CAMPUS MACAÉ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Macaé > Notícias > Pesquisa aponta condições dos discentes de Macaé na pandemia

Pesquisa aponta condições dos discentes de Macaé na pandemia

Quarentena

Informações coletadas pelas assistentes sociais do Campus Macaé tratam de saúde física e emocional, situação familiar e condições de estudo.
por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 08/09/2020 16h57, última modificação 08/09/2020 16h57

O setor de Assistência Estudantil, por meio das assistentes sociais Débora Spotorno e Jéssica Monteiro, realizou uma pesquisa amostral com os estudantes do Campus Macaé para avaliar as condições de vida e de saúde no momento de isolamento social. Segundo Débora, o resultado alcançado pode contribuir para a reflexão dos servidores responsáveis pela definição das atividades pedagógicas não presenciais.

De acordo com os dados levantados, a maior parte dos estudantes tem procurado manter alguma atividade de estudo no período, seja por meio de cursos online, acompanhando webinars, ou participando de algum projeto ligado à pesquisa e extensão. No entanto, também foi expressiva a quantidade de participantes que relataram não realizar qualquer atividade.

O documento levanta questões sobre saúde física e emocional, demonstrando que os quadros de ansiedade e sedentarismo estão em níveis elevados. As pesquisadoras avaliam que “a ausência de interação social e de processos produtivos pode ser um fator colaborador do estresse e ansiedade entre os jovens”. A ansiedade também aparece quando é enfocada a questão de não terem sido ainda definidas as atividades remotas. Os estudantes de primeiro ano, em especial, afirmam que a espera pela determinação de como serão realizadas essas atividades os deixa em constante expectativa. A pesquisa completa pode ser vista neste link.

Com a abertura do calendário letivo no último dia 31 de agosto, o IFFluminense lançou o edital de cadastramento para que os alunos recebam o chip de acesso à internet que será fornecido pelo Ministério da Educação. O prazo se encerra em 11 de setembro. Acesse o edital clicando aqui.