CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Alunos da rede municipal participam de minicurso no IFF Maricá sobre inclusão no ambiente escolar

Projeto de Pesquisa

Atividade foi ministrada pela equipe do projeto 'InclusIFF: como construir uma escola inclusiva' e contou com a participação de cerca de cem estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 10/05/2023 13h14, última modificação 10/05/2023 13h27
O minicurso aconteceu no auditório do IFF Maricá

Um grupo de cerca de cem estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lucio Thome Guerra Feteira, do bairro de Cordeirinho, participou na manhã desta quarta-feira, 10 de maio, de um minicurso sobre inclusão no ambiente escolar, promovido por meio do projeto de pesquisa "InclusIFF: como construir uma escola inclusiva", do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá.

O minicurso foi ministrado no auditório do campus pela coordenadora do projeto, a professora do IFF Maricá Isabela Bastos, e pela bolsista Julia Guerra, aluna do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente, a partir de uma demanda da escola municipal.

"Houve uma interação grande e muito positiva dos estudantes durante o minicurso, tanto no sentido de compartilhar respostas a perguntas que fazíamos, quanto em tirar dúvidas que eles tinham. E nossa ideia com o projeto é justamente a de ampliar essa conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, porque o mundo pode ser melhor se a gente tiver uma sociedade mais inclusiva", explicou a coordenadora do projeto, Isabela Bastos.

Professora de Ciências na Escola Municipal Lucio Thome Guerra Feteira, Renata Miguel conta que os estudantes ficaram empolgados com a aula e também em conhecer melhor o campus, com a intenção de, futuramente, fazer a prova para vir estudar no Instituto.

"Foi uma atividade maravilhosa para nossos alunos, abordando esse tema tão importante que é o da inclusão, e também muito proveitosa no sentido de relacionar a conteúdos que estou ministrando em sala de aula atualmente, como por exemplo genética. Só temos a agradecer pelo convite", destacou a professora de Ciências.

As pesquisas desenvolvidas pelo projeto "InclusIFF: como construir uma escola inclusiva" tiveram início em outubro de 2022, a partir de um edital de fomento com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este foi o terceiro minicurso promovido pela equipe do InclusIFF, sendo a primeira vez para estudantes da rede municipal. Antes, a atividade já havia sido realizada durante a 7ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC) do IFF Maricá, em dezembro de 2022, e na semana de abertura do ano letivo de 2023 no campus, em março.

O projeto tem como objeto de pesquisa o papel do mediador escolar, em diferentes níveis de ensino, e conta atualmente com dois bolsistas. É possível entrar em contato com a equipe pelo e-mail isabela.carvalho@iff.edu.br.