CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Equipe do IFF Maricá faz visita técnica visando estabelecer parceria para coleta seletiva no campus

Notícias

Equipe do IFF Maricá faz visita técnica visando estabelecer parceria para coleta seletiva no campus

Sustentabilidade

Servidores estiveram na Agência de Coleta Seletiva Eccos Sustentável, em Cordeirinho, com o objetivo de iniciar futuramente um trabalho de conscientização e de coleta de materiais para reciclagem.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 26/06/2023 17h25, última modificação 26/06/2023 17h36
A Agência de Coleta funciona no bairro de Cordeirinho

A Agência de Coleta funciona no bairro de Cordeirinho

Uma equipe de servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participou nesta segunda-feira, 26 de junho, de uma visita técnica à Agência de Coleta Seletiva Eccos Sustentável, em Cordeirinho, com o objetivo de iniciar futuramente, no campus, um trabalho de conscientização e de coleta de materiais e resíduos para reciclagem.

A visita foi organizada pelo professor André Coelho, que é coordenador do projeto "Criação e gerenciamento de sistema de gestão ambiental no Campus Avançado Maricá", do Programa Jovens Talentos, com fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

"Conhecer o trabalho da cooperativa foi enriquecedor, pois conseguimos aliar as nossas demandas. Dessa forma, vamos mitigar uma quantidade considerável de matéria sólida, até então disposta como lixo comum, para a reciclagem, o que diminui nosso impacto ambiental no território", explica o professor, que esteve na Agência de Coleta Eccos Sustentável acompanhado pela professora da área de Geografia Tássia Cordeiro e da bibliotecária Danieli Brabo de Moraes, ambas do IFF Maricá.

A Agência de Coleta Seletiva de Cordeirinho é a primeira inauguarada em Maricá, com início das operações em março de 2022, a partir de uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável. O espaço funciona como um centro de câmbio da reciclagem e compensação financeira aos coletores e a população em geral, fazendo o descarte correto de materiais prejudiciais ao meio ambiente.

Engenheira ambiental da Plastic Bank, Danielle de Farias Gomes foi quem recebeu a equipe do IFF Maricá para apresentação das atividades realizadas atualmente em Cordeirinho. A profissional explica ainda que o material entregue é rastreado por meio da utilização da tecnologia blockchain, que é uma base de dados que rastreia toda a cadeia da reciclagem do material, desde o beneficiamento até a transformação em uma nova embalagem.

A ideia do IFF com a parceria é que materiais que atualmente são depositados no lixo comum, como garrafas pet, alumínio, papel e papelão possam ser reaproveitados na reciclagem. Há ainda a possibilidade de atuar como ponto de coleta de outros resíduos como óleo de cozinha e lixo eletrônico para destinação adequada na Agência.