países), no dia 12 de agosto de 2017, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca.

 Com a participação também de outras 19 miniempresas representando escolas técnicas e instituições de ensino do Rio de Janeiro, o evento teve por objetivo reunir os produtos construídos por cada uma delas, possibilitando o diálogo, a troca de ideias e a interação entre os estudantes do Ensino Médio que integram as miniempresas.

 O evento também contou com desafios-relâmpago, visando pleitear pontos nos seguintes quesitos: a decoração do stand da miniempresa na Feira, que incorporou elementos aprendidos no Projeto Integrador “Fundamentos da Sustentabilidade e do Consumo Consciente”, de forma a enfatizar a otimização dos gastos por meio de materiais que reduzissem a quantidade de resíduos no final da Feira; a camiseta com o logotipo da miniempresa para todos os servidores (achievers) e alunos (advisers), que trazia os nomes dos patrocinadores; o planejamento das estratégias de venda; o grito de guerra e a coreografia ensaiados.

 A Max Enterprise S.A./E. criou o produto conhecido como Flex – O cadarço do futuro, um acessório à vida cotidiana, consistindo em cadarços elásticos e anatômicos, que se ajustam ao sapato/tênis, sendo práticos, pois uma vez colocados não precisam ser amarrados como os cadarços convencionais. A ideia do produto surgiu de uma realidade vivida pelo estudante Mateus Santos de Almeida.

 “Quando surgiu a oportunidade de apresentar o protótipo de algo inovador, me veio uma inspiração: muitas vezes eu chegava atrasado na aula porque tenho sérios problemas em amarrar o meu cadarço e com pensamentos nessa mesma linha surgiu o ‘Flex’, e o grupo aderiu! E se não fosse esse grupo super eficiente, proativo, participativo e, principalmente, ético, não estaríamos onde estamos hoje. Gostaria de aproveitar este espaço para super parabenizar os advisers: sem eles, nada seria possível. A Feira foi maravilhosa, os staffs super atenciosos, e uma grande lição de empreendedorismo nos foi passada. A Junior Achievement está de parabéns pela Feira! Agora só nos resta dizer: Vamos, Max! Pra frente, Max!”, comemora Mateus.

 Para a coordenadora do Programa Miniempresa no Campus Avançado Maricá, a professora de Filosofia Elane Maria Farias de Carvalho, a participação na Feira foi uma experiência enriquecedora para os envolvidos.“Vejo com bastante otimismo e esperança toda a animação que foi uma marca constante da participação dos nossos servidores e, principalmente dos nossos alunos no Programa. Já na nossa primeira participação, obtivemos destaque entre as escolas participantes. Tenho a confiança de que estamos indo na direção certa!”, afirma. “Precisamos canalizar esforços dentro do IFF para ampliar as possibilidades de atuação profissional dos nossos jovens e prepará-los para os desafios do século XXI”, complementa.

 Para a estudante Joyce dos Santos Roberto Valentim, a feira foi “uma ótima oportunidade para colocarmos em prática o conhecimento e a experiência que adquirimos até agora durante as jornadas, com o diferencial de que dessa vez sentimos na pele a concorrência em relação às outras miniempresas e seus respectivos produtos”.

 O estudante Leonardo Lobão Legentil Filho destaca que o Programa possibilita experiências sobre o funcionamento de uma empresa, o mundo dos negócios, e destaca as competências adquiridas no processo, tais como liderança e responsabilidade. “Nosso grupo é muito determinado e animado, fatores que nos ajudaram muito na 34ª Feira das Miniempresas, em que consideramos o ápice da experiência de ser um miniempreendedor. Um dia de muita aprendizagem, vendas e desafios, porém de muita descontração e oportunidades de conhecer pessoas e fazer amizades”.

 Da mesma forma, acredita Nicole Ribeiro Cardozo: “a oportunidade de poder participar de um Programa como o da Miniempresa, que propõe tantas experiências empreendedoras, foi de extrema importância para podermos obter o resultado que obtivemos na Feira. A nossa empresa conseguiu grande destaque!”, ressalta.

 Visando sistematizar algumas ações da miniempresa, nesta edição, foi proposta uma jornada extra com os miniempresários com o lema “Vamos falar de ética”, discutindo-o a partir de um jogo, mediando reflexões sobre uma conduta ética na vida profissional e pessoal, e contribuindo, assim, para a compreensão do papel dos envolvidos como cidadãos. Tendo como alicerce a criticidade, o pensamento complexo e a problematização da realidade, esta intervenção provocará os estudantes e os servidores envolvidos a analisar o cenário brasileiro, um exercício constante e necessário para resgatar o compromisso com a ética. As miniempresas participantes desta proposta receberão uma certificação de Empresa Comprometida com a Ética no dia da formatura, ao final do Programa Miniempresa.