CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Estudantes do IFF Maricá visitam torneio internacional em aula externa de Educação Física

Handebol de Praia

Turmas de 2º ano assistiram a jogos do Global Tour Beach Handball, torneio que está sendo realizado pela Federação Internacional de Handebol (IHF), na Barra de Maricá, até domingo, dia 30.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 27/04/2023 19h33, última modificação 27/04/2023 19h52
Show image carousel A arena está montada na Barra de Maricá

A arena está montada na Barra de Maricá

Atletas de alto nível em quadra, arquibancadas lotadas e muita vibração, com direito a ver de pertinho o gol da vitória da seleção brasileira no último segundo de jogo: para os alunos do 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, a aula de Educação Física desta quinta-feira, 27 de abril, foi mais do que especial. Eles participaram, acompanhados da professora Regiane Costa, do Global Tour Beach Handball, torneio de handebol de praia da Federação Internacional de Handebol (IHF), que acontece até o próximo domingo, na Barra de Maricá.

Em meio às disputas de bola das seleções masculinas e femininas de Brasil, Estados Unidos, Uruguai e México, os estudantes aprenderam sobre as regras do esporte e esquemas táticos, entre diversos outros pontos, como parte do conteúdo dos "Jogos de Arremesso", um dos tópicos que fazem parte da disciplina de Educação Física para as turmas de 2º ano.

"Participar do Global Tour, um evento internacional em nossa cidade, foi uma experiência fantástica e convidativa à formação dos nossos estudantes. Costumo dizer que nunca é somente um jogo. Tratando-se de esporte, estamos falando de todo o processo que nos sensibiliza a interagir com a torcida, as emoções, os princípios respeitosos, as táticas, técnicas, regras, fundamentos da modalidade. Tenho certeza de que foi uma experiência muito potente para nossos estudantes", explica a professora.

Professora do IFF foi vice-campeã na modalidade

Para completar a experiência, os alunos do IFF ainda tiveram um diferencial e tanto em relação ao restante da plateia, que nesta quinta-feira estava lotada com estudantes de todo o município. Isso porque a professora de Educação Física do IFF Maricá é atleta profissional do handebol de praia, ex-integrante da seleção brasileira e vice-campeã no Circuito Brasileiro, pelo SG/Odete São Paio, cuja final foi realizada no domingo passado, dia 23, na mesma arena. Durante os jogos, os estudantes puderam acompanhar em tempo real as explicações da professora-atleta sobre a modalidade, além de tirar dúvidas a cada lance.

"Pra mim, enquanto professora, sinto-me contemplada por mediar esse convite ao aprendizado, cuja temática será trabalhada em nossas aulas de Educação Física enquanto jogos de arremesso nas turmas de 2° anos e na iniciação/preparação das equipes para os jogos intercampi do IFF. Além disso, poder conversar sobre handebol de praia é uma honra, pois sou atleta dessa modalidade há tempos, começando no handebol de quadra por meio de ações escolares no Ensino Fundamental. Logo, valorizar o esporte na escola e zelar pela sua oferta traduz um pouco do que sou e do que faço nas aulas", destaca Regiane Costa.

Aluno do Curso Técnico em Edificações, Daniel Costa ficou empolgado com o esporte, que até então tinha pouco conhecimento.

"Foi muito legal a experiência, muito animador. Pudemos ver os jogos do Brasil, tanto feminino quanto masculino, contra nossos hermanos argentinos e aprender várias técnicas. Como a professora Regiane é atleta dessa modalidade, foi ainda mais interessante, porque ela compartilhou várias experiências e visões táticas do jogo, além de falar sobre as regras e jogadas conforme aconteciam", contou Daniel.

O Global Tour Beach Handball segue até este domingo, 30 de abril, na arena montada na Barra de Maricá, com entrada gratuita. Também é possível acompanhar as transmissões dos jogos, ao vivo, pelo link https://youtube.com/@tvcbhb321.