CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Campus Avançado Maricá divulga o Processo Seletivo 2018 para o IFFluminense

Campus Avançado Maricá divulga o Processo Seletivo 2018 para o IFFluminense

Seleção 2018

Ações incluem divulgação nas escolas e agendamento de visitas ao campus, em parceria com a Secretaria de Educação de Maricá.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 28/09/2017 13h07, última modificação 02/10/2017 11h26
Show image carousel Comissão Local do Processo Seletivo durante reunião com profissionais da área de educação

A Comissão Local de Processo Seletivo do Campus Avançado Maricá reforçou, em parceria com a Secretaria de Educação do município, as estratégias de divulgação da campanha de ingresso 2018, planejando as ações e seu compartilhamento com os representantes do órgão municipal.

Dentre as ações de divulgação, foi realizada uma reunião no campus, no dia 19 de setembro, com os diretores e representantes das escolas municipais e estaduais de Maricá para tratar do Processo Seletivo, visando apresentar a Instituição, bem como circular as informações sobre a oferta de 90 vagas para o ano letivo 2018, no Eixo Tecnológico de Infraestrutura - Curso Técnico de Edificações Integrado ao Ensino Médio. Desta reunião, foi construída uma agenda de visita às escolas com o objetivo de divulgar o processo seletivo para os estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

A coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Sônia Freire, destacou a importância da ação no território maricaense: “essa campanha contribui para que as vagas ofertadas pelo IFF valorizem o morador local, que hoje corresponde a 95% dos alunos matriculados no Campus Maricá”.

Para o coordenador Local do Processo Seletivo, Gabriel Gonçalves, "é importante que os laços entre o IFFluminense e a escolas de rede pública de Maricá sejam reforçados, para que cada vez mais jovens maricaenses tenham a oportunidade de ingressar no Instituto Federal. Com certeza, essa parceria com a Prefeitura Municipal ainda renderá muitos frutos na consolidação do Instituto na cidade".

Entre os dias 20 a 25 de setembro, 19 escolas localizadas no município de Maricá foram visitadas e o campus disponibilizará uma agenda interna para a comunidade conhecer a escola e esclarecer possíveis dúvidas sobre o Processo Seletivo. Além disso, as ações de divulgação contam com o envio de materiais para prefeituras vizinhas e com as redes sociais, site institucional e mídias locais.

Sobre a ampliação do número de vagas, que saltou de 35, em 2017, para 90 vagas em 2018, a diretora-geral do campus, professora Regiane Costa, ressalta que o IFFluminense apresenta como perspectiva a expansão da oferta de vagas, seja numa proposta de verticalização, seja de horizontalização do processo formativo.

“Em sede provisória, com uma conjuntura de restrição orçamentária e com o repensar político-econômico brasileiro, é um desafio propor 90 vagas e zelar pela qualidade da formação que defendemos construir. Sabendo das limitações e prioridades, agradecemos à Prefeitura Municipal de Maricá, que tem se esforçado para cumprir as tratativas do convênio de cooperação técnica com a nossa Instituição, na tentativa de garantir que, para 2018, ainda em sede provisória, abarquemos mais estudantes com a conclusão da obra de um bloco de quatro salas e banheiros acessíveis. Com isso, pudemos ampliar o número de vagas, decisão que nos traz alegria e sustenta o nosso compromisso com a comunidade maricaense e com os municípios vizinhos", destaca a diretora.