CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Alunos de 1º e 2º ano do IFF Maricá devem responder questionário da Direção de Ensino até 15/11

Ano Letivo

Sondagem faz parte de projeto de reforço escolar em elaboração no campus, e link de acesso está disponível nos grupos de mensagem das turmas, na Direção de Ensino e no mural da recepção.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 10/11/2022 12h24, última modificação 10/11/2022 12h28
O link de acesso está disponível no mural da recepção do campus e nos grupos das turmas

A Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá está realizando uma pesquisa de sondagem com os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente para identificar demandas relacionadas a reforço escolar e aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Todos os alunos matriculados nas turmas de 1º e 2º ano deverão responder, até a próxima terça-feira, 15 de novembro, o questionário online enviado nos grupos de mensagem das turmas. O link também pode ser acessado na Direção de Ensino e no mural da recepção do campus. O questionário é simples e exige menos de cinco minutos para ser preenchido.

Segundo o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel Aleluia, a participação de todos os estudantes é fundamental. O objetivo, explica o gestor, é dar início, ainda este ano, ao projeto Estudos de Base, que está sendo desenvolvido em conjunto pelo corpo docente e a Coordenação de Permanência e Êxito do campus.

"O projeto Estudos de Base nasce do envolvimento e preocupação dos professores com a questão do rendimento escolar de nossos alunos, assim como da motivação e atitudes deles ao longo do ano letivo. Há ainda o trabalho da equipe pedagógica, em sua concepção, pois a ideia é que a gente consiga identificar as demandas e mobilizar nossos estudantes para que essas dificuldades possam ser superadas", destaca o diretor.

Esta primeira fase do projeto está sendo elaborada pelos professores André Felipe Coelho, Éverton de Moraes, Isabela de Carvalho, Raquel Freitas de Lima e Tássia Balbi Cordeiro, além do diretor de Ensino, Mendel Aleluia, e a técnica em assuntos educacionais Luciane Soares Almeida, responsável pela Coordenação de Permanência e Êxito Estudantil.

"O reforço escolar é muito significativo, especialmente nesse período de pós-pandemia, em que sabemos que o processo de aprendizagem foi invariavelmente afetado durante o ensino remoto. A ideia do projeto é recuperar e reforçar conteúdos básicos nas principais áreas de conhecimento do Ensino Médio Integrado. Estamos com uma expectativa muito positiva de auxiliar esses alunos a iniciar o ano letivo 2023 ainda mais preparados para avançarem em suas formações profissionais", ressalta a técnica em assuntos educacionais.

A elaboração do projeto utiliza como base, além dos dados a serem obtidos na sondagem com os alunos, levantamentos feitos no sistema QAcadêmico sobre o desempenho estudantil no 1º semestre deste ano e observações docentes durante as aulas.