Notícias
IFF e Prefeitura de Maricá lançam projeto que ofertará 1.600 vagas em cursos técnicos gratuitos
Parceria
O Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Prefeitura de Maricá, através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), firmaram um convênio para a abertura de 1.600 vagas, ao longo de três anos, em cursos técnicos gratuitos voltados a cidadãos de Maricá que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e buscam qualificação para uma melhor inserção no mercado de trabalho.
O projeto Formatec: Maricá+Técnico prevê a oferta de vagas por semestre, distribuídas por cursos de formação técnica nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática, Logística e Meio Ambiente. Haverá turmas nas modalidades concomitante — em que o estudante cursa o Ensino Médio em outra instituição de forma simultânea ao ensino técnico no IFF — e subsequente, que é voltada a quem já concluiu o Ensino Médio.
O Formatec: Maricá+Técnico integra o escopo de iniciativas realizadas pelo ICTIM, que tem como objetivo direcionar a gestão de política institucional de inovação através da ampliação de ações em prol do bem-estar social, aumento de produtividade e geração de riqueza com sustentabilidade para a presente e as futuras gerações.
"O convênio entre o IFF e a cidade de Maricá é uma iniciativa que dará novos rumos no contexto da qualificação. Os alunos do Ensino Médio de qualquer escola situada no município poderão se inscrever e, se aprovados, fazer o contraturno técnico no campus do IFF. A Prefeitura está apostando firme na formação e qualificação dos nossos jovens e adultos", destaca o presidente do ICTIM, Carlos Senna.
A primeira oferta de vagas será no segundo semestre deste ano. As aulas acontecerão no Campus Maricá, do IFF, situado no bairro de Ubatiba, nos turnos da tarde (cursos concomitantes) e noite (cursos subsequentes). Em breve será divulgado o edital de seleção das primeiras turmas do projeto.
Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, a ação conjunta trará enormes ganhos para o município.
"O objetivo do convênio é fortalecer o projeto da educação profissional e tecnológica pública em Maricá, por meio de uma maior diversidade de cursos ofertados e com a oportunidade de atendermos um número maior de pessoas, entre jovens e adultos. Essa parceria entre o IFF e a Prefeitura será bastante exitosa e permitirá ao Instituto ganhar mais musculatura para fortalecer o desenvolvimento de Maricá e, naturalmente, de seu entorno", ressalta o reitor do IFF.
Modalidades
Subsequente - Turmas voltadas a quem já terminou o Ensino Médio. Será obrigatória a apresentação de declaração ou certificado de conclusão. A formação técnica terá duração de um ano e meio, com aulas no turno da noite.
Áreas de formação
Ingresso
Projeto Pedagógico dos Cursos
No dia 11 de abril, o IFF Maricá recebeu os integrantes do grupo de trabalho da Pró-Reitoria de Ensino responsável pela criação das diretrizes para oferta de cursos técnicos por itinerários formativos no Instituto. A visita teve o objetivo de iniciar, junto com a gestão do campus, o trabalho de criação dos projetos pedagógicos desses novos cursos.
Atualmente, todas as turmas do campus são de formação técnica integrada ao Ensino Médio. Os novos cursos serão diferentes: a oferta será concentrada nas modalidades Subsequente — para estudantes que já tenham o Ensino Médio completo — e Concomitante, que é voltada a quem esteja cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e tenha interesse em fazer a formação técnica no IFF.
Outro diferencial dos novos cursos é que eles seguirão o modelo de itinerários formativos, que começou a ser implementado no Instituto em 2019, com a proposta de ampliar as oportunidades de acesso de trabalhadores à instituição. Isso porque o itinerário formativo é construído a partir de uma trajetória de cursos trilhada pelo estudante no IFF, que possibilita organizar os estudos por etapas de formação. É concedida uma certificação de capacitação profissional diferente para cada uma dessas etapas, sendo que, ao terminar a etapa final, o aluno é certificado como técnico.
O documento que aponta as Diretrizes Institucionais para a Organização Curricular dos Itinerários Formativos no IFF pode ser acessado na Resolução Nº 36/2018.