CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > IFF Maricá tem início das aulas de sua 3ª turma do curso de Formação Inicial em Libras

Notícias

IFF Maricá tem início das aulas de sua 3ª turma do curso de Formação Inicial em Libras

Inclusão

Capacitação é promovida em parceria com a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, e tem 200 alunos matriculados.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Ascom da Prefeitura de Maricá* publicado 23/10/2023 16h58, última modificação 23/10/2023 16h58
A aula inaugural foi realizada no auditório do IFF no sábado, dia 19

A aula inaugural foi realizada no auditório do IFF no sábado, dia 19

Começam nesta segunda-feira, 23 de outubro, as aulas da 3ª turma do curso gratuito de Formação Inicial Continuada (FIC) em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, oferecido a partir de uma parceria entre o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas. A aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 21, no auditório do IFF Maricá.

No total, 200 novos alunos terão semanalmente aulas interativas, totalizando 160 horas de curso distribuídas em nove meses de duração, sendo sempre uma vez na semana com duração de duas horas cada uma. O curso oferece de forma conjunta os níveis básico e intermediário. As aulas serão realizadas exclusivamente na modalidade online (pelo aplicativo Zoom) e contará com atividades presenciais. A previsão de conclusão é para o mês de julho de 2024.

“O curso de Libras faz parte do plano de trabalho do Centro de Referência em Políticas Inclusivas de Maricá, que é uma rede de serviços da Secretaria de Políticas Inclusivas. Ciente da importância na qualidade da prestação deste curso, o Instituto Federal Fluminense se uniu a nós se agregando como parceiro. Isso agrega também um grande valor ao curso”, ressaltou o secretário de Políticas Inclusivas de Maricá, Clauder Peres.

O IFF Maricá é  o responsável pela coordenação das aulas e emissão do certificado, que tem ainda a chancela do Ministério da Educação.

Para a aluna Giulia Passione, de 22 anos, o curso é válido na busca pela igualdade de direitos de todos os cidadãos. “Já no primeiro dia tive muitas informações importantes e achei a experiência incrível. Acho que vale muito a pena porque a gente luta por uma sociedade mais inclusiva e acessível”, observou a aluna, que é cadeirante.

* Texto elaborado pela Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com parte das informações apurada pela Comunicação Social da Prefeitura de Maricá (https://www.marica.rj.gov.br/noticia/politicas-inclusivas-inicia-curso-de-libras-para-200-alunos/)