Notícias
Pesquisa detalha necessidades educacionais dos alunos surdos
Educação Especial
Mesa-redonda realizada no Seminário de Educação Bilíngue onde a pesquisadora apresentou os dados da pesquisa.
A pedagoga do IFF Campus Macaé, Rafaela Dumas, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e tecnológica (ProfEPT) e está desenvolvendo uma pesquisa sobre os estudantes surdos do IFFluminense. Os dados da pesquisa foram apresentados no III Seminário de Educação Bilíngue (Semebi) promovido pelo Campus Macaé. A mesa-redonda também contou com a participação da professora Maysa Zampa e do professor Victor Emmanuel que apresentaram experiências enquanto docentes de estudantes surdos.
O relatório técnico, elaborado com base em entrevistas realizadas em todos os campi do IFF, aponta as necessidades educacionais do público surdo. De acordo com Rafaela, os maiores desafios são as adaptações curriculares respeitando o direito legal no que tange a sua língua materna, além do respeito a sua identidade e cultura. “Outro ponto que o IFF precisa garantir é o direito legal da educação bilíngue de surdos, como a estratégia 4.7, da meta 4 no PNE (Plano Nacional de Educação), além do capítulo V A da LDB (lei de Diretrizes e Bases da Educação)”, destaca a pesquisadora.
Com este trabalho, a servidora pretende propor recomendações para criação de uma política institucional inclusiva, com vistas ao atendimento dos estudantes surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para comunicação.