CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Estação de Tratamento de Esgoto de Maricá recebe estudantes de Edificações do IFF em visita técnica

Aula Prática

Atividade externa foi organizada para alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado como parte do conteúdo da disciplina de Instalações Hidráulicas.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 26/01/2023 13h09, última modificação 26/01/2023 14h19
Os estudantes do IFF Maricá visitaram as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto, em Araçatiba

Estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram na manhã desta quinta-feira, 26 de janeiro, de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçatiba, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a coleta e o tratamento de resíduos no município. A unidade é operada pela Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), órgão que divide com a Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) a competência do Saneamento Básico no município.

A atividade em campo foi organizada pela professora Helena Fideles, como parte da disciplina de Instalações Hidráulicas. Segundo ela, a visita foi muito positiva para o enriquecimento do conteúdo trabalhado de forma teórica em sala de aula.

"Fomos muito bem recebidos pela equipe da Sanemar e agradecemos pela oportunidade de realizarmos essa visita técnica. Em sala de aula, focamos mais nas instalações prediais de esgoto e, agora, pudemos ver pessoalmente como funciona uma ETE, que é o local onde o esgoto que sai das edificações é tratado para, então, ser encaminhado adequadamente para seu destino final", explicou a professora.

Aluna do 2º ano de Edificações, Vitória Reis já conhece bem o espaço visitado nesta quinta-feira, junto com sua turma. Desde o ano passado, a estudante participa do Programa de Estágio da Prefeitura de Maricá, atuando justamente na Estação de Tratamento de Esgoto de Araçatiba.

"Foi uma experiência muito legal poder participar dessa visita junto com a minha turma, pois eles puderam vivenciar na prática como é o trabalho realizado e nossa rotina diária na estação. Eu estagio na parte de redes, que é a etapa anterior a do tratamento do esgoto. Está sendo uma oportunidade incrível, não apenas para aprofundar meus conhecimentos relacionados à área de técnica, mas também em outras competências importantes na minha formação profissional, como trabalho em equipe, comunicação interpessoal e organização, entre tantas outras. A minha ideia, agora, é seguir no estágio por mais este ano e, ano que vem, ingressar na faculdade de Engenharia Civil", conta a estudante.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Araçatiba foi reinaugurada em novembro de 2022, com uma série de melhorias, entre elas acessibilidade, manutenção preventiva, impermeabilização de tanques, limpeza e redução na ocorrência de falhas, com o objetivo de beneficiar mais de 10 mil famílias de Maricá.