Notícias
IFF Maricá recebe pesquisadora em debate sobre engajamento das escolas para a preservação dos rios
Evento
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá recebe nesta quinta-feira, 15 de setembro, às 15h, a escritora, educadora e pesquisadora Silvana Gontijo, para debater a importância do engajamento das escolas na recuperação e preservação dos rios. A palestra faz parte da programação do Seminário de Metodologias Ativas na Educação Ambiental do IFF Maricá, que teve início na segunda-feira, dia 12. O evento acontecerá no ginásio do campus e não há necessidade de inscrição prévia.
Silvana Gontijo é presidente da Planetapontocom, que atua em parceria com Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no desenvolvimento do projeto "Esse Rio é Meu", que foi criado a partir de uma pesquisa realizada com professores, com o objetivo de formas de motivar e mobilizar crianças e jovens sobre a preservação ambiental, dentro do processo pedagógico.
O Seminário de Metodologias Ativas na Educação Ambiental do IFF Maricá acontece de 12 a 16 de setembro, com uma extensa programação. A abertura do evento contou com uma roda de conversa com o professor português José Pacheco, referência mundial em educação inclusiva e práticas pedagógicas inovadoras.
Entre os convidados estão também o geógrafo do Instituto Nacional do Ambiente (Inea) e gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Ricardo Voivodic, que ministrou palestra na terça-feira, 13, numa atividade que contou ainda com exposição de exposição com animais taxidermizados e material da brigada anti-Incêndio do Inea, além de uma apresentação do projeto "AEQUOR: o futuro começa agora! Revitalização da Lagoa de Araçatiba e sua biodiversidade bentônica", da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O evento teve ainda a participação do Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo (PEA Rendas), por meio do EmTendas, que são espaços montados pelos educadores ambientais com atividades que abordam as rendas petrolíferas e outros assuntos relacionados a cadeia produtiva do petróleo e gás natural.
Nesta sexta-feira, 16, o seminário terá a palestra online “O Sociodrama Primário como Metodologia Ativa para Contextos Extremos”, com os professores Antonia Benedita Teixeira e Harrysson Luíz da Silva, da Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); além da apresentação “O Projeto da Universidade do Mar”, com o coordenador do Movimento Baía Viva, Sérgio Ricardo; e a palestra “Câmara Técnica Costeira – CTCOST do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá: Iniciativas e primeiros passos para implantação”, com Paulo Harkot, do Comitê da Bacia Hidrográfica.
Veja a programação:
Segunda-feira, 12: às 9h, mesa de abertura com a roda de conversa sobre Metodologias Ativas na Educação Ambiental, com o professor José Pacheco, da Escola da Ponte; a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cleo Lima; do gerente de Regulação Ambiental Secretaria Municipal de Educação de Maricá, professor Marcos Lacerda; e da educadora ambiental do projeto Rendas do Petróleo Fharah Mahrmud.
Terça-feira, dia 13: Oficinas EmTendas, às 9h e às 13h30;
Quarta-feira, dia 14: a partir das 8h, Exposições “O Papel das UCs na Educação Ambiental” (INEA/ PESET); "Projeto AEQUOR: o futuro começa agora! Revitalização da Lagoa de Araçatiba e sua biodiversidade bentônica"; e palestra “Os Serviços Ecossistêmicos prestados pelas UCs”, com o geógrafo Ricardo Voivodic, gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
Quinta-feira, dia 15: a partir das 8h, visita técnica de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente à Fazenda Ibiaci. Às 15h, palestra “Esse Rio é meu!”, com Silvana Gontijo, da Planetapontocom.
Sexta-feira, dia 16: às 10h, palestra online “O Sociodrama Primário como Metodologia Ativa para Contextos Extremos”, com Antonia Benedita Teixeira (Escola Socioemocional Socionômica/RIPERC) e Harrysson Luíz da Silva (UFSC/RIPERC: Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática). Às 14h, palestra “O Projeto da Universidade do Mar”, com - Sérgio Ricardo (Baía Viva). Palestra de encerramento, às 15h, “Câmara Técnica Costeira – CTCOST do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá: Iniciativas e primeiros passos para implantação”, com Paulo Harkot.