Notícias
Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFF Maricá visitam Estação de Tratamento da Cedae
Ensino
A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Laranjal, em São Gonçalo, recebeu nesta quarta-feira, 18 de janeiro, estudantes do 2º e do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, para uma visita técnica às instalações onde são produzidos cerca de 7 mil litros de água potável por segundo. A atividade foi organizada pela professora Elane Carvalho, dentro do conteúdo programático das disciplinas de Saneamento e Ética Ambiental.
Durante a visita, o grupo participou de uma palestra no auditório da estação com a coordenadora do Laboratório de Controle de Qualidade da ETA, Diana Guedes, e em seguida conheceu as estruturas responsáveis por todas as etapas do tratamento de água, passando pelos decantadores, floculadores e filtros, onde receberam explicações sobre o funcionamento de cada uma das fases de produção.
"Esse projeto de visitas é de fundamental importância, pois quanto mais pessoas conscientes sobre a conservação dos mananciais, do uso da água e do trabalho desenvolvido pela estação, melhor será para todos nós. É sempre muito bom ter vocês estudantes aqui conosco, trocando experiências", ressaltou a coordenadora.
Após a vista às instalações, os alunos do IFF também tiveram a oportunidade de conhecer o programa Replantando Vida, promovido desde 2001 pela Cedae, com o intuito de unir ações de reflorestamento com ressocialização de apenados, e puderam levar para casa mudas de pau-ferro e sibipiruna, que são nativas da mata atlântica.
A professora de Biologia no IFF Maricá Lilha Barbosa também participou da atividade e destacou o grande interesse demonstrado pelos estudantes sobre o conteúdo apresentado pelos profissionais da Cedae.
"As visitas técnicas são fundamentais durante o processo de formação técnica, já que os estudantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho, o uso de laboratórios no dia a dia da profissão e também a atuação dos profissionais. Esse conhecimento adquirido na visita de hoje certamente refletirá em sala de aula, pois a gente terá a oportunidade de debater questões ambientais com essa bagagem de conhecimento adicional", disse a professora.
A Estação de Tratamento do Laranjal faz parte do Sistema Imunana-Laranjal, da Cedae, e é na verdade um complexo de produção e fornecimento de água potável constituído de três estações interligadas, com vazão de 7 mil litros por segundo, atendendo cerca de 2 milhões de pessoas nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, além da Ilha de Paquetá.