CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Dirigentes do IFF se reúnem no Campus Maricá para assinatura de termo com Conselho de Técnicos

Gestão

Reunião teve a participação do reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores dos campi, que discutiram ainda a minuta da Política de Governança, entre outras pautas do Colégio de Dirigentes.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 30/08/2022 20h57, última modificação 31/08/2022 00h16
Show image carousel O reitor do IFF assinou um memorando de entendimento do Conselho Regional dos Técnicos

O Campus Avançado Maricá recebeu nesta terça-feira, 30 de agosto, o Colégio de Dirigentes do Instituto Federal Fluminense (IFF), órgão formado por gestores da Reitoria e os diretores-gerais de todos os campi do Instituto. O encontro marcou a retomada das reuniões presenciais do grupo, que nos últimos dois anos vinham ocorrendo de forma híbrida, e teve o objetivo de formalizar uma parceria com o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), analisar a minuta da Política de Governança do IFF e discutir a proposta de realização da 1ª Reunião de Dirigentes do IFFluminense (REDIFF).

"Estamos retomando a presencialidade do Colégio de Dirigentes num momento importante e de modo similar ao que a gente fazia antes da pandemia, em que a ideia era poder ter algumas reuniões em diferentes campi, até para que os dirigentes possam ter a ciência das possibilidades e dos desafios de cada unidade. Isso é fundamental quando precisamos discutir, por exemplo, o orçamento e as políticas educacionais do Instituto como um todo", explicou o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo.

Para o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bitencourt, ser a sede dessa primeira reunião presencial do Colégio de Dirigentes e também da formalização do acordo com o Conselho dos Técnicos é de fundamental importância para o campus, especialmente neste momento, por marcar a participação nas ações do Instituto e também por possibilitar aos gestores da Reitoria e dos demais campi uma percepção maior dos desafios enfrentados atualmente pelo IFF Maricá.

"Foi um momento muito positivo de troca, de entendimento e de apresentarmos aquilo que a gente tem conseguido. O contato dos gestores com nossos alunos também foi muito positivo. Os estudantes estavam curiosos, vieram conversar. E isso tudo é muito significativo no sentido de pertencimento, de nossos estudantes perceberem que fazem parte de um Instituto que é composto por muitos outros campi e o quanto nós também somos importantes dentro dessa grande estrutura", destacou Emerson Brum Bitencourt.

Reunião de Dirigentes

A primeira parte da reunião dos dirigentes foi reservada para a assinatura de um memorando de entendimento com o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), que é a instituição responsável pela atuação profissional dos técnicos na área de abrangência do IFF. O documento foi assinado pelo reitor do IFF e pelo presidente do CRT-RJ, Gilberto Palmares, com a ideia de levar para os campi os serviços oferecidos pelo Conselho, como o CRT Itinerante, que é uma unidade móvel de atendimento. Durante a formalização do acordo, Jefferson Manhães de Azevedo aproveitou para ressaltar que a maior parte dos estudantes do Instituto é formada em cursos de nível técnico.

"Estabelecemos hoje uma parceria importante e temos muito a agradecer ao IFF, que é uma instituição com longa tradição na formação profissional e nos buscou com essa intenção de assinarmos um termo para caminharmos juntos", afirmou Gilberto Palmares.

A reunião do Colégio de Dirigentes contou ainda com a apresentação da proposta de programação da 1ª Reunião de Dirigentes do IFFluminense (REDIFF), prevista para ocorrer inicialmente em 1º de novembro, em Campos dos Goytacazes. A ideia é ter a participação dos servidores que ocupam funções de direção e de coordenação, de todas as unidades e da Reitoria do IFF, na discussão de temas relevantes para o Instituto.

"Esse evento será uma grande oportunidade de termos mais de 400 servidores reunidos, num espaço em que possamos nos conhecer melhor como Instituto e dialogar sobre questões fundamentais para o nosso trabalho", explicou a diretora de Desenvolvimento Institucional, Alline Morais, que faz parte da comissão do evento.

Política de Governança

A segunda parte da reunião foi reservada para as discussões do Comitê Interno de Governança, instituído pela Portaria N.º 898/2021, e que funciona como um órgão de assessoramento à Reitoria no que tange à adoção de medidas para a sistematização de práticas relacionadas à governança, gestão de riscos e controles internos. O comitê é composto pelo reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores dos campi. Na reunião, foi feita a apreciação da minuta da Política de Governança do IFF, que vem sendo construída por um grupo de trabalho formado por integrantes do Comitê Interno de Governança.

"A Governança Pública é uma forma de instituir um sistema de estratégia, de planejamento e de controle, em que os gestores e todos os que estão ligados à gestão estabelecem internamente como a instituição desenvolve suas instâncias, estruturas e métodos, de forma que não sejam monocráticas, mas sim com nossos colegiados, comissões e conselhos atuando de forma articuladas e harmoniosa com a gestão para a tomada de decisões", ressaltou a diretora de Desenvolvimento Institucional, Alline Morais, explicando que o documento seguirá, posteriormente, para análise do Conselho Superior do Instituto.

Mais informações sobre a Governança Pública no IFF estão disponíveis na página temática, que pode ser acessada AQUI.